SóProvas



Questões de Principais Escolas Teóricas


ID
564589
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A teoria que se preocupa com a maneira como os veículos de comunicação de massa fazem (ou não) pensar, e a que se concentra em determinar o que esses veículos fazem pensar são denominadas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    TEORIA CRÍTCA  - Indústria cultural  - ADORNO...

    TEORIA AGENDA SETTING - Pauta dos assuntos - influência na massa

    BONS ESTUDOS


ID
631690
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um artigo de Louis Althusser, publicado na revista La Pensée, repercutiu profundamente sobre a Teoria Crítica da Comunicação (Escola de Frankfurt) na França e em outros países. O autor contrapõe os instrumentos repressivos do Estado, representados pela polícia e pelo exército, instituições que, segundo ele, exercem coerção direta às organizações (escola, igreja, mídia, família etc.) que cumprem funções

Alternativas
Comentários
  • Althusser e a Educação - O Aparelho Ideológico de Estado escolar


    No passado, o número dos Aparelhos Ideológicos de Estado era maior, sendo a Igreja o dominante, reunindo funções religiosas, escolares, de informação e de cultura. A Revolução Francesa resultou não apenas na transferência do poder do Estado para a burguesia capitalista comercial, resultando também no ataque ao Aparelho Ideológico de Estado número um - a Igreja -, substituída em seu papel dominante pelo Aparelho Ideológico de Estado escolar. Na verdade, enquanto o Aparelho Ideológico de Estado político ocupava o primeiro plano no palco, na coxia o Aparelho Ideológico de Estado escolar foi estabelecido como dominante pela burguesia.

    A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde a mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante (a língua materna, a literatura, a matemática, a ciência, a história) ou simplesmente a ideologia dominante em estágio puro (moral, educação cívica, filosofia). E nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo (6h/5dias por semana) e durante tantos anos - precisamente no período em que o indivíduo é mais vulnerável, estando espremido entre o Aparelho Ideológico de Estado familiar e o Aparelho Ideológico de Estado escolar.

    Segundo Althusser, raros são os professores que se posicionam contra a ideologia, contra o sistema e contra as práticas que os aprisionam. A maioria nem sequer suspeita do trabalho que o sistema os obriga a fazer ou, o que é ainda pior, põem todo o seu empenho e engenhosidade em fazê-lo de acordo com a última orientação (os métodos novos). Eles questionam tão pouco que pelo próprio devotamento contribuem para manter e alimentar essa representação ideológica da escola, que hoje faz da Escola algo tão natural e indispensável quanto era a Igreja no passado.

    Althusser tradicionalmente se afirmava como marxista, mas seu modo de pensar a educação também pode ser enquadrado na perspectiva funcionalista-durkheimiana, já que em Althusser a educação tem uma papel tão fundamental quanto em Durkheim. Mas enquanto este último analisa a conservação do "equilíbrio social", Althusser busca a ruptura, a revolução. Para Althusser, o papel da educação e suas operações são determinados fora dela, na base econômica da sociedade – perspectiva um tanto próxima a da de Bourdieu embora este último tenha incluído a especificidade da reprodução do capital simbólico.



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser


ID
631726
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Comunicação é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping - as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.

    Agenda Setting - as pessoas tendem a comentar/ repercutir em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.

    Dissonância cognitiva - o indivíduo entra em conflito - ou desconforto psicológico - em função de suas próprias crenças quando se vê numa situação em que seus valores mais intrínsecos possam se modificar. A partir disso, ele cria meios de enfatizar a necessidade de manter-se "fiel" à sua primeira ideia, pensamento, crença ou comportamento. Como exemplo disto, temos a famosa fábula "A raposa e as uvas".  


  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
781132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da comunicação, julgue os itens a seguir.

Na tentativa de definir comunicação, deve-se optar entre uma análise dos meios, vale dizer, dos veículos ou da cultura de massa, mas não ambas.

Alternativas
Comentários
  • A análise será realizada em ambos.


ID
781135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da comunicação, julgue os itens a seguir.

Uma maneira comum de se evitar a dificuldade de recortar o objeto da comunicação é entendê-lo como um conjunto de objetos empíricos, ainda que, para tal estratégia, seja necessário partir de um pressuposto discutível: o de que esses objetos são considerados prontos diante do olhar do pesquisador.

