-
De acordo com os mentores do BSC, Robert Kaplan e David Norton (2000), as medidas financeiras tradicionais são mantidas, mas outros fatores que contribuem para o desempenho financeiro e a medição de resultados são incluídos, dentre eles “clientes, produtos e serviços inovadores, tecnologia da informação e banco de dados, além de capacidades, habilidades e motivação dos empregados”.
A atuação das organizações é medida pelos indicadores, e os indicadores do BSC analisam as variáveis críticas do desempenho organizacional. Para Idalberto Chiavenato (2004)
a ideia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultado. O BSC busca ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência, e detectando e indicando as áreas de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.
Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. Alinhamento e foco são as palavras de ordem. Alinhamento com a missão, visão e objetivos; e foco na implementação das estratégias, na satisfação do cliente, na melhoria dos processos e no aprendizado e crescimento organizacional.
Atenção 1 → O BSC não é utilizado para elaboração do planejamento estratégico, mas em sua gestão.
Atenção 2 → O BSC não está preocupado apenas com o longo prazo, mas também com o curto prazo: com a implementação das estratégias
Paludo e Chiavenato (2013: p. 338). Gabarito errado
-
O Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores – financeiros e não financeiros.
Livro: Administração Pública - Palludo
-
Errado.
Kaplan e Norton deram um exemplo, com um modelo que contava com quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento. Entretanto, eles mesmos indicam que estas perspectivas devem ser adaptadas para as diversas organizações que venham utilizá-las. Assim, as perspectivas podem ser diferentes para instituições de outros setores de atuação. (Rodrigo Rennó - Estrategia Concursos)
Assim, nas organizações governamentais, por exemplo, essa perspectiva financeira não existiria, já que a administração pública não visaria o lucro.
-
O BSC deve ser adaptado à realidade das organizações.
Gabarito: ERRADO
Bons estudos!
-
A frase: "NÃO NECESSARIAMENTE" cabe em muitas questões do CESPE
-
Rigorosamente não.
Tem haver uma adaptação as mudanças. É pra isso que o BSC serve.
-
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: TCU
Prova: Auditor Federal de Controle Externo
No que se refere a indicadores de desempenho, julgue o item subsecutivo.
Custo, tempo, quantidade e qualidade são variáveis empregadas na construção de indicadores de desempenho.
(CERTO)
GABARITO ERRADO
-
Complementando:
(...)
Torna-se necessário construir um modelo direcionado para a organização no futuro, colocando as diversas perspectivas em um sistema de contínua monitoração em substituição ao controle.
(grifo meu)
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.287
bons estudos
-
ERRADO
As perspectivas clássicas relacionavam somente medidas financeiras à vantagem competitiva da organização
Segundo Kaplan e Norton (1997), “as medidas financeiras empregadas são muito genéricas e não estão relacionadas com objetivos estratégicos específicos que irão prover uma vantagem competitiva sustentável”. Por isso, desenvolveram um modelo com perspectivas outras para além da financeira. A organização que "seguir rigorosamente as perspectivas clássicas" perderá vantagem competitiva por negligenciar aspectos mais diretamente relacionados aos processos que geram valor para os stakeholders e os investidores
-
Uma organização que utilize o balanced scorecard na forma originalmente proposta por seus criadores — Kaplan e Norton — deve seguir rigorosamente as perspectivas clássicas para obter sucesso em sua gestão estratégica.
Claramente, parecem ser coisas incompatíveis.
-
As persperctivas devem ser adaptadas à realidade de cada empresa ou ente governamental,
e não se limitam às quatro contidas no BSC original, visto que podem ser ampliadas ou reduzidas.
Livro: Administração Pública - Palludo - 4° Edição, pág. 467.
-
O BSC não é normativo.
-
Errado.
O BSC surgiu da necessidade das empresas de executar suas estratégias de forma clara e objetiva, entre suas características é possível dizer que:
- Consiste em três grupos de ações: Estratégico, Operacional e Tático;
- Possui quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento organizacional;
- É uma ferramenta para mensurar o desempenho;
- Inovação dos medidores de desempenho;
- Engloba controle operacional de curto prazo a uma visão de longo prazo do negócio;
- Integração entre sistemas corporativos;
- Visão sistêmica e sinérgica;
- É um modelo que pode ser moldado conforme a empresa.
O BSC tende a levar a uma criação de indicadores de desempenho, atingindo todos os níveis organizacionais, se tornando ferramenta de comunicação e promoção geral com a estratégia da corporação.
Entretanto, uma empresa não precisa seguir rigorosamente as perspectivas clássicas para obter sucesso em sua gestão estratégica, pois o BSC deve ser adaptado à realidade das organizações.
-
ERRADO
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento
-
scorecard
-
Que os critérios para medir desempenho são escolhidos de acordo com a realidade de cada organização, não há dúvidas. O que eu não entendo é por que a questão botou "originalmente". Por esse detalhe, que me pareceu pegadinha, foi que eu errei.