SóProvas


ID
1290820
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

A invocação do passado constitui uma das estratégias mais comuns nas interpretações do presente. O que inspira tais apelos não é apenas a divergência quanto ao que ocorreu no passado e o que teria sido esse passado, mas também a incerteza se o passado é de fato passado, morto e enterrado, ou se persiste, mesmo que talvez sob outras formas. Esse problema alimenta discussões de toda espécie - acerca de influências, responsabilidades e julgamentos, sobre realidades presentes e prioridades futuras.

Pouquíssima atenção tem sido dedicada ao papel privilegiado, no meu entender, da cultura na experiência moderna, e quase não se leva em conta o fato de que a extraordinária extensão mundial do imperialismo europeu clássico, do século XIX e começo do XX, ainda lança sombras consideráveis sobre nossa própria época. Em nossos dias, não existe praticamente nenhum norte-americano, africano, europeu, latino-americano, indiano, caribenho ou australiano - a lista é bem grande - que não tenha sido afetado pelos impérios do passado. […] Esse tipo de domínio ou possessão lançou as bases para o que, agora, é de fato um mundo inteiramente global. As comunicações eletrônicas, o alcance mundial do comércio, da disponibilidade dos recursos, das viagens, das informações sobre padrões climáticos e as mudanças ecológicas unificaram até mesmo os locais mais remotos do mundo. Esse conjunto de padrões foi, a meu ver, possibilitado pelo imperialismo.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 33-36. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando as regras de concordância verbal da língua portuguesa.

( ) Em “Um terço dos candidatos não [fazer] a redação.”, a concordância verbal é opcional (fizeram/fez).

( ) Em “Não [poder] haver contratações durante o período eleitoral.”, o verbo deve ficar no plural (podem).

( ) Em “Aproximadamente 40% dos jogadores [morar] no interior do estado.”, o verbo pode ficar no plural ou no singular (moram/mora).

( ) Em “Nem um nem outro [comparecer] à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular (compareceu).

( ) Em “Cada um dos candidatos [precisar] preencher seu formulário de inscrição.”, o verbo pode ficar no plural ou no singular (precisam/ precisa)

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • fiquei em duvida?????

    4- Em “Nem um nem outro [comparecer] à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular (compareceu).
    mentário...

    resposta - VERDADEIRO

    f) Quando o sujeito for constituído pelas expressões: um e outro, nem um nem outro... - o verbo poderá ficar no singular ou no plural.

    Ex.: Um e outro já veio./ Um e outro já vieram.

    http://www.portugues.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

  • tb acho que tinha que ficar no singular ou plural a expressão "nem um nem outro"

  • QUANDO O SUJEITO É REPRESENTADO PELA EXPRESSÃO " NEM UM NEM OUTRO", o verbo fica no singular.

    "Nem um nem outra forma de votação foi defendida - disse o senador".

    Creio que vocês estão confundindo com a expressão "NEM", que quando o núcleo for ligado por esta, o verbo fica de preferência  no plural. - "NEM EU NEM A PRESIDENTA DILMA VAMOS PASSAR a mão na cabeça de ninguém - afirmou o ministro."


    LFV

  • LETRA C

    Certa. Em “UM terço doscandidatos não (fizeram/FEZ) a redação.”, a concordância verbal é opcional. Nesse caso, pode concordar com o número fracionário ou com o núcleo.

    Errada. O verbo haver no sentido de existir fica no singular assim como o verbo auxiliar. “Nãopode havercontratações durante o período eleitoral.”

    Errada. “Aproximadamente40%dosjogadoresmoramno interior do estado.”, O verbo só pode ficar no plural pois o numeral 40 exige a concordância no plural assim como os jogadores.

    Certa. “Nem um nem outro compareceu à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular apesar de alguns gramáticos aceitarem o plural.

    Errada. “Cada um dos candidatos precisa preencher seu formulário de inscrição.”, o verbo deve concordar com o pronome indefinido CADA e só pode ficar no singular.


  • Galera, há duas situações que causam divergências entre vários autores:

    1."um terço dos candidatos..."; o prof. Renato Aquino diz que o verbo deve concordar apenas com o numerador. Portanto, para ele, só poderia vir com o verbo no singular.

    2. "Nem um nem outro..."; muitos autores consideram válidas as duas formas (plural e singular), como o prof. Valladares.