Alternativas

ID
781141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos da comunicação, julgue os itens a seguir.

A questão dos efeitos da comunicação sobre o ser humano sempre preocupou políticos e educadores, uma vez que o estudo da comunicação e a tentativa de definir com precisão seu objeto existem desde o começo da história da civilização.

Alternativas

ID
929818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com o que se tem formulado no âmbito das principais
correntes teóricas do pensamento comunicacional do século XX,
julgue os itens a seguir.

No contexto das investigações que constituíram o pensamento comunicacional do século XX, produziu-se grande dicotomia entre dois conjuntos de tendências, a pesquisa administrativa e a pesquisa crítica.

Alternativas
Comentários
  • Mass Comunication Research = Pesquisa administrativa

  • Mass Comunication Resear virou uma pesquisa administrativa? 

  • GABARITO: CERTO

     

    "No entanto, na discussão de há alguns anos, e num plano mais específico, a tradicional oposição entre a pesquisa 'administrativa' e a pesquisa 'crítica' - isto é, entre a pesquisa americana, por um lado, acentuadamente empírica e caracterizada por objetivos cognoscitivos inerentes ao sistema dos mass media e a pesquisa europeia, por outro lado, teoricamente orientada e atenta às relações gerais existentes entre o sistema social e os meios de comunicação de massa - motivou uma especificação e uma interpretação diversas dessa crise".  

     

    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 4.ed. Lisboa: Editorial Presença, 1995. p.14.

     

    "dicotomia = divisão de um conceito cujas partes, geralmente, são opostas."


ID
1171831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria.

Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da

Alternativas
Comentários
  • Teoria da comunicação – Espiral do silencio

    “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”

    Nessa teoria o importante são as opiniões dominantes, e estas tendem a se refletir nos meios, a opinião individual passa por um processo de crivo do coletivo para ganhar a força. Sobre essa teoria é importante lembrar que existe um enclausuramento dos indivíduos no silêncio quando estes tem opiniões diferentes dos vinculados pela mídia.No momento em que uma opinião individual difere da maioria ou do pensamento coletivo, pode ocorrer uma reação de isolamento social do indivíduo, em que as pessoas alteram a sua forma de pensar ou sãosilenciadas.Por exemplo o preconceito racial, ele  existe mas está “camuflado” na sociedade.

    Noelle-Neuman dizia que para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:

    1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia

    2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas

    3) Ubiqüidade: presença da mídia em todos os lugares.

    http://teoriasdacomunicacao2.wordpress.com/teoria-espiral-do-silencio/

  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
1297345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Divergindo da Escola de Frankfurt, a corrente dos Cultural Studies insere a produção cultural na sociedade, tornando fundamental o estudo das suas interrelações. Se a Escola de Frankfurt considerava estar a produção cultural a serviço de intenções políticas, os Cultural Studies

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Alguém tem material que explica isso?!

  • Gabarito: D

    O modelo teórico dos Cultural Studies

    Qual é o ponto de partida teórico do modelo dos Cultural Studies e qual o pensamento desses teóricos sobre as teses frankfurtianas?

    Os Cultural Studies revisa o modelo crítico-radical de Karl Marx. Porém, eles levam em consideração as práticas de negociação, os compromissos assumidos e as mediações realizadas e defendem a cultura popular. As teses frankfutianas dizem que a produção seriada de fatos culturais têm fins políticos e os Estudos Culturais mostram que a política já é parte da cultura. Assim, os meios de comunicação têm relação direta com as instituições e os indivíduos.

    Para os teóricos dos Estudos Culturais, quem é o receptor e como ele difere da visão de receptor da teoria crítica?

    Para os teóricos dos Estudos Culturais o receptor é alguém que possui um repertório cultural, que é fundamental para o entendimento e interpretação das informações que ele recebe por meio da mídia. O receptor é também produtor de cultura.Essa visão difere da ideia da teoria crítica, que considera o receptor uma pessoa com características individuais e necessidades peculiares. De acordo com essa teoria, a capacidade de seleção do receptor vem de sua história pessoal e não do repertório cultural, citados pelos Cultural Studies. Ou seja, para a teoria crítica o receptor é passível de ser manipulado.

