SóProvas



Questões de Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP


ID
9817
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Por Mutações Ativas entende-se:

Alternativas
Comentários
  • As Mutações Patrimoniais Ativas (Mutações de Despesa) são decorrentes da troca de bens, permutados entre elementos do ativo, por bens ou valores de caráter permanente, sempre originadas da execução orçamentária. Sempre ocorre a saída de numerário(Desincorporação Ativa) e a entrada de um bem (Incorporação Ativa)

ID
10114
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção falsa em relação às variações patrimoniais passivas.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA. Uma despesa orçamentária gera uma variação passiva. Dentre as variações passivas podem constar tanto despesas orçamentárias, quanto extra-orçamentárias (o mesmo vale para variações ativas em relação a receitas).


    b) CORRETA. O ativo se tornou inservível, e não será vendido, será apenas "jogado fora", sem nenhuma contrapartida, logo causou uma variação passiva.


    c) CORRETA. Mutações, sejam ativas ou passivas, sempre se referem a fatos permutativos. As mutações ativas integram o grupo de varições ativas, e as mutações passivas integram o grupo de variações passivas. Pode parecer estranho falar que mutação está dentro de variação sem causar uma alteração no patrimônio, mas vale lembra que as mutações causam variações QUALITATIVAS no patrimônio, por isso não o alteram.


    d) ERRADA. O registro de depósito de terceiros causa um aumento no patrimônio, portanto sua contrapartida é uma conta de variação ATIVA e não passiva como diz a assertiva.


    e) CORRETA. Realmente, para a entidado que está doando um bem, em seu patrimônio acontece uma variação passiva.

  • D - A contrapartida dos 3º de terceiro é uma conta do ativo financeiro e não afeta as variações patrimiais por ser um mero fato permutativo, integrando apenas o subsistema financeiro:
    D - Ativo financeiro - Bancos
    C- Passivo financeiro - Débits de 3ºs
  • Depósito de Terceiro nem é uma conta de resultado, por isso não deve ser levado à DVP.
  • Questão deve ser anulada. Pois a letra C diz que as Mutações são variações PASSIVAS. Nem todas as mutações são variações passivas. Ou seja As mutações ativas integram o grupo de varições ativas, e as mutações passivas integram o grupo de variações passivas. Entederam, ela generalizou ao dizer que MUTAÇÕES, sem especificar qual delas, são variações passivas........

  • Variações QUALITATIVAS Extraorçamentárias NÃO INTEGRAM a DVP.

    Bons estudos.


ID
18883
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração das Variações Patrimoniais das entidades governamentais de administração direta pressupõe o conhecimento dos procedimentos contábeis adotados em relação aos bens públicos. Sobre esse assunto, considere:

I. As despesas com construção de bens de uso comum do povo não provocam mutação patrimonial, uma vez que tais bens não são registrados como ativo permanente.
II. A alienação de um bem móvel, registrado como ativo permanente, provoca uma mutação patrimonial passiva resultante da execução orçamentária.
III. O registro da depreciação dos bens móveis e imóveis componentes do ativo permanente segue as mesmas regras adotadas pelas entidades privadas.
IV. Os bens de almoxarifado são avaliados pelo preço médio ponderado das compras ou pelo valor de reposição de tais bens, dos dois o menor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão. Independentemente de ser bem de uso comum do povo ou não, a despesa deverá ser registrada, afetando a situação líquida patrimonial, certo?
  • Caio, realmente a despesa deverá ser registrada e ela afetará a situação líquida patrimonial (no caso, diminuirá a situação líquida patrimonial). Contudo, o item I afirma, acertadamente, que este fato não provocará mutação patrimonial, já que as mutações patrimoniais são os ditos fatos permutativos, ou seja, aqueles que não alteram a situação líquida patrimonial (exemplo de uma mutação patrimonial: compra de um veículo de 20.000 reais. Se por um lado o ente público gastou 20.000 na compra, por outro ele apropriou-se de um veículo cujo valor também é de 20.000. Então, é lançado um Débito de 20.000 e um Crédito de 20.000 no Balanço Patrimonial. Resumindo: fica "elas por elas"). O mesmo não ocorre no exemplo do item I (por exemplo: digamos que o ente público construiu numa praça pública uma fonte no valor de 20.000. Se por um lado ele gastou 20.000 para construir a fonte, por outro, como a praça "não existe" no seu ativo permanente, ele não terá como registrar a construção dessa fonte. Portanto, terá contabilizado uma despesa de 20.000 sem poder compensar esse gasto com a inclusão da fonte no seu ativo)
  • Mudança na Legislação, Resolução CFC 1.137:

    ***divulgadaspelo DOU de 21 de novembro de 2008, a qual trata, dentre outros, deassuntos relacionados com os bens de uso comum.

     

    A NBC T nº 16.10, trata de Avaliação e Mensuração do Ativo Imobilizado, na qual se destaca o seguinte:

    30– Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, ouaqueles eventualmente recebidos em doação, devem ser incluídos no ativonão circulante  de entidade responsável pela sua administração ou controle, estejam ou não afetos a sua atividade operacional.

    31– A mensuração dos bens de uso comum será efetuada, sempre quepossível, ao valor de aquisição ou ao valor de produção e construção


    Portanto Hoje a afirmativa I estaria incorreta!
  • II - A alienação de bens é receita de capital, sendo assim gera uma mutação passiva, pois há permutação no patrimõnio.

     

    III - A depreciação deve ser registrada assim:
    D - Var passiva extraorçamentária - decréscimos patrimoniais - insubsist do ativo
    C - depreciação acumulada

    IV - Conforme estabelece a Lei nº 4.320/64, em seu art. 106, item III, os bens de almoxarifado deverão ser avaliados pelo
    preço médio ponderado das compras. Isso significa que a cada nova compra o valor unitário médio dos estoques
    existentes poderá ser alterado.
    Não há previsão legal para a utilização dos demais métodos de apuração de custo de estoques (Preço Específico,
    UEPS ou PEPS).


ID
26005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na elaboração da demonstração das variações patrimoniais, segundo o modelo da Lei n.º 4.320/1964, considera-se

Alternativas
Comentários
  • Comentando os itens:

    a) a inscrição de dívida ativa é uma variação ativa (e não passiva) independente da execução orçamentária, pois trata-se de uma receita extraorçamentária.

    b) o pagamento de um empréstimo obtido é de fato uma mutação patrimonial da despesa, pois há saída de caixa (ativo financeiro) e baixa de obrigação (fato permutativo = mutação), não alterando o resultado do exercício.

    c) uma doação efetuada é independente da execução orçamentária, mas tem efeito no resultado patrimonial: é uma insubsistência do ativo.

    d) o cancelamento de uma dívida com particulares não é mutação, pois causa impacto (positivo) no resultado patrimonial. É uma insubsistência do passivo.

    e) o resultado patrimonial envolve tanto as variações resultantes da execução orçamentária quanto as independentes.

    [ ]s,
  • Questão da Lei do Capiroto (Q8666)


ID
44461
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica uma operação em que se observa a ocorrência de variações ativas quanto passivas.

Alternativas
Comentários
  • Porque ISTO está classificado em Contabilidade Geral??