    Ou seja, cabia um recurso bem fundamentado para anular a questão.

  • ISADORA CUIDADO:

    EM: Um terço dos candidatos não [fazer] a redação.”, a concordância verbal é opcional (fizeram/fez). CANDIDATOS NÃO É O NÚCLEO DO SUJEITO, EIS QUE O NÚCLEO NÃO PODE VIR ACOMPANHADO DE PREPOSIÇÃO, O NÚCLEO É SOMENTE UM TERÇO.

    “Aproximadamente 40% dos jogadores [morar] no interior do estado.”, o verbo pode ficar no plural ou no singular (moram/mora). NOVAMENTE, JOGADORES NÃO É NÚCLEO DO SUJEITO, EIS QUE VEM  ACOMPANHADO DE PREPOSIÇÃO.

    OBS: Núcleo do sujeito jamais estará acompanhado de preposição e geralmente é representado por um substantivo ou pronome.
    Por favor não me leve a mal, só estou ajudando para não errares na prova. Cuidado!!!!
  • Com sujeito formado pelas locuções um e outro, nem um nem outro, ou nem...nem...seguidas ou não de substantivo, o verbo ficará no singular ou no plural.
    Um e outro aluno receberá/receberão o prêmio.
    Nem um nem outro político veio/vieram trabalhar.
    Nem livro nem caderno ensina/ensinam sem professor.

    Obs:

    Havendo reciprocidade, o verbo irá para o plural:
    1- Nem o padre nem o bispo se cumprimentam mais. A reciprocidade é indicada pelo pronome reflexivo. se com valores de entre si ou mutuamente.

    2- Com a locução nem um nem outro e nem...nem..., havendo exclusão, o verbo ficará no singular.
    Nem um nem outro pretendente se casará com Raimunda.

    3- Com a locução nem...nem..., o verbo ficará, necessariamente, no plural, quando seguida de substantivo no plural:
    Nem sábios nem doutores podem curar o avaro.

    Com a locução um ou outro, seguida ou não de substantivo, ficará o verbo no singular haja vista o seu caráter excludente:
    Um ou outro agente viajará com o delegado.

    Fonte: Gramática do Concursando.

  • ( V ) Em “Um terço dos candidatos não [fazer] a redação.”, a concordância verbal é opcional (fizeram/fez). 
    Resp: "As construções [numerador da fração + termo preposicionado]: pedem que o verbo concorde com este (termo preposicionado) ou com aquela (numerador da fração). Caso esteja omitido o termo preposicionado, o verbo concordará com o numeral." => Um terço dos candidatos não fizeram a redação ou Um terço dos candidatos não fez a redação.

    ( F ) Em “Não [poder] haver contratações durante o período eleitoral.”, o verbo deve ficar no plural (podem). 
    Resp: Verbo Haver no sentido de existir, ocorrer, acontecer => oração com sujeito inexistente => verbo na 3ª pessoa do singular => Não pode haver contratações durante o período eleitoral.
    ( F ) Em “Aproximadamente 40% dos jogadores [morar] no interior do estado.”, o verbo pode ficar no plural ou no singular (moram/mora). 

    Resp: "As construções [porcentagem + termo preposicionado]: pedem que o verbo concorde com este (termo preposicionado) ou com aquela (%). Caso esteja omitido o termo preposicionado, o verbo concordará com o numeral." => 40% dos jogadores moram no interior do estado.

    ( V ) Em “Nem um nem outro [comparecer] à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular (compareceu).
    Resp: "Sujeito formado por “nem um nem outro”: o verbo fica no singular." => Nem um nem outro compareceu à entrevista.

    ( F ) Em “Cada um dos candidatos [precisar] preencher seu formulário de inscrição.”, o verbo pode ficar no plural ou no singular (precisam/ precisa).
    Resp: "Cada um dos candidatos" ou Cada um deles = sujeito simples = verbo no singular => “Cada um dos candidatos precisa preencher seu formulário de inscrição.”

    GABA: C
    Fonte: Portugues Jurídico - Vol. 52 by Saberes do Direito e Português Esquematizado - Agnaldo Martino
  • LETRA C.

    ( V ) Pode concordar com o numerador da fração (1/3) dos candidatos fez ou com candidatos fizeram (concordância atrativa). Se fosse 2/3 (numerador maior que um (1)), só seria admitido o verbo no plural. Exemplo: Dois terços dos candidatos discordam.