    FONTE: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultural-Studies/175818.html


ID
1364335
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As novas tecnologias trouxeram à Comunicação uma nova perspectiva, principalmente devido às redes sociais. Conceitos, como aldeia global e os meios de Comunicação como extensões do homem, tornam-se realidade na sociedade atual. Para o profissional de Comunicação, estes conceitos pertencem a uma escola de Comunicação desenvolvida no Canadá, cujo principal nome completou 100 anos, em 2011. Assim, é correto afirmar que estes conceitos foram desenvolvidos por

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    McLuhan defende que a partir do advento e do desenvolvimento tecnológico dos novos meios de comunicação (como a TV e o telefone, por exemplo), o mundo se interligaria completamente, havendo, assim, uma intensa troca cultural entre os diversos povos, aproximando-os como se estivessem numa grande aldeia inteiramente conectada.

    Bons estudos!!


ID
1487038
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros chamados de

Alternativas
Comentários
  •  A Teoria da Persuasão é baseada em aspectos psicologicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo individuo, depende de varias perspectivas individuais.  

  • A teoria da persuasão é conhecida também como a Teoria Empírico-Experimental.

    A teoria defende o elemento da persuasão, porém, deve-se adequar aos efeitos do destinátario, não as tornando irrelevantes no processo.

    São utilizados alguns itens para aplicação da teoria, o destinátario e fatores ligados à mensagem:

     

    Um dos vários fatores em relação ao destinatário:

    > Percepção Seletiva: A bagagem psicológica trazida pelos indivíduos é exposta aos meios de comunicação, como ideologias, valores, crenças e preconceitos.

     

    Fonte: Apostila do Bacen, Área 6, Vestcon.

  • GAB A

    Teoria da Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Portanto essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sócio-cultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.

    BONS ESTUDOS!!


ID
1487050
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investigam a produção midiática como típico produto da era capitalista. Esta Teoria foi inaugurada pela

Alternativas

ID
2028532
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As Relações Públicas tem historicamente, buscado “acolhimento” no paradigma funcionalista. “O paradigma desempenha um papel ao mesmo tempo subterrâneo e soberano em qualquer teoria, doutrina e ideologia. O paradigma é inconsciente, mas irriga o pensamento consciente, controla-o e, neste sentido, é também supra consciente.” Assinale qual autor apresenta essa perspectiva?

Alternativas

ID
2028592
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“As ciências dependem dos instrumentos de comunicação para existirem, o que nos faz concluir que comunicação, então, é realmente fenômeno meta-científico. É a ciência catalisadora de ciências. E se a comunicação é esse fenômeno, ela pode ser considerada uma realidade que ultrapassa o seu próprio mundo, estando presente nas três realidades simultaneamente.” (PAVELOSKI, 2004) Assinale a alternativa que NÃO esta entre estas três realidades.

Alternativas

ID
2028595
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre os “Três Mundos” de Karl Popper, em sua obra Conhecimento Objetivo, ele nos mostra que a realidade possui três aspectos distintos, porém, coexistentes e muitas vezes complementares. Encontramos a teoria que está diante de referenciais sócio-comunicacionais. Podemos titular essa teoria como

Alternativas

ID
2151775
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Teóricos e estudiosos da área da Comunicação se apropriam de diversas correntes e conceitos para compreender os processos comunicacionais. Sobre os modelos teóricos para o estudo da Comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, Sociologia e não psicologia experimental

    B) Errado. Os funcionalistas estão voltados para a pesquisa administrativa

    C) Errado. Os autores citados são das áreas da semiótica, semiologia e linguagem.

    D) CORRETO. A base dos Estudos Culturais e da Teoria Cultorológica são a linguagem e o conceito de significação.

    E) ERRADO. Dialógica, como a própria palavra diz, envolve diálogo. O receptor também é ativo no processo.


ID
2264425
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Todos os meios são prolongamentos de alguma faculdade humana, psíquica ou física”. Essa afirmação está no livro The medium is the massage – an inventory of effects, escrito por Quentin Fiore e

Alternativas

ID
2284591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue o item que se segue.

