SóProvas


ID
1298326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue o item subsecutivo.

As pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI caso sejam funcionários internos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • cobit sempre me ferrando, acho que essa o problema está na restrição de funcionários internos

  • Manual do COBIT  - Recursos de TI

    Pessoas são os funcionários requeridos para planejar, organizar, adquirir, implementar, entregar, suportar, monitorar e avaliar os

    sistemas de informação e serviços. Eles podem ser internos, terceirizados ou contratados, conforme necessário. 

  • Creio que o erro é que o COBIT v.5 não define "recursos de TI".

  • Não concordo com a justificativa do colega Fernando Moraes, pois o enunciado não diz que APENAS são Recursos de TI funcionarios internos da empresa. A justificativa dele me faz crer que a questão esta correta.

  • A palavra caso restringe, dizendo que apenas funcionários internos são recursos de TI. Mas não é assim porque em projetos, por exemplo, fazemos cooperação com universidades, contratamos pessoal de fora; então esta restrição tornou a questão incorreta.

  • O erro da questão está em dizer que as pessoas de uma empresa são consideradas "Recursos de TI". No Cobit 5 as pessoas envolvidas em processos são chamadas de "Habilitadores", da mesma forma são os processos. Dizer: "caso sejam funcionários internos da empresa" não caracteriza um erro, mas sim uma restrição do universo  de envolvidos no processo.

  • chegamos a uma conclusão então sobre essa questão?

  • "Recursos de TI incluem parcerias com diversos fornecedores de produtos e prestadores de serviços externos, alguns dos quais provavelmente exercem uma função crítica na sustentação do negócio."

    (Fonte: Cobit 5, pg. 61)

  • No Cobit 5, pessoas não são recursos de TI mas sim habilitadores.

  • "Os habilitadores servem para toda a organização, de ponta a ponta, ou seja, incluemtodas as pessoas e todas as coisas, internas e externas, pertinentes à governança e gestão das informações e TI daorganização, inclusive as atividades e responsabilidades das funções corporativas de TI bem como aquelas não relacionadascom essas funções."   Manual do COBIT 5, CAPÍTULO 32º PRINCÍPIO: COBRIR A ORGANIZAÇÃO DE PONTA A PONTA, página 25.

  • Bom, galera ...


    Segundo o COBIT 5 Habilitadores são recursos ou fatores necessários para gerenciar/governar, conforme fragmento baixo:

    "COBIT 5 defines 7 enablers which are ordered as follows;

    Principles, policies and frameworks which translate the desired behaviour into practical guidance for day-to-day management.

    Processes which describe an organised set of practices and activities to achieve certain objectives. These also produce a set of outputs that support the achievement of IT-related goals.

    Organisational structures which are key decision-making entities in an enterprise

    The Culture, ethics and behaviour, of individuals and of the enterprise, are very often underestimated as a success factor in governance and management activities

    Information is pervasive throughout any organisation and includes all information produced and used by the enterprise. Information is required for keeping the organisation running and well governed, but at the operational level, information is very often the key product of the enterprise itself

    Services, infrastructure and applications provide the enterprise with information technology processing and services

    And finally, People, skills and competencies are linked to people and are required for successful completion of all activities and for making correct decisions taking corrective actions."

    Pessoas, como está descrito acima é um habilitador.

    Acho que a redação da questão está mal feita.

    O CESPE entendeu que conforme está escrito está restringindo a apenas funcionários internos, mas isto não está bem claro.


    Enfim temos que nos adaptar e acertar as próximas. 


    Bola pra frente


    []'s


  • O cobit 5 define sim recursos. E pessoas são consideradas recursos.

    "...Alguns dos habilitadores definidos acima também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados. 

    Isto se aplica: 

     A Informação, que deve ser gerenciada como um recurso. Algumas informações, tais como relatórios de gestão e 

    informações de inteligência organizacional são importantes habilitadores para a governança e gestão da organização. 

     Serviços, infraestrutura e aplicativos. 

     Pessoas, habilidades e competências." pag 39 cobit

  • Questão muito mal feita, o que ela diz ? Que as pessoas são consideradas recursos caso seja funcionários da empresa, o que é correto pois pessoas são consideradas recursos. A questão não diz que se não forem funcionários da empresa, os terceirizados, estes não serão recursos, ela não fala nada sobre os terceirizados, portando não se pode afirmar que a questão exclui os outros colaboradores da empresa. Na minha visão questão correta, pois seria necessário um termo para especificar a condição de singularidade com somente os funcionários da empresa ou algo similar, o que não ocorre na questão. São recurso caso sejam funcionários e também o são caso não sejam funcionários.

  • Pessoas são recursos de uma organização assim como informações e Serviços, infraestrutura e aplicativos. O erro da questão está, na minha visão, em limitar as pessoas como recursos internos e excluir as pessoas externas à organização. 


    É um dos objetivos do cobit 5


    "Abordar a questão da dependência cada vez maior para o sucesso da organização em parceiros externos de TI e de negócios tais como terceirizadas, fornecedores, consultores, clientes, provedores de serviços na nuvem e demais serviços, e de um conjunto diversificado de meios e mecanismos internos para entregar do valor esperado."


