SóProvas


ID
1290883
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto no art. 5º da Constituição Federal, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • gabarito: b

    a: LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

    b: XLVII - não haverá penasa) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    c:XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    d: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; 

    e: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • o provinha maledita!!!

  • A assertiva está errada, colegas. Isso porque o art. 5º, inciso XLVII faz alusão as seguintes penas: a) de caráter perpétuo; b) de trabalhos forçados; c) de banimento; e d) cruéis.

    Portanto, como a assertiva não traz expressamente as penas de trabalhos forçados, entendo que seja incorreta.

  • Essa questão está muito mal elaborada; concordo com o colega acima

  • Obrigado Professora! Muito bom
  • Não concordo Juliano, pois entendo que a mera omissão de "trabalho forçado", não desconsidera a assertiva. Há questão está perfeita.
  • Eu entendo que a assertiva que se diz correta está incorreta.

    Isso porque a resposta utiliza dois pontos ( : ), ou seja, ela delimita exatamente o que são penas cruéis. Por este motivo, deveria constar a alínea C) do inciso XLVII do art. 5º, qual seja: de trabalhos forçados. 

    No momento em que ocorre a utilização dos dois pontos, indica que está pedindo/trazendo a letra integral da lei, de modo que a ausência de um dos dispositivos (de trabalhos forçados) aponta para a alternativa como sendo errada.

    Mau elaborada.

  • com certeza e sem duvidas é a B.

  • A omissão de uma das penas previstas no inciso XLVII do art. 5º da CF, no meu entendimento, não torna a questão incorreta. Vejamos:

    XLVII - não haverá penas:  

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;  

    b) de caráter perpétuo;  

    c) de trabalhos forçados;  

    d) de banimento;  

    e) cruéis;

     

    Analisando possíveis afirmações:

    - não haverá pena: de caráter perpétuo, segundo o art. 5º da CF. Correto, segundo o art. 5º, XLVII, ''b'', mais especificamente.

    - não haverá penas: de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, segundo o art. 5º da CF. Correto, segundo o art. 5º, XLVII, ''b'' e ''c'', mais especificamente.

    Ou seja, o fato de não especificar todas as alíneas do inciso XLVII do art. 5º não torna incorreta a afirmativa que citar apenas uma, duas, ou quatro das cinco penas que são vedadas pelo art. 5º.

     

    Bons estudos.

  • Gabarito B.

    B: XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;

    P/ quem ficou com dúvida na C (ERRADA)

    C ) XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, CIVIS ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; 

  • Pra quem gosta de mnemônicos (como eu).Não haverá penas de : MORde PERnilongo e FORmiga BANdaid CRUra.

  • Concordo com o Henrique, questão deveria ser anulada!

    Isso porque a resposta utiliza dois pontos ( : ), ou seja, ela delimita exatamente o que são penas cruéis. Por este motivo, deveria constar a alínea C) do inciso XLVII do art. 5º, qual seja: de trabalhos forçados. 

    a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Não precisamos da autorização DA autoridade policia né ?

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Incorreta. A Constituição proíbe a extradição de estrangeiro apenas por crime político ou de opinião. Art. 5º, LII, CRFB/88: "não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião".

    B- Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, XLVII: "não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento; e) cruéis".

    C- Incorreta. Os grupos armados podem ser civis ou militares. Art. 5º, XLIV, CRFB/88: "constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático".

    D- Incorreta. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, capazes ou não. Art. 5º, X, CRFB/88: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".

    E- Incorreta. A violação de domicílio alheio só pode ocorrer com o consentimento do morador. Excepcionalmente, é possível a violação sem seu consentimento em caso de flagrante delito ou desastre, para prestar socorro ou por determinação judicial (nesse último caso, apenas durante o dia). Art. 5º, XI, CRFB/88: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.