SóProvas


ID
1288687
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma jovem executiva trabalhava em uma empresa realizando suas tarefas de forma pontual e competente, o que era constantemente assinalado pela chefe imediata.

Após um ano de experiência na empresa, a jovem engravidou e a reação da chefe, ao ser comunicada, foi de desagrado, embora ela não fizesse comentário algum sobre os problemas que a gravidez poderia carrear para a vida profissional da jovem.

Entretanto, pouco tempo depois, a chefe começou a se posicionar de forma crítica quando se dirigia à funcionária que tinha certeza de que seu desempenho não mudara, continuando a ser pontual e a dar conta das tarefas solicitadas.

Embora as críticas não fossem levadas aos outros funcionários, a jovem começou a se sentir incomodada e, com o desenvolvimento da situação, enviou um e-mail ao diretor da empresa, detalhando o que estava ocorrendo. A chefe imediata da profissional foi chamada para uma conversa pelo diretor da empresa e modificou seu comportamento.

Com base no caso descrito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assédio moral envolve qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente contra a dignidade ou integridade psíquica e física de um pessoa, ameaçando seu emprego e degradando o clima de trabalho. Acontece de forma contínua e sistematizada, o que torna a sensação de humilhação e constrangimento ainda mais intensa, deixando a vítima progressivamente mais fragilizada psicologicamente, de forma que sua autodefesa e até a capacidade de pedir ajuda se esvaem. Gritos, agressões verbais, insultos, deboches, humilhações, tudo isso pode compor o repertório do assediador, porém, muitas vezes, tal agressão pode se dar uma forma difícil de ser detectada, através de uma postura de silêncio, exclusão e isolamento do assediado. Também incluem-se exigências para além das atribuições profissionais que sobrecarregam os profissionais; ameaças para o cumprimento de metas; e muitas outras formas que podem até mesmo serem julgadas como naturais do ambiente corporativo.


    Nesse sentido, fica evidente que a conduta da chefe imediata se caracteriza sim por assédio moral, encontrando-se incorreta a alternativa A e também a B, pois não necessariamente é necessário que ocorra perante testemunhas. 

    Podemos ainda considerar incorreta a alternativa C em vista de tal atitude da funcionária poder ter sido a solução mais viável encontrada por ela diante da situação e como comprovada pelo desfecho da história foi de fato efetiva. 



    Agora, é  fato que a funcionária poderia recorrer à justiça contra a conduta da chefe,  caso não fosse acatada sua reclamação; mas é fato também que não seria impossível,  no caso de uma diretoria não tão aberta a lidar com questões de assédio moral, que essa reclamação resultasse na sua demissão, ainda que também nesse caso ela pudesse requerer seus direitos na Justiça do Trabalho.



    GABARITO BANCA: D

    GABARITO PROFESSOR: D e E