Para Edgard Morin, a cultura de massa é construída a partir de variações sobre o mesmo tema, os chamados “clichês da indústria cultural”.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Características da cultura de massa que compunham os clichês da indústria cultural, de acordo com Edgar Morin:

    - Exagero
    - Trama simples
    - Exaltação de valores conservadores
    - Final feliz com a vitória do herói
    - Sentimentalismo Kitsch
    - Discurso e estrutura previsíveis
    - Amor romântico
    - Erotismo
    - Violência
    - Culto das celebridades;
    - Necessidade de um final feliz


ID
2284672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que tange aos conceitos e aplicações das relações públicas nas organizações, julgue o item subsequente.

O modelo de relações públicas denominado simétrico de duas mãos privilegia a busca permanente do equilíbrio entre a sociedade e a organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Modelo é o simétrico de duas mãos: visão mais moderna e ideal de relações públicas. Há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e na simetria e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia. As organizações têm de ouvir e levar em conta os interesses dos públicos.  


ID
2372296
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto às várias definições de teóricos relativas à opinião pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Procurando sistematizar uma controvérsia de 200 anos, Harwood L. Childs fez, em 1965, uma análise das diversas definições sobre opinião pública e concluiu que todas pecavam por “confinar” o sentido da expressão com base em alguma premissa limitadora.

    Tipo de definição 

    Sentimentos sobre qualquer assunto entre grupo dos mais informados, inteligentes e moralmente superiores da sociedade.

    Limite

    Elitiza o sujeito da opinião pública. Não existem critérios objetivos para definir quem sejam os “moralmente superiores”.

    Fonte:

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3363344/mod_resource/content/2/8641001-11893-1-SM.pdf


ID
2372302
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O jornalista Nilson Lage, no livro Controle da Opinião Pública: um ensaio sobre a verdade conveniente (1988), analisa os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Na obra, ele menciona o papel fundamental da Escola de Frankfurt – e dos respectivos estudos acerca da indústria cultural – para a compreensão dos paralelismos entre comunicação e sociedade, cultura e as respectivas representações sociais. Surgida nas duas primeiras décadas do século passado, na Alemanha, a Escola de Frankfurt notabilizou-se por analisar os efeitos que os meios de comunicação de massa tiveram sobre as sociedades europeias da época e mesmo o mundo na primeira metade do século 20, embora os ecos desses efeitos perdurem e sejam perpetuados ainda hoje.

Considerando essas informações, no que se refere à indústria cultural, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2372305
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do conceito de indústria cultural, é correto afirmar que ele foi formulado a partir dos estudos dos seguintes sociólogos, integrantes da Escola de Frankfurt:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Adorno e Horkheimer introduzem o termo "indústria cultural", que foi um resultado da tecnologia interagindo com os processos de produção cultural, que acabou padronizando a "cultura". A produção de cultura, que era pra ser algo único, ganhou características de produção em massa.


ID
2372308
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma outra teoria formulada para estudar de que forma os meios de comunicação atuam sobre a sociedade foi a chamada teoria crítica. Acerca da referida teoria, é correto afirmar que ela surgiu no(a)

Alternativas
Comentários
  • E - Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas, que encaram a mídia como instrumento de atuação social capitalista, decorrente da indústria cultural, sob cuja influência a obra de arte perde a própria natureza artística e passa a ter um caráter de consumo, manipulação e dominação.


ID
2372311
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para explicar a influência que os meios de comunicação exercem sobre a construção social da realidade, muitas teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma mensagem midiática destinada a um público de massa afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto afirmar que se trata da teoria

Alternativas
Comentários
  • D- hipodérmica, cujos objetivos giravam em torno da procura por uma forma de entender as influências da comunicação no comportamento social para – a partir disso – ser possível pensar em estratégias para exercer influência comportamental sobre a população.


ID
2407822
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O processo do planejamento de relações públicas se estrutura, segundo Kunsch (2003), em quatro pilares: pesquisa, planejamento, implementação e avaliação. Assinale a opção que contenha apenas itens referentes à etapa de planejamento.

