SóProvas


ID
1286482
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Valores democráticos 

      Deu  no  Datafolha:  para  62%  dos  brasileiros,  a  democracia “é sempre melhor que qualquer outra  forma de governo". Folgo em  saber  que  a  imagem  da  democracia  vai bem, mas a frase  é verdadeira? 
      Eu não  faria uma  afirmação  tão  forte. Como Churchill,  acho melhor  limitar  a  comparação  ao  universo  do  conhecido."Ninguém  pretende que a democracia  seja  perfeita  ou  sem defeito.Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo  todas  as demais que têm sido experimentadas de  tempos em tempos", proclamou o estadista britânico.  
     Com efeito, não há necessidade de transformar a democracia num  valor  religioso. Ela  deve  ser  defendida  por  suas  virtudes práticas. Para descobri-las, precisamos listar seus defeitos.  
     Já  desde Platão sabemos que ela é sensível à ação dos demagogos. E, quanto  mais  avançamos  no  conhecimento do cérebro e da psicologia humana, descobrimos novas e mais sutis maneiras  de  influenciar os eleitores, que  usam  muito mais a emoção do que a razão na hora de fazer suas escolhas. É verdade que, com a prática, os cidadãos aprendem a defender-se, mas, demodo geral, são os marqueteiros que têm a vantagem.  
     Outro ponto sensível e delicado é o levantado pelo economista Bryan Caplan. A democracia até tende a limitar o radicalismo nas situações em que os eleitores se dividem bastante sobre um tema, mas ela se revela impotente no assuntos em que vieses cognitivos estão em operação, como é o caso  da  fixação  de  políticos  e eleitores  por criar empregos, mesmo que eles reduzam a eficiência econômica.  
     Se a democracia se presta a manipulações e não evita que a maioria tome decisões erradas, por que ela é boa? Bem, além de promover a moderação em parte das  controvérsias, ela oferece um  caminho  para  grupos  antagônicos  disputarem  o  poder  de forma  institucionalizada  e  pouco  violenta. É  menos do que sonhavam os  iluministas, mas dado o histórico de nossa espécie, isso não é pouco. 

                     (Hélio Schwartsman, Folha de São Paulo, 01/04/2014)

“Deu no Datafolha: para 62% dos brasileiros, a democracia ‘é sempre melhor que qualquer outra forma de governo’".

Essa frase inicial do texto serve para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Aos que têm limite diário. Na minha opinião, trata-se de uma questão bem subjetiva. 

  • só analisando essa frase fora do contexto para chegar a conclusão que o gabarito é A. Na minha opinião colocando dentro do contexto seria letra C. O ideal seria a banca pedir a frase de forma 'isolada'. 


    Bora estudar!

  • Na minha humilde opinião, não tem como a "C" estar errada.

  • A FGV é imprevisível. Se forem lá no site da fgv e olharem o resultado para Técnico de Nível Superior - Economia, vai constatar que dos 123 candidatos, 14 passaram e 10 conseguiram acertar 10 questões ou mais (das 20 de português). Eles pegam pesado mesmo. Menos de 10 % dos candidatos acertou mais de 50% da prova de português. 

  • Não consigo entender qual o erro da letra C. Mais uma questão absurda de português da fgv...

  • Bom diaa, 

    Na minha humilde opinião: Deu  no  Datafolha:  para  62%  dos  brasileiros,  a  democracia “é sempre melhor que qualquer outra  forma de governo”.Esse é o começo do testo, certo? O texto trás esse informação para iniciar um assunto: Democracia, mas no seu corpo não fala sobre a pesquisa em si, como foi feita? quem foram os entrevistados? detalhes da pesquisa não são relacionados. Ela é um ponto de partida? Sim, Mas o texto fala sobre a pesquisa em si? Não...Fala somente sobre o tema: Democracia! Por isso, que a C não seria a correta. Por que a E está errada? Obrigada!

  • Galera Boa!

     De acordo com a explicação do professor Marcelo Rosenthal ficou fácil enxergar o erro!

    ERRO DA LETRA B e C:

    b) introduzir o tema de uma DISCUSSÃO que vai ser realizada, de forma imparcial, no artigo.

    c) apresentar o resultado de uma pesquisa que vai servir de ponto de partida para uma DISCUSSÃO a ser informada no texto. 

    NÃO HÁ DISCUSSÃO alguma no texto, não há divergências entre autores, entre teses, há apenas a tese apresentada pelo autor, ou seja, apenas uma análise do autor apresentando o lado positivo e o lado negativo da democracia.

    Avante!

  • Acho que a letra D também serviria como resposta, afinal o menos ruim é consequentemente o melhor, correto?

  • "...credibilidade a ele?" Acredito que há mais ironia do que credibilidade neste texto ao iniciar com esta frase. Colocaria a letra C.

  • Marquei a C porque a letra A diz que o Datafolha é um "grande órgão DE imprensa". Me pareceu uma pegadinha da FGV.  O Datafolha não é um órgão DE imprensa e sim um instituto de pesquisa pertencente ao jornal Folha de S. Paulo. Acho que caberia recurso, pois a letra C também está correta 

  • Credibilidade com o datamente??? Hahahahaha

  • Exclui de cara a letra "a", uma vez que o DATAFOLHA é reconhecidamente um instituto de pesquisa e não propriamente de imprensa. 

  • credibilidade ao datafolha? foi a 1 q excluí, pra vcs verem como é extremamente subjetiva essas questoes