    De modo que o gerenciamento de recursos externos, tais como terceirizados, seja um dos objetivos do COBIT de modo que sejam também considerados como recursos de TI. E se enquadar no processo APO07 Gerenciar Recursos Humanos.


  • Complementando a resposta do colega Fábio. Segundo o manual do COBIT 5:


    "Alguns dos habilitadores definidos acima também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados.
    Isto se aplica:
    - A Informação, que deve ser gerenciada como um recurso. Algumas informações, tais como relatórios de gestão e
    informações de inteligência organizacional são importantes habilitadores para a governança e gestão da organização.
    - Serviços, infraestrutura e aplicativos.
    - Pessoas, habilidades e competências."


    Logo dois erros: (1) Não são recursos de TI e (2) não são limitados a internos.

  • No quarto Princípio do Cobit 5: Define sete Categorias de HABILITADORES:

    1.Princípios, Políticas e Modelos;

    2. Processos;

    3. Estruturas Organizacionais;

    4.Cultura, Ética e Comportamento

    5.Informação

    6.Serviços, Infraestrutura e Aplicativos

    7. Pessoas, habilidades e Competências

    Fala ainda que: O COBIT 5 define um conjunto de HABILITADORES para apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da Organização.

    HABILITADORES: São geralmente definidos como qualquer coisa que possa ajudar a atingir os objetivos corporativos.

    As pessoas envolvidas nos processos "SÃO HABILITADORES" de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI caso sejam funcionários internos da empresa.

    Sendo assim, conforme a pergunta acima: Pessoas envolvidas nos processos, são habilitadores e não recursos.

  • Pessoas são recursos da organização e não recursos de TI.

    Os habilitadores também incluem os RECURSOS DA ORGANIZAÇÃO - por exemplo, capacidades do serviço (infraestrutura de TI, aplicativos, etc.), PESSOAS e informações. 


  • Mal elaborada. Vejam só o que a questão diz somente trocando as partes: Caso sejam funcionários internos da empresa, as pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI. Óbvio que a afirmativa é CERTA.

    Caso NÃO sejam funcionários internos, também são consideradas recursos de TI. Se a banca tivesse substituído o "caso" por "Se, e somente se" ou "exclusivamente" aí tudo bem, mas não foi isso que ela fez.
  • CAPÍTULO 3 

    2º PRINCÍPIO: COBRIR A ORGANIZAÇÃO DE PONTA A PONTA 

    Os habilitadores servem para toda a organização, de ponta a ponta, ou seja, incluem todas as pessoas e todas as coisas, internas e externas, pertinentes à governança e gestão das informações e TI da organização, inclusive as atividades e responsabilidades das funções corporativas de TI bem como aquelas não relacionadas com essas funções.


    Fonte: COBIT 5

  • Não há restrição aqui. A alternativa é correta.

  • De acordo com a figura 12 do COBIT 5 - Habilitadores Corporativos - as pessoas, habilidades e competências (7) fazem parte do componente RECURSOS. O desenho é bem claro. Acredito que o erro da questão está em restringir funcionários internos. Terceirizados também seriam recursos.

  • Acredito que o erro esteja em : "Recursos de TI", as pessoas são recursos, mas de TI acho que não. Portanto, errada

  • De acordo com o Cobit 4.1, página 16, a questão estaria correta:

    "Os recursos de TI identificados no CobiT podem ser definidos como segue: 

    (...)

    >> Pessoas: são os funcionários requeridos para planejar, organizar, adquirir, implementar, entregar, suportar, monitorar e avaliar os sistemas de informação e serviços. Eles podem ser internos, terceirizados ou contratados, conforme necessário."

    Quanto à hipótese de funcionários internos ou externos, considero não haver erro. Estaria errado caso usasse alguma palavra que indicasse exclusão/restrição, como apenas. Ou seja: se a sentença fosse: As pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI APENAS caso sejam funcionários internos da empresa.


    Porém o comando da questão deixa claro sobre o Cobit 5. Acredito que o erro da questão pode-se dar pelo seguinte:
    1) Não há o conceito explícito de Recursos de TI no Cobit 5 como no Cobit 4.1. Portanto, pessoas não seriam Recursos de TI, e sim Habilitadores;
    2) Levando rigorasamente em consideração a figura 12, página 29, Pessoas seriam consideradas Recursos, e não Recursos de TI  
  • As pessoas são habilitadores o que não deixa de ser um recurso para a organização e não de TI e não são somente os funcionários internos, pois pode ser também os terceirizados. 

