-
Os ecossistemas lóticos são definidos pela presença de água em movimento. Deste modo, o melhor exemplo de ambiente lótico são os rios, riachos e córregos, nos quais a correnteza permanentemente desloca a água de montante (nascente) a jusante (foz de desague). Tanto riachos pequenos com baixíssimo volume d’água quanto o Nilo ou o Amazonas, os maiores rios do mundo, são considerados ambientes lóticos. Estes ambientes são opostos aos ecossistemas lênticos, nos quais as águas apresentam pouco ou nenhum fluxo, como os lagos e reservatórios.
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.[1][2] As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.[3] Os estuários são áreas de extraordinária produtividade e diversidade biológica.
-
Os solos de florestas tropicais quando comparados ao de florestas temperadas possuem menor disponibilidade de nutrientes, visto que a maior parte da biomassa está concentrada em plantas e acima do solo na serrapilheira.
-
O solo de florestas tropicais é raso??? Corrijam-me se eu estiver errado, mas até onde eu sei, são profundos devido principalmente à alta pluviosidade e matéria orgânica no solo que faz a água da chuva infiltrar, intemperizando as camadas internas do solo.
-
Resposta: A
http://scienceblogs.com.br/geofagos/2006/10/solo-pobre-vegetacao-exuberante/
-
Solos de florestas tropicais são pobres em nutrientes e PROFUNDOS. Questão deveria ser anulada.
-
Realmente não faz sentido.... até porque o mecanismo de vegetação com raízes mais profundas, permitirão esse tipo de vegetação a explorar ambientes nutricionalmente mais ricos.