    ( F ) O verbo deve ficar no singular (PODE). Verbo Haver no sentido de existir, ocorrer, acontecer => oração com sujeito inexistente => verbo na 3ª pessoa do singular => Não pode haver contratações durante o período eleitoral. O verbo auxiliar PODE segue a regra do verbo principal “HAVER”.


    ( F )  porcentagem vem acompanhada de especificador, ou seja, quando se diz "x% de algo", o verbo passa a concordar com esse especificador, independentemente do número percentual.
    Exemplos:
    15% do ELEITORADO REPROVOU O PROGRAMA DAQUELE PARTIDO.
    1% dos ELEITORES optaram pelo voto em branco.
    40% dos lavradores estão preocupados com a falta de chuvas.

    Se vier somente com a quantidade percentual, deve concordar com essa quantidade:

    Exemplos:
    APENAS 15% REPROVARAM O PROGRAMA DAQUELE PARTIDO.
    1% optou pelo voto em branco.
    Aproximadamente 40% estão preocupados com a falta de chuvas.


    ( V ) Sujeito formado por “nem um nem outro”: o verbo fica no singular. => Nem um nem outro compareceu à entrevista.


    ( F ) Verbo sempre no singular => “Cada um dos candidatos precisa preencher seu formulário de inscrição.” Quando o sujeito é formado pelas expressões "cada um de nós", "cada um de vocês" e semelhantes, o verbo deve ficar no singular, imposto pela expressão "cada um", que está no singular. Exemplos:
    Cada um de nós sabe o que deve fazer; Cada um de vós tem de procurar fazer a sua parte; Cada um de vocês poderá realizar o melhor possível.

    Fonte: http://www.projetosat.com/eea/site_beta/materias/portugues/gramatica/conc-verbal-pt.html

  • Em “Nem um nem outro [comparecer] à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular (compareceu). 


    Há controvérsias ...


    Gramática da Língua Portuguesa para Concurso e Vestibulares - Editora Saraiva - , o professor Nilson Teixeira de Almeida, página 395/396 afirma que a concordância com as expressões "nem um nem outro" , assim como "Um e outro" pode ser com o verbo no singular ou no plural. Devendo, todavia, ser no plural sempre que o verbo exprimir reciprocidade de ação. 

       

  • concordo com o colega Nan, pois em expressões nem um nem outro devem preferencialmente permanecerem no plural, com isso a questão restringe muito. caso alguém não concorde aceito sugestões...

  • Concordo com você Nan.

    Segundo a professora Maria Augusta (CERS)  "Nem um nem outro" admite as duas formas, singular e plural.

    Ex: Nem um nem outro compareceram a reunião / Nem um nem outro compareceu a reunião


  • Também fiquei com dúvida em relação à letra  (e) Se tratando de concordância, acredito que poderia ser cabível plural/singular.  Gramática em: ~A teoria da relatividade contraditória~  Ep 10087935 Temporada 878987

  • Pois é , eu também tive aulas com a Maria Augusta, se houvesse alguma alternativa na mesma sequência que a letra C, trocando o último F por V eu teria errado. Talvez ela deva rever esse conceito, segunda questão do "Nem um nem outro" que erro, seguindo a premissa de que são aceitas as duas formas, singular e plural.

  • Sujeito simples constituído de expressão coletiva, partitiva ou percentual + determinante: verbo concorda com a expressão quantitativa ou com o determinante:

    A maioria das pessoas viajou/viajaram para o sul do país.

    A maior parte dos alunos faltou/faltaram.

    Uma série de mecanismos que protege/protegem o internauta...

    1% dos aposentados não compareceu ao INSS.

    1% dos aposentados não compareceram ao INSS.

    10% da população apresentaram a declaração de Imposto de Renda.

    10% da população apresentou a declaração de Imposto de Renda.

    Um terço dos bens desapareceu.

    Um terço dos bens desapareceram.


    Obs:

    Cada um dos candidatos deve preencher corretamente o cartão - a concordância deve ser feita de acordo com o numeral UM - DEVE.

    Cada um dos candidatos precisa preencher seu formulário de inscrição.