  • Osprocessos são apenas um dos 7 habilitadores (fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar - neste caso, a governança e a gestão corporativas da TI. )do COBIT 5 que são:
    1 - Princípios, políticas e modelossão veículos para a tradução do comportamento desejado em orientações práticas para a gestão diária.
    2- Processosdescrevem um conjunto organizado de práticas e atividades para o atingimento de determinados objetivos e produzem um conjunto de resultados em apoio ao atingimento geral dos objetivos de TI.
    3- Estruturas organizacionaissão as principais entidades de tomada de decisão de uma organização.
    4- Cultura,ética e comportamentodas pessoas e da organização são muitas vezes subestimados como um fator de sucesso nas atividades de governança e gestão.
    5- Informaçãopermeia qualquer organização e inclui todas as informações produzidas e usadas pela organização. A Informação é necessária para manter a organização em funcionamento e bem governada, mas no nível operacional, a informação por si só é muitas vezes o principal produto da organização.
    6- Serviços, infraestrutura e aplicativosincluem a infraestrutura, a tecnologia e os aplicativos que fornecem à organização o processamento e os serviços de tecnologia da informação.
    7- Pessoas, habilidades e competênciasestão associadas às pessoas e são necessárias para a conclusão bem-sucedida de todas as atividades bem como para a tomada de decisões corretas e tomada de medidas corretivas.

  • Acho que o problema está na restrição. Caso sejam ou não funcionários internos da empresa, podem ser recursos da TI. Nesse caso pode ser terceirizado também. 

  • No COBIT 4.1, As Pessoas eram classificadas como Recursos de TI, juntamente com os Aplicativos, Informações e Infraestrutura.


    Na nova abordagem trazida pelo COBIT 5, todos esses componentes, supracitados, são classificados como Habilitadores.

  • De uma forma mais simples, UM dos erros é:

    Afirmar que pessoas são "RECURSOS DE TI", quando na verdade são "RECURSOS DA ORGANIZAÇÃO" envolvidas nos processos de TI.

    E para finalizar, segue o link de uma imagem útil para analisar essa informação.

    http://docplayer.com.br/docs-images/23/1904875/images/100-0.png


    Complementando o que o Marcelo Mendonca falou:

    São classificados como Habilitadores E RECURSOS DA ORGANIZAÇÃO

  • Cobit 5, pagina 29

    Habilitadores do COBIT 5
    (...)
    Alguns dos habilitadores definidos acima também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados.
    Isto se aplica:
    (...)
    Pessoas, habilidades e competências.

  • A questão de se os externos também fariam partes deveria ser irrelevante. A questão fala CASO, e existe uma diferença lógica entre caso( ou se) e SOMENTE CASO (se e somente se).

    Parece que o CESPE quer recrutar analfabetos funcionais.

    Quanto ao fato de serem recursos da organização isso não invalida o fato de serem recursos da tecnologia.

     

     

     

     

  • Realmente Seu Saraiva, há total diferença entre se e se somente se. Ao meu ver também, a questão deveria ser certa.

  • Errado.

    Consolidando as informações...

     

    Erro 01 - Não são recursos de TI, mas da organização...

     


    "Alguns dos habilitadores definidos acima também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados.
    Isto se aplica:
    - A Informação, que deve ser gerenciada como um recurso. Algumas informações, tais como relatórios de gestão e informações de inteligência organizacional são importantes habilitadores para a governança e gestão da organização.
    - Serviços, infraestrutura e aplicativos.
    - Pessoas, habilidades e competências."
    Fonte: Cobit 5 pág. 29

     

    Erro 02 - Não são limitados a internos, mas incluem todas as pessoas e todas as coisas, internas e externas, pertinentes à governança e gestão das informações e TI da organização.


    "Os habilitadores servem para toda a organização, de ponta a ponta, ou seja, incluem todas as pessoas e todas as coisas, internas e externas, pertinentes à governança e gestão das informações e TI da organização, inclusive as atividades e responsabilidades das funções corporativas de TI bem como aquelas não relacionadas com essas funções."
    Fonte: Cobit 5 pág. 25.

  • Fábio Vieweger Vasques, na verdade as pessoas são tanto habilitadores quanto recursos organizacionais (não são recursos de TI). Portanto, não se limitam a apenas serem habilitadores. Segue:

    7 categorias dos habilitadores

    ·        Princípios, políticas e modelos

    ·        Processos

    ·        Estruturas organizacionais

    ·        Cultura, ética e comportamento

    ·        Informação

    ·        Serviços, infraestrutura e aplicativos

    ·        Pessoas, habilidades e competências

    Últimos três - RECURSOS da organização

    Fonte: apostila de COBIT5 do estratégia concursos.

  • A questão cobra entendimento sobre quais são os recursos de TI do ponto de vista do COBIT.

    Conforme o COBIT 5, as pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) assim como a informação, os serviços, a infraestrutura e aplicativos são considerados recursos da organização. No entanto, não é necessário que sejam funcionários internos da organização para serem considerados recursos, “as habilidades e as competências podem ser encontradas em partes interessadas internas e externas à organização" [1]. Portanto, a questão está incorreta ao delimitar os recursos aos funcionários internos.


    Gabarito da professora: ERRADO.



    Observação: a omissão do “apenas" ou “somente" ao lado do “caso" pode causar prejuízo à correta interpretação da questão, o que poderia abrir margem para anulação. No entanto, a banca manteve o gabarito.


    Referência:
    [1] COBIT 5 - Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização © ISACA, 2012.