  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "D"

    Bons estudos!
  • Questão de Contabilidade Pública.
    Segundo o prof Igor Oliveira:
    d) Liquidação de despesa referente à aquisição de bens para estoque no almoxarifado da entidade.
    Vejamos o lançamento simplificado:
    Sistema Financeiro
    D - Despesa Corrente
    C - Bancos
    Sistema Patrimonial
    D - Estoque
    C - Mutação Ativa
    A variação passiva é representada pela despesa e a variação ativa, pela mutação ativa. A compra de material é, na verdade, um fato permutativo do patrimônio. É uma troca de dinheiro por bens. No entanto, na contabilidade pública brasileira este fato é reconhecido como despesa, por uma exigência da lei 4.320/64. Assim, para evitar que este fato influencie no patrimônio, tendo em vista que ele não é uma despesa contábil, convencionou-se compensar o lançamento da despesa com uma conta de igual valor lançada a crédito. Esta conta é a mutação ativa. Por fim, esta despesa que não afeta a situação líquida patrimonial é chamada de nãoe fetiva. A despesa que afeta a situação líquida patrimonial é chamada de efetiva. Memorize logo que a despesa efetiva possui lançamentos no sistema financeiro e a despesa não efetiva no sistema financeiro e patrimonial. Esse bizu vai te poupar um tempão.
  • Essa questão é de contabilidade pública. Gentileza realizar a reclassificação.

  • Dá para resolver a questão com os conhecimentos de Contabilidade Geral.

    - Método das Partidas Dobradas.


ID
44482
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se na Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP de uma Unidade Gestora da Administração Direta não arrecadadora de receitas se observa a ocorrência de superávit no exercício, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A DVP evidencia o saldo exercicio anterior??? Se alguem puder explicar, agradeço.
  • Também nao entendi. O que o saldo do exercício anterior tem a ver com a DVP?
  • Também errei esta questão por considerar que o saldo anterior não pode ser incluido no resultado patrimonial, questão passível de anulação.
  • Senhores,
    Não estamos falando aqui da simples variação, mas do resultado do exercício.

    O resultado do exercício sim, leva em consideração o saldo carregado do exercício anterior.

    Se estivéssemos falando apenas da pura variação dentro do exercício a questão estaria errada.

    Espero ter ajudado.
  • Gabarito B

     

    Variações Ativas > Variações Passivas


ID
47911
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo como base o modelo e a estrutura da Demonstração das Variações Patrimoniais ? DVP adotada pelo Estado de São Paulo, assinale a opção verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • DEFICIT ECONOMICO!!!!!!!! NAO SERIA DEFICIT PATRIMONIAL............
  • Para quem ficou com dúvida na letra B: acho que está errada a assertiva, pois as variações ativas totais são compostas pelas receitas orçamentária e extra-orçamentária e também pelo resultado patrimonial (no caso deficitário).
  • Não consegui entender a resposta! Sendo déficit orcamentário,não seria uma despesa orcamentaria e, portanto, lançada com saldo devedor? As variações ativas não seriam receitas e,por isso, ficariam do lado contrario?(saldo credor)

ID
76240
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Demonstração das Variações Patrimoniais, superveniências ativas representam

Alternativas
Comentários
  • Uma superveniência ativa significa que um ativo “apareceu” sem estar previsto no orçamento, como seria o caso de filhotes nascidos em um canil público.
    a) aumento de valores representativos do passivo de origem extraorçamentária representa superveniência passiva.
    b) aumento de valores representativos do ativo de origem extraorçamentária é o gabarito.
    c) aumento de valores representativos do passivo de origem orçamentária é uma despesa.
    d) diminuição de valores representativos do passivo, de origem extraorçamentária é uma insubsistência ativa.
    e) diminuição de valores representativos do ativo de origem extraorçamentária é uma insubsistência passiva. 

  • Superveniência = acréscimo do ativo ou do passivo

    Insubsistência = decréscimo do ativo ou do passivo

    Ativa = indica que o Patrimônio Líquido teve uma variação positiva

    Passiva = indica que o Patrimônio Líquido teve uma variação negativa

    Manual Completo de Contabildiade Pública - Deusvaldo de Carvalho e Márico Ceccato


ID
76333
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Trata-se de mutação patrimonial, cuja contrapartida cor- responde a uma variação ativa na Demonstração de Variações Patrimoniais de um ente público,

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Questão um pouco mal formulada. Porém, por eliminação, vemos que o único item cuja contrapartida refere-se a uma variação ATIVA é a aquisição de títulos e valores. Os demais itens são mutações passivas.
  • Gostei dessa questão!

    É uma questão que exige mto raciocínio do candidato.

    Vamos lá!

    ( a ) Cobrança da dívida ativa -----> Receita não efetiva, gera mutação passiva;
    ( b ) Alienação de bens móveis -----> Receita não efetiva, gera mutação passiva;
    ( c ) Montante de empréstimos tomados -----> Receita não efetiva, gera mutação passiva;
    ( d ) Recebimento de créditos -----> receita efetiva, gera mutação ativa. NÃO é uma mutação patrimonial por ser um FATO MODIFICATIVO.
    ( e ) Aquisição de títulos e valores -----> despesa não efetiva, gera mutação ativa. É uma MUTAÇÃO PATRIMONIAL por ser um FATO PERMUTATIVO.

    Logo, na letra "E" temos uma MUTAÇÃO PATRIMONIAL ATIVA que é uma classificação da VARIAÇÃO ATIVA ORÇAMENTÁRIA.

    Vlw!
  • Análise das alternativas
    a)Cobrança de dívida ativa
    A cobrança de dívida ativa provoca,sob o enfoque patrimonial,uma variação passiva no patrimônio da entidade do setor público,por provocar uma 
    diminuição no valor do ativo permanente da referida entidade pela baixa no saldo de creditos a receber derivados de dívida ativa.
    Sistema Patrimonial
    D = Mutação Passiva -Cobrança de Dívida Ativa       R$ 30.000,00
    C = Dívida Ativa                                                                                 R$ 30.000,00
    b) A
    lienação de bens móveis
    A alienação de bens móveis provoca,sob o enfoque patrimonial,uma variação passiva no patrimônio da entidade,por provocar uma diminuição no saldo do ativo permanente pela baixa do bem alienado.
    Sistema Patrimonial
    D= Mutação Passiva - Alienação de Bens          R$ 50.000,00
    C = Bem alienado                                                                   R$ 50.000,00
    c) Montante de empréstimos tomados
       Sob o enfoque patrimonial,a contratação de empréstimos provoca uma variação patrimonial passiva pelo aumento no passivo em decorrência do aumento das obrigações a pagar pela referida contratação.
    Sistema Patrimonial
    D = Mutação Passiva - Operação de Crédito      R$ 20.000,00
    C = Obrigações a Pagar                                                      R$ 20.000,00
    d)Recebimento de créditos
      Sob o enfoque patrimonial,o recebimento de créditos gera uma variação passiva  patrimonial por diminuir o saldo do ativo pela baixa do crédito a receber.
    Sistema Patrimonial
    D = Mutação Passiva               R$ 15.000,00
    C = Crédito x a Receber                               R$ 15.000,00
    e)Aquisição de títulos e valores
     A aquisição de títulos e valores provocam uma variação ativa patrimonial por provocar um aumento no ativo da entidade do setor público pelo ingresso de títulos e valores no patrimônio.
    Sistema Patrimonial
    D = Atido adquirido                     R$ 5.000,00
    C = Mutação Ativa                                             R$ 5.000,00
    Alternativa correta - letra E
  • Mas se vc observar o enunciado, ele pede uma mutação cuja contrapartida seja variação ativa.

