-
Sou iniciante nos estudos e tenho uma dúvida sobre essa questão:
Se 0 ≤ x ≤ 64 então x pode ser = 64. Se x for = 64 y vai ser = 0 ? como alguem solicita 0 patente?
-
RESOLUÇÃO:
Se T = 128, então as quantidades x e y são tais que x + y = 64, com 0 ≤ x ≤ 64.
Seja “a” a quantidade de pedidos de patentes da indústria alimentícia. Foi dito que este total é igual à soma dos demais pedidos, que são x e y, ou seja,
a = x + y
O total de pedidos é:
T = a + x + y = a + a = 2a
Como T = 128, temos
128 = 2a
a = 64
Logo, x + y = a = 64. De fato é preciso que x esteja entre 0 e 64, afinal y não pode ser um núm ero negativo (pois se trata de pedidos de patentes).
Item CORRETO.
Extraída de: https://www.passeidireto.com/arquivo/18667130/raciocinio-logico-2016-estrategia-aula-4
-
A= patentes de alimentos
(X + Y) = soma das outras patentes, que a questão diz que é igual a A.
Logo, A = (X +Y)
T = Total de todas as patentes da empresa A + ( X + Y)
Então, temos que:
T = A + ( X + Y) isso é a mesma coisa que T = A + A Logo,
T= 2A => 128 = 2A => A = 64
Como A = (X+Y)
X + Y = 64
Resposta: Certo
-
Fiquei nessa dúvida também . Se x um número entre 0 e 64, podendo ser tbm 0 ou 64, se x= 64 => y=0. Como pode fazer 0 pedido de patentes. ?
-
a=x+y
a+x+y=t
a+x+y=128
2a=128
a=64
x+y=64. Item C.
-
O gabarito da questão deveria ser modificado para ERRADO. No enunciado afirma-se que foram realizados pedidos tanto da patente X, quanto da patente Y. Vejamos: "Considere, ainda, que, em um mês, além dos produtos da indústria alimentícia, tenham sido requeridos pedidos de patentes de mais dois tipos de produtos, X e Y, com quantidades dadas por x e y, respectivamente."
Assim sendo, apesar de x+y realmente resultar em 64, tanto x quanto y é pelo menos igual a 1. Neste sentido, o valor de x é maior do que 0 (e não maior ou igual) e menor do que 64 (e não menor ou igual). 0 < x < 64.
-
Tbm não concordo com o gabarito
-
Prezados,
CUIDADO: NÃO HÁ ERRO no gabarito da questão!! A condição 0 ≤ x ≤ 64 não impede em nada sua resolução ou entendimento.
Seja "A" a quantidade de patentes relativas aos produtos da indústria alimentícia, a questão nos informa que:
"patentes solicitadas para produtos da indústria alimentícia tenha sido igual à soma dos pedidos de patentes mensais solicitadas para produtos de outra natureza."
Logo, A = X + Y
Logo após, nos trás essa informação:
"Supondo que T seja a quantidade total de pedidos de patentes requeridos nesse escritório"
Assim, T = A + X + Y (Lembre-se que X+Y=A)
T = A + A
T = 2A
Sendo T = 128, então A= 64
Voltando à primeira condição, vemos que: A = X + Y = 64
A única lógica que não pode caber aqui seria X ou Y assumirem valores NEGATIVOS. Portanto, o maior valor que Y ou X podem assumir será 64, quando o outro for 0.
O valor "0" indica simplesmente que NENHUMA PATENTE foi solicitada.
Gabarito: CERTO
-
JVMC,
Há erro sim, o gabarito deveria ser trocado pra errado, embora eu entenda a razão de terem considerado certo. A questão assevera que foram solicitados os produtos X e Y, de tal forma que x e y tem de ser necessariamente diferente de zero, afinal, se algum deles fosse igual a zero, não teriam sido solicitados. Contudo, o foco da questão não tá na parte final, mas sim na fórmula x + y = 64. A última informação dada é só um complemento. Normalmente, o erro da questão, em se tratando de Cespe C/E, está na essência da questão, na informação principal.
-
Errado, cespe é complicado,
1<=x<=63, não pode ter 0 de X, nem 0 de Y
-
Realmente a banca CESPE se complicou com o enunciado dessa questão.
Além de ter considerado o intervalo duvidoso para a variável x, a banca não assumiu que x e y são números inteiros positivos. Essa informação é de estrema importância quando se define dominio de uma função ou possíveis valores para um determinada variável.
Gab oficial (C)
Meu gabarito (E)
-
Seja “a” a quantidade de pedidos de patentes da indústria alimentícia. Foi dito que este total é igual à soma dos demais pedidos, que são x e y, ou seja,
a = x + y
O total de pedidos é:
T = a + x + y = a + a = 2a
Como T = 128, temos
128 = 2a
a = 64
Logo, x + y = a = 64. De fato é preciso que x esteja entre 0 e 64, afinal y não pode ser um número negativo (pois se trata de pedidos de patentes).
Item CORRETO.
-
NÃO HÁ NENHUM ERRO NA QUESTÃO FORAM PEDIDOS PATENTES. Ex: foram requeridos/solicitados/pedidos 2000 vagas para o concurso da PRF, mas o presidente só liberou 2000 vagas. Ou seja, foram pedidos patentes para os produtos X e Y, mas esses PEDIDOS poderão ser negados, ou seja, o valor de X ou Y, poderá ser igual a 0.
-
Se você errou, parabéns! Está no caminho certo! O complicado foi o professor tentar justificar a questão. Se existe a possibilidade de X ou Y ser igual a 0, então o enunciado está errado.
-
Aqui a dúvida pairou no enunciado, em que os intervalos de existência das variáveis x e y não foram, supostamente, corretamente delimitados. Acho eu, na minha singela visão, que ao denominar as quantidades x e y de números de patentes, já se torna implícito que são números inteiros e positivos. Outra indagação, é sobre o intervalo. Não há nada em que arguir sobre tal intervalo, já que numa mesma leva de patentes pode haver “zero” patentes “x” ou “64” patentes “y” ou vice-versa, não há impedimento para tal conflagração de hipóteses.
Portanto,
T = PA+ PX + PY
Se, PA = PX + PY
Então,
T = PX +PY + PX +PY
T = 2PX + 2PY
128 = 2PX + 2PY
Logo,
64 = PX +PY (Correto).
-
Produtos sem ser de alimento :x, y
Produtos de alimento = x+y ( é a soma)
total = 2x+2y= 128
Logo x está no intervalo (0 ,64) qualquer outro valor torna o sistema falso
Por exemplo,65x2 = 130 >128 e não tem como o numero ser negativo