A) a DECOESÃO LAMELAR, por ser uma trinca causada por tensões de tração no sentido da espessura, é bastante influênciada pelo projeto da junta.
B) a SENSITIZAÇÃO é amenizada quando se diminui o teor de carbono do aço soldado, pois quanto maior o teor de carbono maior a sensitização (processo em que forma-se carbonetos de cromo nos contornos de grãos).
C) a FISSURAÇÃO À QUENTE é mais susceptível nos aços inoxidáveis austeníticos dos que nos ferríticos. Esse tipo de fissuração está associado a inclusões e precipitados que podem se fundir durante o ciclo térmico de soldagem, tais como carbonetos, ou a perda de dutilidade a temperatura elevada, ocorrendo sempre ao longo dos contornos de grão. A granulação grosseira do aço austenítico torna o aço mais suscetível à fissuração à quente que a granulação mais fina do aço ferrítico.
D) o uso de APORTE TÉRMICO (energia de soldagem) alto acarreta crescimento de grão.
E) Os aços temperáveis são susceptíveis à fissuração por hidrogênio após a soldagem, pois a fissuração pelo hidrogênio é agravada pelo teor de carbono no aço. Quanto maior for o teor de carbono, maior será a possibilidade de fissuração pelo hidrogênio caso haja presença de hidrogênio (umidade).