    Que tipo de mutação gera contrapartida na forma de VA? Uma mutação passiva, ué.. o cara se confundiu para fazer esse enunciado, na minha opinião...

  • Fonte art.104 - Lei 4320/64

    Mutação ativa <====> corresponde à Desp. Capital (fatos permutativos) - GNDs.: investimentos ou invers. financeira.

    Bons estudos.


ID
78793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Constitui uma variação patrimonial independente de execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Superveniências e insubsistências:- São as ocorrências havidas no patrimônio, trazendo-lhes variações quantitativas, e que independem dos atos da gestão, tais variações patrimoniais são resultantes de fatos contingentes, imprevistos ou fortuitos. Portanto, letra "C" a correta.
  • (A) Os recursos para a construção fatalmente sairão do orçamento público. Logo, é uma variação patrimonial orçamentária.(B) CORRETO. Nada mais é do que o aumento do passivo financeiro (depósitos, restos a pagar, serviços da dívida e débitos de tesouraria) ou consolidado. Se há acumulação de passivo, algo não estava previsto no orçamento, que deve ser equilibrado. Portanto, são independetes de execução orçamentárias.(C) dívida ativa são créditos em atraso com o poder público. São créditos orçamentários, logo, dependem da execução orçamentária.(D) transferências entre entes e/ou entidades públicas são previstas no orçamento público, logo, dependem da execução orçamentária.(E) Categoria Econômica da Receita Corrente, que é uma receita orçamentária.
  • a) A construção de bens imóveis deve estar prevista no orçamento público e sua efetivação depende de execução orçamentária. É despesa de capital.
    b) Superveniência passiva ou superveniência do ativo é o desaparecimento de um ativo que origina uma despesa, como por exemplo a perda de patrimônio público em virtude de desastre natural. Esse evento independe de execução orçamentária. É o gabarito.
    c)
    No Balanço Orçamentário a Receita de Dívida Ativa é Receita Orçamentária, Outras Receitas Correntes. Embora seja de recebimento incerto, na elaboração do orçamento deve ser previsto um porcentual do estoque da dívida em virtude de históricos passados. Para uma análise detalhada, veja a parte III do MCASP, página 168.
    d)
    Transferência de capital depende de execução orçamentária e é receita/despesa de capital.
    e) Receita patrimonial depende de execução orçamentária e é receita corrente. 

  • Só uma cosinha no comentário feito pelo Marcelo em relação a letra B.
    Superveniência do Ativo não é um desaparecimento de uma ativo, e sim, um aparecimento.
  • Os termos “superveniência” e “insubsistência” relacionam-se com os elementos patrimoniais. Indicam se a variação patrimonial foi um acréscimo (superveniência) ou diminuição (insubsistência) do ativo ou do passivo. 

    Os termos “ativa” e “passiva” relacionam-se com o saldo patrimonial, ou seja, indicam qual foi o efeito no patrimônio líquido decorrente dessa variação patrimonial (superveniência ou insubsistência) ocorrida no ativo ou no passivo. 

    “superveniência”:caracteriza o acréscimo do ativo ou passivo 

    “insubsistência”:caracteriza o decréscimo do ativo ou passivo 

    “ativa”:indica que o patrimônio líquido teve uma variação positiva 

    “passiva”:indica que o patrimônio líquido teve uma variação negativa 

    Repetindo!Os termos “ativa” e “passiva” não se referem ao ativo e passivo do balanço patrimonial. Os termos “ativa” e “passiva” indicam qual o efeito que a variação patrimonial produziu no patrimônio líquido. 



    • a)construção de bens imóveis. EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    •  b) superveniência passiva.INDEPENDE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • c) cobrança da dívida ativa.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • d) transferências de capital.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • e) receita patrimonial.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

  • Se as superveniências são alterações eventuais positivas ou negativas da Situação Líquida, logo, não consta no orçamento sendo, portanto, independentes da execução orçamentária.


ID
79861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O balanço patrimonial, previsto no art. 105 da Lei 4.320/1964, é o demonstrativo que evidencia a posição das contas que constituem o ativo e o passivo, apresentando a situação estática dos bens, direitos e obrigações da entidade. A respeito da elaboração do balanço patrimonial, julgue o item subseqüente.

O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo).

Alternativas
Comentários
  • O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento da demonstração das variações patrimoniais ao comparar o valor das variações ativas (orçamentárias e extraorçamentárias) e passivas (orçamentárias e extraorçamentárias).
  • Lei 4320:Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
  • Outra observação, talvez a mais importante, é que em Balanço Patrimonial não existe ativo maior que passivo, ou vice versa. Eles tem de necessariamente ser iguais. Além disso, superávit e défict são relacionados a receitas e despesas, e não a ativo e passivo.
  • Ainda uma outra observação não menos importante é que o Resultado Patrimonial é apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais. Saldo Patrimonial é apurado no Balanço Patrimonial. As bancas fazem esse trocadilho para confundir o candidato. Foi o caso da questão.
  • Para afirmar que o ativo deve necessariamente ser igual ao passivo, deve-se utilizar o conceito de passivo que abraja o patrimônio líquido. Se não for utilizado esse conceito, a diferença entre ativo e passivo (portanto nesse caso eles não são iguais) será justamente o patrimônio líquido.
    Além disso, no Balanço Patrimonial se apura superávit sim. É o caso do Superávit Financeiro, obtido a partir da diferença entre o ativo e o passivo financeiro.
    Espero ter ajudado ..
  • Lei 4320/64

     Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    V - O Saldo Patrimonial;

  • Demonstração das Variações Patrimoniais ----> Resultado patrimonial.

    Balanço patrimonial ------> Saldo patrimonial.

    O conceito do resultado patrimonial está certo, salvo quando ele cita balanço patrimonial, o qual demonstra o saldo patrimonial, e não o resultado patrimonial, conforme explicado acima.

    GABARITO: ERRADO.

  • O erro da questão está em: "resultado patrimonial do exercício", pois o BP apura saldo patrimonial.


    CUIDADO! o superávit ou déficit financeiro é apurado no BP e não no Balanço Financeiro (bancas adoram confundir isso).


    Fonte: Orçamento e Contabilidade Pública - Deusvaldo de Carvalho (pág. 606)

  • O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo). Resposta: Errado.


ID
96226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura e do fechamento da demonstração das variações patrimoniais (DVP), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A- CORRETO, Na DVP apuramos o Resultado Patrimonial do exercício (RPE).

    B- ERRADO. Mutações, tanto do ativo ou do passivo, são fatos permutativos e não alteram o resultado patrimonial.

    C-ERRADO. É o contrário. A assertiva traz as contas que compoem os acréscimos patrimoniais.

    D- ERRADO. O resultado patrimonial é apurado confrontado-se as Variações ativas com as Variações passivas.

