SóProvas


ID
1297345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Divergindo da Escola de Frankfurt, a corrente dos Cultural Studies insere a produção cultural na sociedade, tornando fundamental o estudo das suas interrelações. Se a Escola de Frankfurt considerava estar a produção cultural a serviço de intenções políticas, os Cultural Studies

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Alguém tem material que explica isso?!

  • Gabarito: D

    O modelo teórico dos Cultural Studies

    Qual é o ponto de partida teórico do modelo dos Cultural Studies e qual o pensamento desses teóricos sobre as teses frankfurtianas?

    Os Cultural Studies revisa o modelo crítico-radical de Karl Marx. Porém, eles levam em consideração as práticas de negociação, os compromissos assumidos e as mediações realizadas e defendem a cultura popular. As teses frankfutianas dizem que a produção seriada de fatos culturais têm fins políticos e os Estudos Culturais mostram que a política já é parte da cultura. Assim, os meios de comunicação têm relação direta com as instituições e os indivíduos.

    Para os teóricos dos Estudos Culturais, quem é o receptor e como ele difere da visão de receptor da teoria crítica?

    Para os teóricos dos Estudos Culturais o receptor é alguém que possui um repertório cultural, que é fundamental para o entendimento e interpretação das informações que ele recebe por meio da mídia. O receptor é também produtor de cultura.Essa visão difere da ideia da teoria crítica, que considera o receptor uma pessoa com características individuais e necessidades peculiares. De acordo com essa teoria, a capacidade de seleção do receptor vem de sua história pessoal e não do repertório cultural, citados pelos Cultural Studies. Ou seja, para a teoria crítica o receptor é passível de ser manipulado.

    FONTE: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultural-Studies/175818.html