A princípio, as funções básicas do revestimento são:
a. Proteger o arco contra o Oxigênio e Nitrogênio do ar, através dos gases gerados pela decomposição do revestimento em alta temperatura.
b. Reduzir a velocidade de solidificação, proteger contra a ação da atmosfera e permitir a desgazeificação do metal de solda através da escória.
c. Facilitar a abertura e estabilizar o arco.
d. Introduzir elementos de liga no material depositado e desoxidar o metal de solda.
e. Facilitar a soldagem nas diversas posições de trabalho.
f. Servir de guia às gotas em fusão em direção ao banho.
g. Constituir-se em isolante elétrico na soldagem em chanfros estreitos ou de difícil acesso.
Justificativas
A) Errada. Umidade pode resultar em trincas a frio devido a presença de hidrogênio.
B)Errada. O limite de corrente depende do eletrodo, visto que esse se aquece por efeito joule
C) Correta. Essa é apenas uma das funções do revestimento do eletrodo. As demais são:
1 - proteger a poça fundida de contaminação;
2 - guiar as gotas de metal fundido;
3 - adicionar elementos de liga ao banho, mudando as propriedades da peça na zona fundida;
4 - Gerar escória, a qual serve como um retardante do resfriamento, o que facilita a saída de gases
5 - facilitar a abertura do arco
D) Errada. Ajuda a dificultar a dissipação de calor
E) Errada.
o eletrodo revestido proporciona, ao mesmo tempo, o metal de adição e a atmosfera de proteção, de modo que não se torna necessário o uso de gases de proteção auxiliares ou fluxos granulares.
As funções do revestimento são:
Proteção do metal de solda – a função mais importante do revestimento é proteger o metal de solda do oxigênio e do nitrogênio. Isso ocorre quando este está sendo transferido através do arco, e enquanto está no estado líquido.
Estabilização do arco – um arco estabilizado é aquele que abre facilmente, queima suavemente mesmo a baixas correntes. Assim, pode ser mantido empregando-se indiferentemente um arco longo ou um curto.
Adições de elementos de liga ao metal de solda – uma variedade de elementos tais como cromo, níquel, molibdênio, vanádio e cobre podem ser adicionados ao metal de solda incluindo-os na composição do revestimento.
Direcionamento do arco elétrico – o direcionamento do fluxo do arco elétrico é obtido com a cratera que se forma na ponta dos eletrodos.
Função da escória como agente fluxante – a função da escória é fornecer proteção adicional contra os contaminantes atmosféricos, agir como purificadora e absorver impurezas que são levadas à superfície e ficam aprisionadas pela escória, e reduzir a velocidade de resfriamento do metal fundido para permitir o escape de gases.
Características da posição de soldagem com eletrodos revestidos – é a adição de certos ingredientes no revestimento, principalmente compostos de titânio, que tornam possível a soldagem fora de posição (posições vertical e sobre cabeça).
Controle da integridade do metal de solda – a porosidade ou os gases aprisionados no metal de solda podem ser controlados de uma maneira geral pela composição do revestimento.
Propriedades mecânicas específicas do metal de solda – propriedades mecânicas específicas podem ser incorporadas ao metal de solda por meio do revestimento.
Isolamento da alma de aço – o revestimento atua como um isolante de tal modo que a alma não causará curto-circuito durante a soldagem de chanfros profundos ou de aberturas estreitas; o revestimento também serve como proteção para o operador quando os eletrodos são trocados.