    E- ERRADO. O resultado Patrimonial não representada a situação líquida de uma entidade. O RPE é apurado na DVP, já a situação líquida é apurada no balanço patrimonial

     

  • B- Está errado uma vez que as mutações passivas podem resultar de receitas correntes também. como, por exemplo: Recebimento da Dívida Ativa

  • Artigo 104 da lei 4.320/64 = A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as  alterações  verificadas  no  patrimônio,  resultantes  ou  independentes  da  execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. 
  • Favor, coloquem as questões online


ID
114991
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se o resultado apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais de uma entidade pública da administração direta é um superávit e essa mesma unidade recebeu uma transferência de bens no exercício, então é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o anexo XV da lei 4.320 a DVP considera tanto receita orçamentaria como a extra-orcamentaria no total variações ativas, sendo tranferencias de bens considerada incorporacao de bens afetando positivamente a situaçao liquida patrimonial independente da execução orçamentária.


ID
187090
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

1. Lançamento da previsão da receita e da fixação da despesa referente à aprovação do orçamento de uma entidade pública
com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 880.000,00.
2. Arrecadação de tributos no valor de R$ 763.000,00.
3. Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 10.000,00.
4. Operações de crédito para compra de bens imóveis no valor de R$ 120.000,00.
5. Empenho, liquidação e pagamento de despesas com: pessoal R$ 400.000,00, aquisição de imóveis R$ 415.000,00,
amortização da dívida fundada R$ 30.000,00.
6. Empenho e liquidação de despesas com juros e encargos da dívida fundada no valor de R$ 20.000,00.
7. Recebimento de cauções no valor de R$ 30.000,00.
8. Pagamento de restos a pagar no valor de R$ 400.000,00.
9. Baixa de bem móvel destruído por sinistro no valor de R$ 20.000,00.
10. Inscrição de tributos em dívida ativa no valor de R$ 27.000,00.

O resultado patrimonial do período foi

Alternativas
Comentários
  • Receita Orçamentária Despesa Orçamentária
    R$ 763.000,00 R$ 400.000,00
    R$ 10.000,00 R$ 415.000,00
    R$ 120.000,00 R$ 30.000,00
    R$ 20.000,00
    R$ 893.000,00 R$ 865.000,00
    R$ 28.000,00

    Mutação Ativa Mutação Passiva
    R$ 415.000,00 R$ 10.000,00
    R$ 30.000,00 R$ 120.000,00
    R$ 445.000,00 R$ 130.000,00
    R$ 315.000,00

    Var. Ativa I.E.O Var. Passiva I.E.O
    R$ 30.000,00 R$ 20.000,00
    R$ 27.000,00 R$ 30.000,00
    R$ 57.000,00 R$ 50.000,00
    R$ 7.000,00

    R$ 1.395.000,00 R$ 1.045.000,00
    Superávit R$ 350.000,00
    R$ 1.395.000,00
     

  • Va: 763 + 120 + 10 + 415 + 30 + 27 = 1365
    vp: 400 + 415 + 30 + 120 + 10 + 20 + 20 = 1015
    rp: 1365 - 1015 = 350  
  •  Eliminando os fatos permutativos, temos o seguinte:

     Variação ativa = 763.000 + 27.000 = 790.000

     Variação Passiva = 400.000 + 20.000 + 20.000 = 440.000

     
     Resultado Patrimonial = 790.000 - 440.000 = 350.000,00

ID
223099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações patrimoniais, que não se originam da execução orçamentária e que provocam modificações no patrimônio, diminuindo-o, são classificadas como

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. Uma superveniência ativa é um fato novo independente da execução orçamentária que aumenta o ativo, tais como: nascimento de semoventes, doações recebidas, inscrição da dívida ativa.

    b) Errado. Uma insubsistência ativa é um fato novo independente da execução orçamentária que reduz o passivo, tais como: cancelamento ou perdão de dívida passiva.

    c) Errado. Uma mutação da despesa é um fato permutativo dependente da execução orçamentária, tais como: pagamento de empréstimo, aquisição de bens móveis.

    d) Errado. As variações ativas independentes da execução orçamentária aumentam o patrimônio.

    e) Certo. As variações passivas independentes da execução orçamentária reduzem o patrimônio.
     
  • Ramiro,

    Na letra B está escrito insubsistência PASSIVA, e não ativa conforme o seu comentário.

    Acredito que a letra B também esteja correta.

  • Sergio Salomão,

    entendo que a letra b) não está correta.

    O enunciado diz "não se originam da execução orçamentária". Uma insubsistência passiva pode ou não decorrer da execução do orçamento. Como o enunciado não cita se é resultante ou independente da execução do orçamento, penso que somente a letra e) esteja correta mesmo. Além disso, a Cesgranrio já deu indícios em outras questões de que considera 'Insubsistências Passivas' como uma variação ativa (diminuição do passivo).


ID
230719
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A alteração de valor de qualquer elemento do patrimônio público, por alienação, aquisição ou dívida contraída, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B!

    Variações Patrimoniais:

    É a alteração de valor, de qualquer elemento do patrimônio público, por alienação, aquisição, dívida contraída, dívida liquidada, depreciação ou valorização, amortização, superveniência, insubsistência, efeito da execução orçamentária e resultado do exercício financeiro.

     Fonte: arquivos.unama.br/nead/.../aula_1_page1.html

  • MANUAL DE CONTABILIDADE

    APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    PARTE II – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS 
    02.04.00 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

     

    As variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

    Assim, todas as alterações ocorridas no patrimônio são denominadas Variações Patrimoniais e podem ser classificadas em:

    - Quantitativas;

    - Qualitativas;



    02.04.01 QUALITATIVAS

    1. Conceito

    Variações patrimoniais qualitativas são aquelas em que ocorrem permutações de mesmo valor dos elementos do Patrimônio, ou seja, as alterações do Patrimônio que não alteram o valor do Patrimônio Líquido. Como exemplos têm-se a compra de veículo e a contratação de operações de crédito, que são variações patrimoniais qualitativas, pois o que acontece, no primeiro exemplo, é a troca (permuta) de uma obrigação de pagar por veículo e, no segundo exemplo, é a entrada de caixa, advinda do empréstimo, em contrapartida a um registro de uma obrigação de devolução do empréstimo.

    Para mim há duas respostas: B e E. Todas situações propostas geram mutação patrimonial( alienação,aquisição e dívida contraída).


ID
234628
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a lei 4.320/64, a Demonstração de Variações Patrimoniais evidenciará:

Alternativas
Comentários
  •  

    Conforme expressa a L. 4.320/64:         

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    ALTERNATIVA CORRETA: A

  • Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    TODAVIA VALE RESSALTAR QUE DE ACORDO COM O NOVO MODELO DE DVP:

    1) OS FATOS PERMUTATIVOS EXTRARÇAMENTÁRIOS ( VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUALITATIVAS INDEPENDENTE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA) E

    2) FATOS ORÇAMENTÁRIOS PERMUTATIVOS ORIUNDOS DE RECEITAS E DESPESAS CORRENTES ( VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUALITATIVAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ORIUNDOS DE RECEITAS E DESPESAS CORRENTES).

