SóProvas


ID
1286467
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para administrar uma empresa que se pauta por executar serviços e/ou produtos de qualidade comprovada, são necessárias aplicações de ferramentas gerenciais, dentre as quais, a que prioriza classifica os problemas e soluciona, inicialmente, os que produzem maiores efeitos negativos.

Essa ferramenta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • e) Análise de Pareto


    O principio de Pareto (Vilfredo Pareto, economista italiano do século XIX) que foi desenvolvido com base no estudo sobre desigualdade na distribuição de riquezas, cuja conclusão era de que 20% da população (poucos e vitais) detinham 80% da riqueza, enquanto o restante da população (muitos e triviais) detinha apenas 20%. Essa relação é também conhecida como a regra dos 80/20. Segundo (FILHO, 2007, p. 121) “O diagrama de Pareto é uma classificação simples de dados, com defeitos e reclamações ou problemas (por categorias), que demonstra a prioridade por quantidade de incidência.

    Se os sistemas ou causas de produtos defeituosos ou de algum outro “efeito” são identificados e registrados, é possível determinar que a porcentagem pode ser atribuída a cada uma das causas. O resultado é que a maior parte (tipicamente, 80%) dos erros, perdas ou “efeitos” seja originada de poucas causas.

  • Alternativa E


    A análise de Pareto, ou Diagrama de Pareto, é uma técnica que busca priorizar determinados fatores. Foi criado pelo economista Vilfredo Pareto, com a observação de que 80% da renda se encontrava nas mãos de 20% da população.

    Enquanto ferramenta de qualidade, ela permite que se verifiquem quais os produtos/serviços mais demandados por um setor ou quais as causas prioritárias a serem resolvidas para evitar problemas de qualidade.

    De modo geral, esta técnica parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas, são as causas chamadas de vital few (estranhamento traduzido para português como "pouco vitais"). Assim, ela é conhecida também como princípio 80 / 20 (80% dos problemas são explicados por 20% das causas) sendo a base para análises de prioridades como a curva ABC de compras. Na prática, esses percentuais não são exatos (80% / 20%). Algumas bancas falam em 70/30 ou 90/10. A ideia geral é a de que grande parte das consequências são causadas por uma pequena parte das causas.

    Em oposição aos elementos "pouco vitais" (20% dos elementos que explicam 80% das consequências/problemas), haveria ainda a identificação dos elementos "muito triviais" (trivial many). Note que o foco é a identificação dos "pouco vitais", os "muito triviais" são apenas consequência!

  • Alternativa E.

    Análise de Pareto.

  • LETRA E CORRETA

    gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.