SóProvas


ID
1290811
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

A invocação do passado constitui uma das estratégias mais comuns nas interpretações do presente. O que inspira tais apelos não é apenas a divergência quanto ao que ocorreu no passado e o que teria sido esse passado, mas também a incerteza se o passado é de fato passado, morto e enterrado, ou se persiste, mesmo que talvez sob outras formas. Esse problema alimenta discussões de toda espécie - acerca de influências, responsabilidades e julgamentos, sobre realidades presentes e prioridades futuras.

Pouquíssima atenção tem sido dedicada ao papel privilegiado, no meu entender, da cultura na experiência moderna, e quase não se leva em conta o fato de que a extraordinária extensão mundial do imperialismo europeu clássico, do século XIX e começo do XX, ainda lança sombras consideráveis sobre nossa própria época. Em nossos dias, não existe praticamente nenhum norte-americano, africano, europeu, latino-americano, indiano, caribenho ou australiano - a lista é bem grande - que não tenha sido afetado pelos impérios do passado. […] Esse tipo de domínio ou possessão lançou as bases para o que, agora, é de fato um mundo inteiramente global. As comunicações eletrônicas, o alcance mundial do comércio, da disponibilidade dos recursos, das viagens, das informações sobre padrões climáticos e as mudanças ecológicas unificaram até mesmo os locais mais remotos do mundo. Esse conjunto de padrões foi, a meu ver, possibilitado pelo imperialismo.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 33-36. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), conforme o texto 1.

( ) Trata-se de um texto predominantemente narrativo, o que se evidencia pelo uso de tempos verbais passados e pela espacialização do enredo.

( ) O texto traz elementos predominantemente argumentativos, com posicionamentos explícitos do autor em relação ao tema.

( ) Trata-se de um texto descritivo, neutro e relativista, em que predominam exemplos factuais e culturalmente contextualizados.

( ) O texto é anacrônico e generalista, não podendo ser tomado como referência explicativa para a conjuntura moderna.

( ) O uso de adjetivos como “pouquíssima”, “privilegiado”, “extraordinária” e “consideráveis” (segundo parágrafo) revela uma atitude avaliativa do autor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1- narrar é contar uma história - FALSO

    2- texto argumentativo, texto onde se defende uma ideia - ...Esse conjunto de padrões foi, a meu ver, possibilitado pelo imperialismo. VERDADEIRO

    3- texto descritivo, Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora - FALSO

    4- O anacronismo ou anticronismo consiste basicamente em utilizar os conceitos e idéias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico - FALSO

    5- VERDADEIRO - autoexplicativo :)

  • A assertiva correta é a contida na letra "E".

    I - FALSO. O primeiro item é falso (e identificado até com certa facilidade) porque, além de não ser um texto narrativo, a maioria dos verbos estão no presente ("constitui", "inspira", "é", "persiste", "alimenta", "tem sido", "se leva", "lança", "existe"). Além disso, não vislumbramos personagens, enredo, narrador, tempo/espaço, nem clímax.
    II - VERDADEIRO. Verificamos que o texto apresenta, em sua maioria, tempos verbais no presente; apresenta uma tese; possui tópico frasal; tem estratégia argumentativa;  conclusão; entre outras características de um texto dissertativo. O autor emite seu ponto de vista de maneira muito clara ("no meu entender" e "a meu ver").

    III - FALSO. O texto não faz um "retrato", não utiliza muitos verbos de ligação. Também não é neutro, vez que o autor nele se insere.

    IV -  FALSO. Verificamos que o autor faz relações entre passado e o presente. Esse motivo, por si só, já deixa falsa a assertiva, que informa ser o texto anacrônico.

    V - VERDADEIRA. Como afirmei acima, o autor se insere no texto, emitindo sua opinião. Os adjetivos apresentados na questão, de fato, demonstram avaliação realizada pelo autor.

  • Anacronismo (do grego ἀνά "contra" e χρόνος "tempo") é um erro em cronologia, expressada na falta de alinhamento, consonância ou correspondência com uma época. Ocorre quando pessoas, eventos, palavras, objetos, costumes, sentimentos, pensamentos ou outras coisas que pertencem a uma determinada época são erroneamente retratados em outra época.

    Anacronismos podem ocorrer em um relato narrativo ou histórico, numa pintura, filme ou qualquer meio real ou de ficção. Alguns exemplos poderiam ser um filme encenado no século XIX em que aparecesse um computador, ou utensílios modernos como no desenho animado Os Flintstones, da Hanna-Barbera. Nesse caso, dir-se-ia que os utensílios modernos na Pré-História são um anacronismo. Outro exemplo é o caso do filme Blazing Saddles, de 1974, ambientado no Velho Oeste americano (1845 a 1890), mas tendo o xerife usando jeans novos da Gucci e também um automóvel aos invés dos cavalos de então


  • Gabarito E.

    Por eliminação se resolve essa, sabendo que I e III estão Falsas só sobra a letra e.

  • nao sabia q pouquíssima era um adjetivo