B).
Reengenharia
A reengenharia surgiu na década de 1990, com Hammer e Champy, como uma forma de responder às intensas mudanças globais ocorridas nos cenários econômicos, tecnológicos e culturais. É baseada nos princípios da quebra de departamentalização e desburocratização, com ênfase nos processos que geram valor para o cliente. A reengenharia foca os processos, e repensa conceitos, métodos e sistemas: primeiro define o que precisa ser feito e somente depois se preocupa em como fazer.
Para Hammer e Champy a reengenharia é “a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade”
FONTE: Administração Pública - Augustinho Paludo
Resposta: Letra B
Reengenharia
"Reengenharia é um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39)
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
Kaizen:
Kaizen (melhoria ou mudança para melhor), refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde, psicoterapia, governos, bancos e outras indústrias.
Quando usado no sentido de negócio e aplicado ao local de trabalho, o kaizen refere-se a atividades que melhorem continuamente todas as funções e envolve todos os funcionários desde o CEO até os trabalhadores da linha de montagem. Também se aplica a processos, como compra e logística, que cruzam fronteiras organizacionais da cadeia de suprimentos. Ao melhorar as atividades e processos padronizados, kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício.
Business Process Management
O Gerenciamento de Processos de Negócio ou em inglês Business Process Management (BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócios.
Qualidade Total
A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
KanbanKanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
A questão cobra conhecimento sobre umas das técnicas que visa o aumento do desempenho através do aprimoramento ou mudança dos processos. No caso em questão, a técnica citada visa a substituição do processo.
A questão versa sobre reengenharia e podemos identificar isso através das palavras-chave relacionadas ao tema:
Reengenharia
- Parte do zero, começa de novo, reinvenção;
- Folha de papel em branco;
- Orientada para processos;
- Não busca melhoria contínua, nem marginais;
- Fundamental, radical e drástica.
De acordo com Maximiano (2013): "A reengenharia propõe a substituição radical dos processos ineficientes"
Com base nisso, analisaremos as alternativas em busca da correta:
A- Kaizen
INCORRETA. Melhoria contínua não é reengenharia.
B- Reengenharia
CORRETA. É a técnica descrita acima.
C- Business Process Management
INCORRETA. Tem relação com o gerenciamento de processos.
D- Qualidade Total
INCORRETA. Não tem relação direta com a técnica descrita no enunciado.
E- Kanban
INCORRETA. Não tem relação direta com a técnica descrita no enunciado. É uma ferramenta que auxilia no fluxo da produção através de cards.
Fontes:
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8 ed. Atlas. São Paulo. 2013.
MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO: LETRA B