-
O que importa é a quantidade de gás, aumentando a altura e mantendo a mesma quantidade gás só estamos diminuindo a densidade da atmosfera. É como se, para compensar o efeito da maior coluna de atmosfera, fosse diminuida a concentração de gás.
-
Como H <<< R
V = 4/3.PI.R^3
V = 4/3.PI.[(R+H)^3) - R^3]
V = 4/3.PI.[R3 + 3R^2H + 3RH^2 + H^3 - R^3] --> H~0 por ser muito menor que o Raio
V = 4/3.PI.[3R^2H + 3RH^2]
V = 4/3.PI.3.R.H.(R + H)--> H~0 por ser muito menor que o Raio
V= 4.PI.R^2.H (eq I)
P = rho,g.H e rho=m/V
P=m.rho.g.H/V (eq II)
subst (I) em (II),
P= m.rho.g.H/(4.PI.R^2.H)
P= m.rho.g/(4.PI.R^2) --> A pressao nao depende de H
logo P1=P2=P3
letra C
-
Como o raio do planeta é muito maior que a altura H, consideramos uma vasta área plana do planeta como sendo A, sendo assim, o volume de gás dessa área será o produto A*h. Como a densidade p = massa/volume, temos que p = m/(A*h).
P = pgh --> m/(A*h) * g * h, como a massa não varia e gravidade não variam, cortamos h do denominador e numerador e obtemos P = m*g, ou seja, independe da altura h. Portanto P1 = P2 = P3
-
A pressão atmosférica é a pressão que toda a atmosfera terrestre exerce sobre tudo que existe na Terra e varia de acordo com a altitude em que os corpos se encontram. Ao nível do mar, a pressão atmosférica equivale a aproximadamente 1 bar (ou 1 atm).
Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica sobre um corpo, já que a massa de ar existente acima deste corpo será menor.
ou seja, não depende da altura e sim varia pois a quantidade de massa de ar está diminuindo
http://garriga-rio.escola24h.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-a-pressao-atmosferica-muda-com-a-altitude.html?sniveleduca=em&mid=0
-
Pq acima de 2H fora da atmosfera ainda tem pressao?