SóProvas


ID
129745
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A garantia do sigilo e da segurança nas informações e nas transações que envolvam pagamentos online, fundamental para a consolidação do Governo Eletrônico como instrumento de gestão pública, depende da implantação de

Alternativas
Comentários
  • Uma Infraestrutura de Chaves Públicas, cujo sigla é ICP, é um órgão ou iniciativa pública ou privada que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, baseando-se no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais. A principal função do ICP é definir um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem adotados pelas entidades a fim de estabelecer um sistema de certificação digital baseado em chave pública. A infra-estrutura de chaves públicas do Brasil, definida pela Medida Provisória Nº 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, é denominada Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, ou ICP-Brasil.
  • Infraestrutura de chaves públicas.O que é ICP-BrasilA ICP-Brasil - Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.Foi criada a partir da percepção do Governo Federal da importância de regulamentar as atividades de certificação digital no País, com vistas a inserir maior segurança nas transações eletrônicas e incentivar a utilização da Internet como meio para realização de negócios.A ICP-Brasil, criada com o objetivo de regulamentar a utilização de certificação digital no País está em franco desenvolvimento. Nas raízes de sua criação encontramos um conjunto de normas e padrões que visam, além de permitir a compatibilidade entre os certificados de diversas origens, prover um nível de segurança compatível com os melhores padrões internacionais.
  • A letra A descreve um requisito para que as informações sejam transferidas de modo rápido e confiável, mas não garante o sigilo.

     

    A letra B descreve o que seria um “Google” público, portanto não se relaciona com o sigilo. Já o backbone multicast é um instrumento que facilita videoconferências, entre outras aplicações. Assim, não se relaciona com o que a questão pede.

     

    O instrumento que garante o sigilo e a segurança nas transações online e é fundamental para a consolidação do governo eletrônico é a certificação digital. Esta certificação se consiste em chaves públicas de segurança. Desta forma, o gabarito é a letra C.


    A  alternativa E está incorreta, pois não se refere ao sigilo e a confiabilidade das transações eletrônicas.

     

    Gabarito: C.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.