SóProvas


ID
1287904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a classificação de gases e vapores, sabe-se que os

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos gases e vapores

    Pode classificar os gases e os vapores segundo sua ação no organismo em três tipos:

    Irritantes; Anestésicos; e Asfixiantes.

    Essa classificação é didática e o fato de uma substância ser classificada como anestésica não quer dizer que não possa também ser irritante, mas o seu efeito preponderante é o anestésico.

    Irritantes

    A irritabilidade das vias respiratórias está ligada à solubilidade dos gases e vapores, pois elas são extremamente úmidas. Os gases e os vapores muito solúveis atacam preferencialmente as vias aéreas superiores (nariz e garganta), porque se solubilizam ao primeiro contato com o trato respiratório; já os pouco solúveis atacam aéreas inferiores (bronquíolos e alvéolos). Provocam lesões de natureza inflamatória, localizada na pele ou na mucosa, através dos gases exalados por substâncias que provocam irritação das vias aéreas superiores e inferiores.

    Esses gases irritantes podem ser classificados em primários e secundários.

    Gases e Vapores anestésicos

    Anestésicos primários são gases e vapores que exercem apenas efeito anestésico: hidrocarbonetos alifáticos, éteres, aldeídos, cetonas. Tem ação depressiva sobre o sistema nervoso central, provocando danos aos diversos órgãos. O benzeno é elemento mais especialmente responsável por danos ao sistema formador do sangue. 

    Asfixiantes

    O teor de oxigênio no ar nos ambientes de trabalho deve estar entre os valores de 19,5% e 23,5%; concentração de oxigênio maiores que 23,5% apresentam problemas de inflamação e risco de explosão por formarem atmosferas ricas em oxigênio; e ambientes com menos de 19,5% se constituem em risco para a saúde e a segurança dos trabalhadores.

     Efeito é provocado por gases, como, por exemplo, hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros que causam dor de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma e até morte. 

     

    http://segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com.br/2009/07/classificacao-dos-gases-e-vapores.html

    http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=241