–Superveniência ativa: é o aumento do ativo, ou seja, aumento do patrimônio da empresa. Podem ser considerados nessa ocasião o dinheiro ganho na loteria, herança recebida, doações, entre outros.
–Superveniência passiva: promove uma diminuição do patrimônio da empresa. Como exemplo, temos os gastos com determinações judiciais, dívidas não registradas no passivo(despesas), pagamento de aval, entre outros.
Fonte:http://www.contabilidadepontual.com.br/o-que-e-superveniencia/
LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964
Art. 100 As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.
........................................................................................
Insubsistências
Caracterizam-se pelos desaparecimentos aleatórios de ativos ou passivos. No desaparecimento de ativos, por exemplo, por morte de rebanhos, sinistros, cancelamento de créditos, etc., haverá INSUBSISTENCIAS PASSIVAS, representando esta uma conta de despesa.
No desaparecimento de dividas, por exemplo, anistia, remissão, prescrição etc., haverá INSUBSISTÊNCIAS ATIVAS, representando esta uma conta de receita.
Superveniências
Caracterizam-se pelos surgimentos aleatórios de ativos ou passivos. No surgimento de ativos, por exemplo, nascimento de animais, haverá SUPERVENIENCIAS ATIVAS, representando esta uma conta de receita.
No surgimento de passivos ocasionais, tais como dividas decorrentes de decisões judiciais, haverá SUPERVENIENCIAS PASSIVAS, representando esta uma conta de despesa.
Fonte:http://estudantecienciascontabeis.blogspot.com/2013/07/insubsistencias-e-superveniencias.html