Um texto pode nos ajudar a refletir sobre o tópico. "Como vimos antes, a qualidade hoje em dia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mas outro ponto importante é a produtividade! Não adianta termos qualidade sem produtividade, pois nossos produtos ficariam pouco competitivos no mercado. Dessa forma, qualidade e produtividade são conceitos entrelaçados.
Mas afinal, o que é produtividade?
A produtividade se relaciona com a melhor utilização possível dos recursos na produção de bens e serviços, ou seja, na razão entre as saídas e as entradas de um processo.
Dessa forma, imagine que duas empresas diferentes têm o mesmo número de empregados e dispõem da mesma quantidade de materiais disponíveis. Entretanto, uma produz mais produtos do que a outra no final de um período.
Dessa maneira, podemos dizer que essa empresa tem maior produtividade do que sua concorrente. Desse modo, a empresa mais produtiva teria maior competitividade, pois teria custos unitários (por produto) mais baixos. Essa empresa, com os mesmos recursos, produziu mais!
Antigamente a preocupação dos gestores era somente com a produtividade, mas hoje devemos ter tanto qualidade como produtividade. Um produto de baixa qualidade terá dificuldade de ser aceito pelo mercado, não é mesmo? Da mesma forma, um produto de excelente qualidade extremamente caro terá poucos clientes".
Rennó 2013 - p. 239 / Gabarito (E)