    EIS AS NOVAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUE NÃO ESTÃO MAIS INCLUSAS NA DVP, NO NOVO MODELO


ID
234667
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada Entidade Pública apresentou os seguintes dados em sua Demonstração das Variações
Patrimoniais:


Despesas Correntes Realizadas - R$ 300.000,00
Despesas de Capital Realizadas - R$ 150.000,00
Receitas Correntes Realizadas - R$ 320.000,00
Receitas de Capital Realizadas - R$ 160.000,00
Cobrança da Dívida Ativa - R$ 80.000,00
Construção de Bens Imóveis - R$ 100.000,00
Baixa de Bens por obsolescência - R$ 30.000,00
Cancelamento de Restos a Pagar - R$ 80.000,00
Aquisição de Bens Móveis mediante compra - R$ 50.000,00
Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000,00
Superveniências Passivas - R$ 60.000,00
Superveniências Ativas R$ 40.000,00

Sabendo isso, apure:


O Resultado Patrimonial:

Alternativas
Comentários
  • VARIAÇÕES PATRIMONIAIS PASSIVAS (VPP)

    Despesas Correntes Realizadas - R$ 300.000,00 +
    Despesas de Capital Realizadas - R$ 150.000,00 +
    Baixa de Bens por obsolescência - R$ 30.000,00 +
    Cobrança da dívida ativa - R$ 80.000,00 +
    Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000,00 +
    Superveniências Passivas - R$ 60.000,00 

    = 740.000,00

     VARIAÇÕES PARTIMONIAIS ATIVAS (VPA)

    Receitas Correntes Realizadas - R$ 320.000,00
    Receitas de Capital Realizadas - R$ 160.000,00
    Cancelamentos de restos a pagar - R$ 80.000,00
    Construção de Bens Imóveis - R$ 100.000,00
    Aquisição de Bens Móveis mediante compra - R$ 50.000,00
    Superveniências Ativas R$ 40.000,00

     = 750.000,00

     

    VPA - VPP = 10.000 (SUPERÁVIT)

  •                                       VARIAÇÕES ATIVAS                                VARIAÇÕES PASSIVAS
    1. Receita Orçamentária   1. Despesa Orçamentária  
    1.1 Receitas Correntes Realizadas  R$            320.000,00 1.1 Desesa Correntes Realizadas R$         300.000,00
    1.2 Receitas de Capital Realizadas   R$            160.000,00 1.2 Despesa de Capital Realizadas  R$         150.000,00
           
           
    2. Mutações Ativas   2. Mutações Ativas  
    2.1 Construção de Bens Imóveis  R$            100.000,00 2.1 Cobrabça de Dívida Ativa R$           80.000,00
    2.2 Aquisição de Bens Móveis  R$              50.000,00 2.2 Alienação de Bens Imóveis  R$         120.000,00
           
           
    3. Independes de Execução Orçamentária   3. Independes de Execução Orçamentária  
    3.1 Cancelamento de Restos a Pagar  R$              80.000,00 3.1 Baixa de Bens R$           30.000,00
    3.2 Superveniência Ativa  R$              40.000,00 3.2 Superveniência Passiva R$           60.000,00
           
    TOTAL VARIAÇÕES ATIVAS  R$            750.000,00 TOTAL VARIAÇÕES PASSIVAS R$         740.000,00
    DEFICIT  R$                             -   SUPERAVIT R$           10.000,00
    TOTAL  R$            750.000,00 TOTAL R$       750.000,00
  • Esta questão não leva em conta NBCT 16.6 pela Resoução CFC nº 1.268/2009

    Temos que considerar que o resultado patrimonial é encontrado pelo confronto entre variações quantitativas aumentativas e diminutivas, logo temos que descarta do calculo as MUTAÇÕES ATIVAS E PASSIVAS,inclusive as receitas e despesas de capital, por não afetarem o patrimônio,ficando assim:

    VPA: 320.000+80.000+40.000 = 440.000 

    VPD: 300.000 +60.000+30.000 = 390.000 


    RP= VPA-VPD 

    RP= 440-390.000

    RP=  50.000


  • Apesar do ano da prova = 2010, salvo meu engano, ela não fala se DVP sob enfoque orçamentário (Lei 4320/64) ou Patrimonial (MCASP). "Shit"....


ID
234670
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada Entidade Pública apresentou os seguintes dados em sua Demonstração das Variações
Patrimoniais:


Despesas Correntes Realizadas - R$ 300.000,00
Despesas de Capital Realizadas - R$ 150.000,00
Receitas Correntes Realizadas - R$ 320.000,00
Receitas de Capital Realizadas - R$ 160.000,00
Cobrança da Dívida Ativa - R$ 80.000,00
Construção de Bens Imóveis - R$ 100.000,00
Baixa de Bens por obsolescência - R$ 30.000,00
Cancelamento de Restos a Pagar - R$ 80.000,00
Aquisição de Bens Móveis mediante compra - R$ 50.000,00
Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000,00
Superveniências Passivas - R$ 60.000,00
Superveniências Ativas R$ 40.000,00

Sabendo isso, apure:


O total das Mutações Patrimoniais Passivas:

Alternativas
Comentários
  • Cobrança da Dívida Ativa - R$ 80.000
    +
    Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000,00

    = 200.000,00

    LETRA C

     

  • As mutações patrimonias passivas são:

    Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000  +  Cobrança da Dívida Ativa - R$ 80.000 = R$ 200.000

    Obs:

    O cancelamento de restos a pagar não é Mutação Passiva. É uma VARIAÇÃO ATIVA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA, pois evidencia que se livrou de uma obrigação de maneira extra-orçamentária.

  • A mutação patrimonial ocorre quando a variação é nula, isto é, quando há uma entrada e uma saída de mesmo valor, não alterando o patrimônio, apenas modificando-o.

    A mutação passiva é também chamada de mutação da receita, uma vez que é passiva por constar em diminuição de patrimônio, com a consequente entrada de receita, como nos casos de alienações.

    As mutações patrimoniais passivas da questão foram corretamente observadas pelo colega abaixo: Alienação de Bens Imóveis e Cobrança da Dívida Ativa, pois nos dois casos havia um ativo que virou receita.


ID
234673
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada Entidade Pública apresentou os seguintes dados em sua Demonstração das Variações
Patrimoniais:


Despesas Correntes Realizadas - R$ 300.000,00
Despesas de Capital Realizadas - R$ 150.000,00
Receitas Correntes Realizadas - R$ 320.000,00
Receitas de Capital Realizadas - R$ 160.000,00
Cobrança da Dívida Ativa - R$ 80.000,00
Construção de Bens Imóveis - R$ 100.000,00
Baixa de Bens por obsolescência - R$ 30.000,00
Cancelamento de Restos a Pagar - R$ 80.000,00
Aquisição de Bens Móveis mediante compra - R$ 50.000,00
Alienação de Bens Imóveis - R$ 120.000,00
Superveniências Passivas - R$ 60.000,00
Superveniências Ativas R$ 40.000,00

Sabendo isso, apure:


O total das Variações Passivas Independentes da Execução Orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Baixa de Bens por obsolescência - R$ 30.000,00    +   Superveniências Passivas - R$ 60.000,00 = 90.000,00 LETRA D

  • Gente essa questão fiquei com uma dúvida se alguém puder tirar:

    Eu acertei, mais foi somando o valor do Cancelamento de Restos a Pagar(R$ 80.000,00) mais o superávit do Exercício(R$10.000,00)?