Alternativas

ID
2413453
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma auditora de comunicação resume-se à coleta de informações para avaliar a comunicação com os seus diversos públicos de interesse.
Aconselha-se que na fase de pré-auditoria se expliquem os seguintes assuntos na organização, EXCETO:

Alternativas

ID
2413465
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Kunsch (1986), o planejamento de Relações Públicas desenrola-se em quinze fases. Considerando-se seis fases do planejamento, marque a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2687455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.


Massa designa um número significativo de pessoas que são consideradas como um bloco homogêneo que é impactado pelos sistemas de comunicação que operam em larga escala, com um volume grande de mensagens e baixa velocidade, para atingir o sucesso na transmissão da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

  • Rabaça & Barbosa, p 173:

    Massa - Número considerável de indivíduos que, apesar de heterogêneos, são considerados como um bloco homogêneo enquanto público consumidor da indústria cultural.

  • Acho que o erro aí é em “baixa velocidade”
  • errada

    Massa - apesar de ser associado à ideia de multidão, o aglomerado de pessoas que formam a massa não tem nenhuma motivação para estar próximo, mas participa anonimamente de um mesmo comportamento coletivo ou atividade. A massa é formada de maneira totalmente espontânea, podendo ser um bloco homogêneo ou heterogêneo de pessoas.

     

    Multidão - agrupamento no qual as pessoas têm motivo para estarem muito próximas. Observa-se um amálgama que não responde racionalmente, agindo por impulso ou emoção. Na sua formação não há distinção ou preconceito de pessoas, sexo, raça, cor, credo, idade ou classe social.

     

    Público - é um tipo de agregado social cuja característica é a interação, mesmo sem contato físico - como ocorre com a massa. Porém sua estrutura é mais organizada e, quando reunido, é de forma intencional. Para o público é possível a manifestação elaborada de opinião, elogio, crítica e outras expressões. Um mesmo indivíduo pode pertencer a diferentes públicos.


ID
2795548
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Teoria Matemática da Comunicação propõe-se a entender

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A Teoria Matemática, também conhecida como a Teoria da Transmissão, objetivava melhorar a velocidade de transmissão, diminuir distorções e fazer passar, por meio de um canal, o máximo de informações em menos tempo possível. A teoria pretendia também constituir um meio mais econômico, rápido e seguro de codificar uma mensagem sem que a presença de ruído tornasse a transmissão problemática.


ID
2795551
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

A Teoria da Agulha Hipodérmica pressupõe que as reações e comportamentos são definidos pela estrutura ________ dos sujeitos, que agem de modo _______________e de maneira mais ou menos uniforme. Essa visão fundamenta os dois pressupostos da teoria: o da ____________ dos meios de comunicação e o da _______________ das pessoas. O comportamento dos indivíduos se estabelece num sistema mecânico de estímulo-resposta.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
2795554
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os nomes dos autores do conceito de Indústria Cultural.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. E embora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural.

    Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.

    fonte: Portal Brasil Escola

  • Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. E embora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural.

    Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.

    fonte: Portal Brasil Escola

  • GABARITO: B

    Os principais expoentes da Industria Cultural são: Theodoro Adorno e Max Horkheimer.

    A Industria Cultural é um processo econômico/político cujos interesses dos mais poderoso predominam socialmente, usufruindo do poder da mídia e cultura, ponde essa como um produto.


ID
2795557
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os estudos culturais latino-americanos desenvolvidos a partir dos anos 80 propõem que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Get in!

  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9


ID
2821777
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em “Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista”, aproxima as Teorias das Relações Públicas das Teorias Marxistas da Comunicação, no sentido de compreender as RPs como uma atividade que atua nas mentes das pessoas para harmonizar interesses entre instituições e seus públicos, de modo a camuflar conflitos de classes. Nesse sentido, seria necessário buscar uma forma de que as Relações Públicas fossem capazes de beneficiar a sociedade como um todo. Essa proposta foi apresentada no Brasil por

Alternativas
Comentários
  • O livro “Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista” (São Paulo: Summus, 1986) é da autora Cicilia Peruzzo.