  • nem um nem outro - divergencia


    cegalla - plural

    Bechara -singular ---> as bancas seguem Bechara

    sacconi - facultativo

  • Conforme o vídeo postado aqui no site, em casos de concordância com números em fração, o verbo deverá concordar com o numerador, ou seja, na sentença  “Um terço dos candidatos não [fazer] a redação.” o verbo, obrigatoriamente, deve concordar com o numeral "1", ficando, dessa forma, no singular.

  • Allan Santos,

    assista o vídeo novamente, está equivocado seu comentário.


    COMENTÁRIOS DO PROFESSOR NO VÍDEO:

    CORRETO - "Em "Um terço dos candidatos não [fazer] a redação.”, a concordância verbal é opcional (fizeram/fez)."

    PERCENTUAL + expressão preposicionada - é facultativa a concordância como um ou outro.

    No caso: singular (fez) concordando com "um terço"; OU plural (fizeram) concordando com "dos candidatos".


    Bons Estudos!!!

  • O Allan não se equivocou ao levar em consideração a aula de concordância verbal - parte 2 da professora Isabel Vega. 

  • Concordo em linhas gerais com Alexsandra pericao. Marquei a D, pq segundo estudo , em se tratando de percentual ou frações determinadas o verbo concorda em número ...... 

  • 1: Casos assim de fração verbo concorda com numeral ou com "candidatos"

    2: só pode ficar no singular porque está acompanhando o verbo "haver"

    3: verbo combina com a porcentagem ou com "jogadores". Como os dois são plural então só pode plural.

    4: OPS! Aqui existe divergencia doutrinária. Questão pode ser anulada.

    5: verbo concorda com numeral. Assim como "Mais de um aluno se retirou/Mais de dois alunos se retiraram"

  • pessoal o verbo haver (impessoal) como verbo principal ele contamina o outro, certo! e ele no caso se nao sendo o principal algo do tipo haver(impessoal) pode... como ficaria? obg

  • O Gabarito é a letra C, mas:

    Em “Nem um nem outro [comparecer] à entrevista.”, o verbo deve ficar no singular (compareceu).
    Isso está equivocado, pois quando tiver nem um nem outro é FACULTATIVO, o verbo pode ficar no (singular ou plural). O problema foi que o enunciado disse que o verbo DEVE ficar no singular ao invés de PODE, o que torna a assertiva incorreta, mas como não tem outra alternativa, fiquemos com a letra "C".
  • Um ou outro: verbo no singular.
    Um e outro: verbo no plural ou no singular.
    Nem um nem outro: verbo no singular (mais adequada) ou no plural (menos comum).

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Manter o verbo no singular é a opção que soa melhor aos nossos ouvidos, e é, mesmo, a mais adequada. Afinal, quando se diz nem um nem outro, o que se quer dizer é que ninguém comentou o ocorrido. Entretanto, embora alguns gramáticos discordem quanto a este aspecto, ao se dizer nem um nem outro, pode-se pensar que um não e outro também não comentaram o ocorrido. Ou seja: pensar no valor de adição que a conjunção nem possui. Então a flexão do verbo no plural também estaria correta – ainda que não seja essa a forma mais adequada.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    fonte: Gramática Comentada - Adriana - 3ª edição - 2014

     

  • O que a isabel falou está errado, não se esqueçam que o núcleo do sujeito nunca poderá vir preposicionado! MUITA ATENÇÃO !!!

  • Um e outro, nem um nem outro (Adição)

     O verbo fica no singular ou no plural.

    Exemplo: Um e outro assunto será/serão vistos;

                   Nem um nem outro aluno saiu/saíram;

     

    Um ou outro (Exclusão)

    O verbo fica no singular.

    Exemplo: Um ou outro assessor viajará a serviço.

     

  • 1º) "um terço" -> sujeito partitivo + especificador (dos candidatos é o meu especificador) = CONCORDA COM QUALQUER UM

     

    2º) Verbos impessoais (haver - sentido de tempo/existir ou fazer no sentido de tempo) SEMPRE SINGULAR.

     

    3º) Sujeito formado de número percentual ou fracionário: O verbo concorda com o numerador (o número antes da barra da fração) ou com o número
    inteiro (o número antes da vírgula na porcentagem), mas pode concordar com o especificador dele. Se o numeral vier precedido de determinante, o verbo concordará apenas com o numeral.

     

    4º) Tem sentido exclusivo, portanto fica no singular.

     

    5º) CADA UM é singular (pelo menos de acordo com o Bechara)