    O meu raciocinio foi correto ou foi pura sorte?

     

    Desde já agradeço a atenção.

     

    Bons Estudos

  • Luiz, foi pura sorte. Explico:

    O cancelamento restos a pagar é uma VARIAÇÃO PATRIMONIAL ATIVA ( AUMENTA O PL) INDEPENDENTE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (NÃO PREVISTA NA LOA).
    E o uso do Superávit nesta questão foi um VUDU que deu certo, mas nem sempre funciona...

    A questão pede as VPPIEO (Variações Passivas)

    VLW
  • Achei estranho considerar Superv. Passivas como VPIEO.

    Superveniências Passivas podem ser Orçamentárias tbm!! Não?

    Exemplo da aula do prof Glauber Mota:

    Liquidação de Empenhos ref. Salários a Pagar:
    Variação Passiva Orçamentária
    Superveniência Passiva


    Se alguém puder tirar minha dúvida enviando por msg direta ou por email, agradeço Muito! sergio.harger@gmail.com

    Abraços,

    SH.
  • Sergio, o significado literal de Superveniênica é "fato de vir depois", portanto, não pode ser previsto na LOA.

ID
241924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do impacto de determinados eventos na situação líquida patrimonial de determinada entidade pública, julgue o próximo item.

O registro do recebimento em doação de um veículo não afeta a situação líquida patrimonial, pois não caracteriza dispêndio de recursos para a incorporação do bem.

Alternativas
Comentários
  • na entidade doadora há um fato modificativo diminutivo e na entidade recebedora há um fato modificativo aumentativo.
  • GABARITO ERRADO.

    Há alteração da situação líquida, veja:

    Lançamento da doação pelo órgão recebedor:

    D- Veículo recebido em doação ( + Ativo)

    C- VPA (Variação ativa extraorçamentária).


ID
276925
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do resultado orçamentário apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP e no Balanço Orçamentário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A
    Ver comentário da questão nº 1 dessa página ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Contador)
  • A LETRA "A" NÃO PODE ESTAR CORRETA:
    O QUE DIFERE É O VALOR TOTAL DAS RECEITAS E DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS QUE SÃO MAIORES NA DVP EM RAZÃO DAS MUTAÇÕES.
    POIS AS MUTAÇÕES SERVEM PARA ANULAR RECEITAS E DESPESAS NÃO EFETIVAS.
    AGORA O RESULTADO FINAL ORÇAMENTÁRIO É O MESMO.
  • A Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP, evidencia as alterações ocorridas no patrimônio durante o exercício financeiro, resultantes ou independentes da execução orçamentária. A DVP revela o Resultado Patrimonial, que pode ser positivo ou negativo, dependendo do resultado líquido das variações passivas e ativas.

     

  • pensei da mesma forma que Vilmar
  • No Balanço Orçamentário, podemos ter variações no patrimônio do governo, mas com uma condição: devem acarretar em fluxos financeiros. Não há fluxo orçamentário, nem de receita nem de despesa, que no final das contas não vire um ingresso ou desembolso financeiro. A DVP pode demonstrar fluxos somente patrimoniais, sem impacto financeiro (ex: doação de bens recebida). Já no BO, sempre haverá fluxo orçamentário (ex: arrecadação de um tributo ou o pagamento de despesa com pessoal.


    Fonte: http://gnetoconcurseiro.blogspot.com.br/2010/10/enfoque-do-balanco-orcamentario-e-da.html

  • RESPOSTA A

    (Complementado)

    >>No balanço orçamentário, devem constar obrigatoriamente os(as) D) montantes da receita prevista por categoria econômica.

    #sefaz-al #questão.respondendo.questões 


ID
278980
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na estrutura da demonstração das variações patrimoniais, assinale a alternativa que corresponde à correta classificação do fato indicado.

Alternativas
Comentários
  • A)ERRADA- Toda baixa da dívida ativa é uma Variação Patrimonial Ativa Independe da Execução Orçamentária
    C)ERRADA- Construção de imóveis são despesas de capital-grupo de natureza “Investimentos”
    D)ERRADA- A prescrição da dívida passiva, a exemplo dos restos a pagar decorridos os 05 anos, gera uma Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária;
    E)ERRADA-Concessão de empréstimos constitui mutação patrimonial da despesa.
  • Só uma pergunta: sendo a dívida ativa um direito do Ente, a baixa deste direito não seria uma Variação Patrimonial Passiva Independe da Execução Orçamentária, visto que haveria redução do ativo?

    Corrija-me se eu estiver errado.

    Abraços.
  • Concordo com o seu entendimento Carlos.
    Será que alguem poderia esclarecer esta questão!
  • É isso mesmo colegas!!
    O Themis deve ter digitado errado sei lá.
    É Variação Patrimonial Passiva Independe da Execução Orçamentária. Ok
    Gabarito: letra B
  • Análise das alternativas 
    a)Baixa de dívida ativa inscrita constitui mutação patrimonial passiva
    Sob o enfoque patrimonial,a baixa de dívida ativa inscrita provoca uma diminuição  no ativo de determinada entidade do setor público,pela redução no saldo de créditos a receber oriundos de dívida ativa,gerando uma variação passiva independente de execução orçamentária deniminada de decréscimo patrimonial.
    Sistema Patrimonial
    D = Decréscimo Patrimonial      R$ 50.000,00
    C = Dívida Ativa                                     R$ 50.000,00

    b)Desincorporação de bens por doação é variação passiva independente da execução orçamentária
    A doação de determinado bem provoca uma diminuição no ativo do ente público em decorrência da baixa do bem doado,gerando uma variação passiva independente de execução orçamentária denominada de Decréscimo Patrimonial
    Sistema Patrimonial
    D = Decréscimo Patrimonial       R$ 50.000,00
    C = Bem doado                                              R$ 50.000,00

    c) Construção de imóvel é uma receita de capital
    A construção de imóvel provoca o surgimento de gastos com os materiais necessários para a concretização de tal fato.Tais gastos são considerados como despesas de capital na modalidade investimento e não como uma receita de capital.
    d)
    Prescrição de dívida passiva é classificada como variação ativa resultante da execução orçamentária
    A prescrição de dívida passiva provoca uma diminuição no passivo do ente público pela baixa de uma obrigação que prescreveu,gerando uma variação ativa independente de execução orçamentária chamada de Acréscimo Patrimonial.
    Sistema Patrimonial 
    D = Dívida Passiva                                                  R$ 50.000,00
    C = Acréscimo Patrimonial(Prescrição de Dívida)                                R$ 50.000,00
    e) Concessão de empréstimo constitui mutação patrimonial da receita
    A concessão de empréstimo provoca um aumento no ativo da entidade do setor público pelo registro de créditos a receber derivados de tal empréstimo(operações de crédito) e uma variação patrimonial ativa chamada de mutação ativa ou mutação patrimonial da despesa,por ser decorrente da execução de uma despesa não-efetiva.
    Sistema Patrimonial
    D = Operações de Crédito - empréstimo concedido a receber    R$ 50.000,00
    C = Mutação Ativa                                                                                                     
    R$ 50.000,00
    Sistema Financeiro
    D = Despesa de Capital        R$ 50.000,00
    C = Disponível                                             R$ 50.000,00
    Sistema Orçamentário
    D = Crédito Empenhado a Liquidar    R$ 50.000,00
    C = Crédito Disponível                                       R$ 50.000,00
    Alternativa correta - letra B


  • O erro na questão "A" esta em dizer que é uma MUTAÇÃO PATRIMONIAL PASSIVA, quando na verdade é uma VARIAÇÃO PATRIMONIAL PASSIVA INDEPENDENTE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.


ID
312778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, a demonstração das variações
patrimoniais (DVP) deve evidenciar as alterações verificadas no
patrimônio, resultantes ou não da execução orçamentária, e indicar
o resultado patrimonial do exercício. No que se refere a essa
demonstração, julgue os itens subsequentes.

Independentemente de representar superávit ou déficit, o saldo patrimonial apurado na DVP afeta o item referente ao saldo patrimonial representado no balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • O CESPE está de brincadeira!!! Na DVP apura-se o resultado patrimonial e não o saldo patrimonial que é apurado no BP. É claro que o resultado patrimonial apurado na DVP vai ser representado no BP. Na questão Q26643, também do CESPE, o erro da questão é justamente essa troca de "saldo" para "resultado". Parece que está de sacanagem!
  • Claro que afeta! O DVP é equivalente ao DRE da Lei 6.404/76. Veja o que diz a lei:
    Art. 104. da
    Lei nº 4.320-1964: A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
  • Concordo com o Daniel, mas quando vi que era uma questão para técnico, então resolvi marcar verdadeiro
  • DVP -  RESULTADO PATRIMONIAL

    BP - SALDO PATRIMONIAL

    BF - RESULTADO FINANCEIRO

    BO - RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
  • Concordo com Daniel. Em um kg de questões, o erro está justamente no termo usado.

    Regra geral...

    SALDO - BP

    RESULTADO - DVP


    No BP:

     

       Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: 

            I - O Ativo Financeiro; 

            II - O Ativo Permanente; 

            III - O Passivo Financeiro; 

            IV - O Passivo Permanente; 

            V - O Saldo Patrimonial;

    Na DVP

     

            Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações 

    verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará 

    o resultado patrimonial do exercício. 

  • Independente da prova ser pra Técnico, nada justifica o CESPE considerar essa questão certa.
    O RESULTADO patrimonial é apurado na DVP,  o qual afeta o SALDO patrimonial do BP.

    A troca da expressão resultado por saldo é a pegadinha mais clássica.
    Quem fica atento é quem perde a questão.
    Lamentável, CESPE.
  • A cesp cancelo isso ?

  • Isso não é uma prova, é uma loteria. #BancaSemNocao.

  • Gabarito ABSURDO!!


    Fruto da nova jurisprudência cespeana!

  • Tá de brinks.

  • Mais uma pro rol das questões absurdas do Cespe....afff!

  • A única explicação para que a questão esteja correta é que a Cespe considerou sinônimos saldo e resultado. Realmente o significado de saldo é o mesmo que resultado.

     

    Dicionário

    saldo1substantivo masculino, cont diferença entre duas somas de débito e de crédito que as iguala ou fecha.

     

    Quando se apura o resultado patrimonial, que é a diferença das VPD`s( débitos) e VPA`s(créditos), vemos a definição de saldo.

     

    Embora não concorde com a Cespe, por ser desleal ao aluno, ela pode se fundamentar no significado da palavra.

     

    Bons estudos!

     

  • Questão muito mal elaborada. Foráção de barra da CESPE. Se tivessem dito "o saldo patrimonial do BP, apurado na DVP" era outra história.

  • MCASP 7:


    "O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações

    patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo

    patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício."


ID
315760
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Demonstração das Variações Patrimoniais, o superávit patrimonial ocorre quando as

Alternativas
Comentários
  • O Resultado Patrimonial é apurado na DVP

    Logo, a diferença Positiva entre as Variação Ativas e as Variações Passivas constitui o Superávit Patrimonial .
  • Só ressaltando aos amigos que: No modelo anterior de DVP o Resultado Patrimonial do Exercício era apurado pela diferença entre as Variações Patrimoniais Ativas e Passivas.

    Agora, de acordo com o novo modelo o Resultado Patrimonial é apurado pelo confronto das Variações Quantitativas Aumentativas pelas Variações Quantitativas Diminutivas.


  • Caso o total das variações patrimoniais aumentativas sejam superiores ao total das variações patrimoniais diminutivas, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

  • Luiz Barros, essa sua informação me foi bastante útil, muito obrigado. Frequentemente errava essas questões mais antigas de DVP.


ID
328579
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à demonstração das variações patrimoniais, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia dizer porque a letra D não está correta? Obrigada
  • Obtenção de Emprestimo é uma MUTAÇÃO PASSIVA.
    Fonte: Manual Completo de Contab Publica - Deusivaldo Carvalho
  • CUIDADO COM A LETRA "A"
    O ENUNCIADO REFERE-SE A REINSCRIÇÃO DE UMA DÍVIDA.  E NÃO DÍVIDA ATIVA.
    A REINSCRIÇÃO DE UMA DÍVIDA QUER DIZER QUE O ENTE PÚBLICO VAI TER QUE PAGA-LÁ.
    COMO É REINSCRIÇÃO É UMA VARIAÇÃO PASSIVA INDEPENDENTE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
  • a) Correto. É uma superveniência passiva, fato novo que passa a existir, não previsto no orçamento. Variação Passiva Independente da Execução Orçamentária;

    b) Errado. É uma superveniência ativa, fato novo que passa a existir, não previsto no orçamento. Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária;

    c) Errado. É uma interferência passiva independente da execução orçamentária, que apresenta valores oriundos da movimentação financeira e de bens.

    d) Errado. Obtenção de um empréstimo é uma variação passiva resultante da execução orçamentária, sendo uma mutação patrimonial passiva. Acarreta o reconhecimento da dívida.

    e) Errado.  Mutação Patrimonial.
     
  • d) A obtenção de um empréstimo é uma variação ativa resultante da execução orçamentária.

    A "Obtenção de empréstimo" configura-se como uma receita de capital não efetiva. Destarte, devido, no momento da obtenção desta receita, haver o reconhecimento de uma obrigação de pagar (pagar o empréstimo), esta representa uma mutação passiva. 

    A título de informação, todas as mutações patrimoniais são resultantes de execução orçamentária. 
  • Só complementando...

    e) Resgate de um empréstimo concedido é uma receita de capital (amortização de empréstimos), portanto é classificado no DVP como uma mutação passiva, ou seja, variação passiva resultante da execução orçamentária, daí o erro do item.

  • A partir do próximo exercício financeiro (2015) não existirá mais mutação patrimonial da despesa.

  • Com relação à demonstração das variações patrimoniais, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964, assinale a alternativa correta?

     a) - A reinscrição de uma dívida constitui uma variação passiva independente da execução orçamentária.