     

    GAB B

  • Formato da questão muito parecido com Q945719

  • letra B, Cecília Peruzzo


ID
2988976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


De acordo com os pressupostos da teoria hipodérmica, os indivíduos são seres totalmente passivos e suscetíveis aos estímulos produzidos pelos meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Na teoria hipodérmica, também conhecida como teoria da agulha hipodérmica, compreende-se que os indivíduos são facilmente manipulados pelos estímulos produzidos pelos meios de comunicação.


ID
2988982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


Por meio da teoria do two-step flow foi estabelecido o paradigma da comunicação para a tomada de decisão em dois níveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADA

    Não servem para tomar decisões e sim demonstrar como a informação se move, em duas fases.

    "Esta teoria afirma que a informação da mídia se move em duas fases distintas. Primeiro, os indivíduos (líderes de opinião) que prestam muita atenção aos meios de comunicação e suas mensagens recebem a informação. Os líderes de opinião transmitem suas próprias interpretações além do conteúdo real da mídia. O termo “influência pessoal” foi cunhado para se referir ao processo que intervinha entre a mensagem direta da mídia ea reação final do público a essa mensagem. Os líderes de opinião são bastante influentes para levar as pessoas a mudarem suas atitudes e comportamentos e são bastante semelhantes às que eles influenciam. A teoria do fluxo em duas etapas melhorou nossa compreensão de como os meios de comunicação de massa influenciam a tomada de decisões. "

  • Fiz essa prova e errei a afirmativa em questão.

    QUESTÃO ERRADA.

    Por meio da teoria do two-step flow foi estabelecido o paradigma da comunicação para a tomada de decisão em DUAS ETAPAS.

  • Errada

    A teoria do two-step flow revela o papel dos líderes de opinião. Nessa perspectiva, no primeiro degrau estão as pessoas relativamente bem informadas, diretamente expostas à mídia; e, no segundo, estão as pessoas que frequentam menos a mídia e dependem de terceiros para obter informação.

    Teoria do “Two-Step Flow of Communication”, desenvolvida por Paul Lazarsfeld: versa sobre o papel dos líderes de opinião no processo de formação da opinião pública, marca a ocasião em que o indivíduo é, pela primeira vez, incluído no processo de difusão. Com isso, passam a ser levado em conta que não apenas a mídia, mas também as pessoas são capazes de exercer algum tipo de influência sobre a formação da opinião pública.


ID
2988988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das novas abordagens teóricas da comunicação, julgue o item subsequente.


Niklas Luhmann fundamentou-se no conceito de autopoiese e em sistemas que funcionam de forma autopoiética para propor que não há nada de humano na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Niklas Luhmann utilizou-se de conceitos de autopoiese e de sistemas que funcionam de forma autopoiética, ou seja, que não transmitem conteúdos uns aos outros, pois são operacionalmente fechados. Para o autor, não há nada de 

    humano na comunicação. A comunicação é uma operação realizada por sistema .

  • certa

    Na Teoria Geral dos Sistemas Sociais ou Teoria de Autopoiese, formulada por Niklas Luhmann, o elemento central é a comunicação, que tem a função de "regular as relações entre o sistema e o ambiente". Para Luhmann a comunicação é uma ação social que acontece em três fases seletivas: seleção da informação, seleção do ato de comunicar e seleção do ato de entender. Se ocorrer as três distinções existe comunicação. Caso contrário, só haverá percepção da informação. Luhmann concluiu em suas pesquisas que a comunicação é um sistema ambiental e não uma característica da condição humana.

    Autopoiese: O termo poiesis vem do grego e literalmente significa produção ou criação. Originariamente este vocábulo foi usado no campo da filosofia e da arte para referir a qualquer tipo de processo criativo. Se adicionarmos o prefixo auto, que equivale a por si só, formamos o conceito autopoiese, que quer dizer a criação de algo por si só.


ID
3091675
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedada aos profissionais da área a utilização de qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes, como campanhas que possam privar o público visado de seu livre arbítrio.

Alternativas

ID
3091678
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


Entre os deveres dos profissionais de relações públicas, o Código de Ética não faz qualquer referência ao número de clientes a serem atendidos, pois não cabe à entidade de classe qualquer definição sobre a estrutura de funcionamento da empresa ou do departamento.

Alternativas

ID
3091681
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


A teoria da responsabilidade social dos meios de comunicação defende que os media possuem deveres perante a sociedade e, por isso, podem regular conteúdos semânticos, apoiando também a autorregulação por parte dos profissionais que atuam na imprensa.

Alternativas
Comentários
  • errada

    MARS (Meio de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia) é um meio não pertencente ao Estado que é usado para fazer com que os Meios de Comunicações se tornem responsáveis por suas ações perante ao público


ID
3091708
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor têm responsabilidade de se relacionar com os mais diversos públicos, não apenas pelo interesse da organização em si, mas em decorrência dos impactos sobre a sociedade, a democracia e a formação do pensamento social. Com base nessa informação, julgue o item.


Por meio dos mass media, que contribuem para a formação do pensamento social, os processos constitutivos das representações sociais podem ser entendidos enquanto um sistema de recepção de novas informações sociais.

Alternativas

ID
3091711
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor têm responsabilidade de se relacionar com os mais diversos públicos, não apenas pelo interesse da organização em si, mas em decorrência dos impactos sobre a sociedade, a democracia e a formação do pensamento social. Com base nessa informação, julgue o item.


Visando a evitar qualquer forma de censura, o principal meio para que ocorra um controle social da mídia está no poder de escolha do leitor/espectador, que, enquanto consumidor, é livre para decidir, assistir ou mudar de canal, seguindo ou não aquele veículo.

Alternativas

ID
3092449
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


A partir do século XX, os meios de comunicação em massa colocaram‐se como um componente cultural importante na teoria das representações sociais e, assim, passaram a ser reconhecidos por seu papel na construção social da realidade.

Alternativas

ID
3092452
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


Os códigos de ética aplicados às profissões ligadas à comunicação não são considerados como deontológicos, uma vez que não possuem caráter jurídico nem prescritivo sobre normas e condutas.

Alternativas
Comentários
  • código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa.

    Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.

    Códigos de Ética Profissionais - códigos em que estão especificados os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquele exercício profissional e as possíveis punições no caso de desobediência ao código

    Fonte:


ID
3092455
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedada aos profissionais da área a utilização de qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes, como campanhas que possam privar o público visado de seu livre arbítrio.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 2º - Ao profissional de Relações Públicas é vedado: a) Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.


ID
3232642
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As relações públicas definem-se como atividade essencialmente de gestão de relacionamentos e da comunicação da organização com seus públicos de interesse. O Parlamento Nacional de Relações Públicas, promovido pelo Conferp, por meio da Carta de Atibaia, de outubro de 1977, estabeleceu como funções específicas de Relações Públicas. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e)

    Elaborar conteúdos para diversos meios de comunicação e instituições  públicas E PRIVADAS.


ID
3249943
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3277594
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Alguns teóricos definem comunicação como um “contato bem-sucedido entre emissor e receptor”. Outros, por sua vez, afirmam que “comunicar é promover a partilha de dados”. Desse modo, vamos imaginar sistemas de informação adotados por Assessorias de Imprensa de instituições públicas que apresentem modos distintos de lidar com a comunicação. O primeiro, denominado hipoteticamente CREW1, é do “tipo aberto”, permitindo trocar informação com entes como stakeholders, público consumidor e órgãos governamentais reguladores. Já o segundo, denominado hipoteticamente CREW2, é do “tipo fechado”, não permitindo trocar informação com os entes supracitados.
Se aceitamos como verdadeiras as duas correntes teóricas que procuram circunscrever a comunicação como via de mão dupla, inferimos que: 

Alternativas

ID
3311107
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

[...] precisam demonstrar a respectiva contribuição também como um valor econômico para as organizações. Isto é, suas atividades têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir os respectivos objetivos, cumprir a própria missão, desenvolver a própria visão e cultivar os respectivos valores.

KUNSCH, M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação

integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003 (fragmentos), com adaptações.

Assinale a alternativa que indica a instância da comunicação à qual se refere a citação de Kunsch, apresentada no texto.

Alternativas
Comentários
  • que pergunta mais vaga, rsss

  • So acertei porque tinha filtrado sobre o assunto kkkkk


ID
3362941
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do processo das relações públicas, assinale a alternativa correta acerca do teórico e sua abordagem.

Alternativas