Na estrutura projetizada a maior vantagem é que a autoridade total sobre o projeto está nas mãos do gerente de projeto, este por sua vez define as tarefas que devem ser realizadas e os meios de controle, desta forma, cada indivíduo se reporta à apenas uma pessoa o que reduz os canais de comunicação possibilitando repostas mais rápidas pela equipe de projeto.
Na estrutura funcional os funcionários possuem um superior imediato e são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia e contabilidade. Cada setor na organização funcional desenvolve a sua parte do projeto de modo independente dos outros setores, ficando o projeto sob a responsabilidade dos gerentes de cada departamento.
Nas matrizes fracas as características da organização funcional são mantidas e o gerente de projetos desempenha o papel parecido com a de um coordenador ou facilitador. As matrizes fortes resgatam inúmeras características da organização projetizada podendo ter gerentes de projetos e pessoal administrativo trabalhando para o projeto em tempo integral, onde o gerente poderá ter uma autoridade considerável sobre o projeto. Enquanto a organização matricial balanceada reconhece a necessidade de um gerente de projetos, mas não delibera ao mesmo a autoridade total sobre o projeto e sobre seu financiamento.
Fonte: http://pmkb.com.br/artigos/vantagens-e-desvantagens-de-uma-empresa-projetizada/
Gabarito C
No Guia PMBOK 5° edição há a comparação completa das matrizes, mas, de forma geral, a importância que se dá ao Projeto segue a seguinte linha crescente:
Matriz Funcional--> Matriz fraca --> Matriz balanceada--> Matriz forte --> Matriz Projetizada
--------->-----------------/--------->>-------------/-------------->>>--------------/--------->>>>>--------/----------->>>>>------------
_______________________________________________________________________________________________________
Fonte: Estratégia
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê