-
Segundo o Guia PMBOK 5 edição:
As organizações matriciais fracas mantêm muitas das características de uma organização funcional, e o papel do gerente de projetos assemelha-se mais ao de um coordenador ou facilitador. Um facilitador de projetos atua como um assistente de equipe e coordenador de comunicações. O facilitador não pode tomar ou executar decisões por conta própria. A autoridade do gerente de projetos é baixa.
-
sempre erro! mas vamos lá... organização matricial fraca, gerente fraco, forte, gerente forte
-
Matricial Fraca Esta estrutura possui características mais próximas da estrutura funcional. A função do gerente de projeto, realizada pelos membros da equipe, é mais parecida com a de um coordenador ou facilitador do que com a de um gerente de projeto propriamente dita.
Matricial Forte, que se assemelha mais com a estrutura projetizada, os gerentes de projetos passam a ser apenas gerentes de projetos e não mais um membro de uma área funcional que interpreta este papel durante um determinado tempo. Como há, normalmente, a institucionalização de uma área onde estão os gerentes de projetos, a empresa passa a entender que os recursos devem ser alocados mais nos projetos do que nas atividades funcionais, isto significa dizer que o gerente de projeto possui maior poder.
http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/05/pmbok-introducao-parte-4-estruturas.html
-
Assertiva CORRETA.
Na matricial fraca o GP é mais parecido com um coordenador.
Agora vem o pulo do gato: em todas as formas de organização a autoridade do gerente é limitada, ele nunca tem controle total (mesmo na organização por projetos). E agora? Tem que adivinhar o que o examinador quer saber.
Mãe Dinah reloaded!!!
-
c-
estruturA matriciais e GP:
forte - maior autoridade
equilibrada - divide autoridade com gerentes funcionais
fraca - menor autoridade
-
Gab: CERTO
Matricial forTe = gerente de projeTos FORTE! - quando aqui for forte, o funcional é limitado.
Matricial Fraca = gerente Funcional FORTE! - quando aqui for forte, o de projetos é limitado.