  • Só complementando, existe vacina para HAV e HBV


ID
329749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere que a lei orçamentária anual do primeiro exercício
financeiro de determinada entidade do setor público tenha sido
aprovada no valor de R$ 100.000,00, sendo previstas receitas
fixadas e despesas de igual valor, e que tenham sido registrados
apenas os seguintes eventos contábeis durante esse exercício
financeiro:
a) arrecadação de impostos no valor de R$ 85.000,00;
b) compra de veículo à vista no valor de R$ 34.000,00, com
recebimento imediato do bem;
c) empenho e liquidação da folha de pessoal do exercício no
valor de R$ 42.000,00, inscrita em restos a pagar.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a
seguir, relativos ao fechamento de balanços públicos desse exercício
financeiro de acordo com a Lei n.º 4.320/1964.

O resultado patrimonial do exercício foi superavitário em R$ 9.000,00, tendo em vista que, no setor público, a compra do veículo afeta negativamente a apuração do resultado.

Alternativas
Comentários
  • Comentários do Professor Igor Oliveira.....

    0 resultado patrimonial do exercício é a diferença entre as variações ativas e passivas. RPE = VA - VP. RPE = 85 + 34 - (34 + 42) = 43.000. Assim, a questão possui dois erros: 1 - o RPE é 43.000, não 9.000. 2 - a compra do veículo não afeta o RPE, pois é fato permutativo.
  • Não tenho certeza absoluta do meu raciocínio, mas não concordo que seja SALDO patrimonial.

    Para mim, a questão trata de um DVP. Assim, o correto seria mesmo RESULTADO patrimonial - diferença entre variações ativas e passivas. 

    VA                VP
    85                 34
    34                   42
    ----
    119                76

    VA-VP = 43 resultado patrimonial superavitário.
  • Olá Belízia,
    Justamente por isso.
    Trata-se de uma DVP e o item fala em RESULTADO PATRIMONIAL e não em saldo patrimonial, conforme você deu a entender em seu comentário.
    Sigamos persistentes.

  • Bem, quando a questao falou em resultado patrimonial eu parei de ler, talvez por preciosismo meu,mas deveria ser saldo patrimonial, apurado no balanço patrimonial.


ID
330505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que a contabilidade pública dispõe de regras
próprias, em muitos casos diversas das referentes à contabilidade
comercial, julgue os itens a seguir.

A diferença entre o resultado apurado pelo balanço orçamentário e o resultado apurado pela demonstração das variações patrimoniais é representada pelas contas de mutações ativas e passivas.

Alternativas
Comentários
  • BO = RO – DO
    DVP = (VAREO + MA + VIEO) – (VPREO + MP + VPIEO).

    Nesse caso, só seria verdadeiro, SE as VAIEO e VPIEO fossem zero, mas isso não foi mencionados na questão.
  • Não sei porque a questão está certa ¬¬
  • Realmente no que tange à parte ORÇAMENTÁRIA, a única diferença seriam realmente as mutações ativas e passivas.

    Entretanto o CESPE não deixou isso claro, os pobres concurseiros erraram (pois não tem bola de cristal pra advinhar o que eles querem) e eles nem se quer mudaram o gabarito....santa paciência...
    Gabarito definitivo do CESPE: correto.

    Questão péssima. Não mede conhecimento.

    Obs: A questão 92306 é igual a essa, sendo da banca ESAF, concurso CVM 2010, que especifica claramente que a pergunta se refere ao Resultado ORÇAMENTÁRIO, ou seja, melhor elaborada.
  • FRANCAMENTE, NÃO VEJO SENTIDO NESSA AFIRMAÇÃO, SENÃO VEJAMOS:

    RESULTADO APURADO PELO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO - PODE SER SUPERÁVIT OU DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO
    RESULTADO APURADO PELA DVP - SUPERÁVIT U DÉFICIT PATRIMONIAL

    CONSIDERANDO QUE MUTAÇÕES ATIVAS E PASSIVAS SÃO RESPECTIVAMENTE MUTAÇÕES DA DESPESA E DA RECEITA, COMO EU REPRESENTARIA A DIFERENÇA ENTRE O SUPERÁVIT (OU DÉFICIT) ORÇAMENTÁRIO E SUPERÁVIT (OU DÉFICIT) PATRIMONIAL NAS MUTAÇÕES ATIVAS E PASSIVAS?

    DESCULPEM-ME MAS NÃO VEJO LÓGICA NISSO... :(  MEUS CONHECIMENTOS DE CONTADOR (DE HISTÓRIA RSRS) NÃO ALCANÇAM!

    PARA MIM, QUESTÃO MUITO MAL FORMULADA
  • E onde estão as variações independentes da execução orçamentária no balanço orçamentário?

    Até onde sei o balanço orçamentário compara a receita prevista com a receita arrecadada e a depesa fixada com a despesa empenhada.

    Desse modo o que for extra-orçamentário fica fora do B.O, então a diferença não seria unicamente as mutações.

  • VE A ELE E I ME   CE O EME   TE A ENE TE A   ESSE I GE ELE A !!!

    Desculpem ... foi só para descontrair.

    Bons estudos.

    Valei-me com tanta sigla.
  • O professor Igor Oliveira, do Ponto, explica assim:
    A questão ficou incompleta, mas o que ela quis dizer foi que a diferença do resultado orçamentário apurado no BO e o resultado patrimonial decorrente da
    execução orçamentária, apurado na DVP, são as mutações.
     
  • Questão mal elaborada. Já que não foi anulada, o negócio é esquecer e partir para outra.

  • Questão para deixar em branco.


ID
333556
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O resultado patrimonial do ente público no exercício financeiro corrente é apurado

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.6
    A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.
    (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)
  • Balanço Financeiro - Resultado Financeiro
    Balanço Patrimonial - Saldo Patrimonial
    Balanço Orçamentário - Resultado Orçamentário
    Demonstração das Variações Patrimoniais - Resultado Patrimonial
    Balanço Econômico - Resultado Econômico
    • RESPOSTA LETRA D
    • a) no Balanço Financeiro:  Demonstrará a receita e a despesa orçamentárias, Recebimentos e Pagamentos extra-orçamentário.
    • b) no Balanço Patrimonial: Ativo e Passivo Financeiro e Permanente, Saldo Patrimonial, Contas de Compensação.
    • c) no Balanço Orçamentário: Despesas e Receitas prevista em confronto com as realizadas
    • d) na Demonstração das Variações Patrimoniais: Evidenciara as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
    • e) no Balanço Econômico: Evidenciará as variações patrimoniais resultantes ou não da execução orçamentária e demonstrará o resultado econômico do exercício"
    • Todos os conceitos estão na lei 4320/64
  • Bom , vamos dar uma resumida e ser mais objetivo...

    Pra essa questão só é preciso uma pitada de atenção!


    1° O quesito falou em RESULTADO PATRIMONIAL.

    NÃO CONFUNDA  RESULTADO PATRIMONIAL  COM RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO;

    3° QUANDO FALAR RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO É DVP

    4° QUANDO FALAR RESULTADO PATRIMONIAL É BALANÇO PATRIMONIAL



    FICA A DICA !

  • Há uma orientação dada na Q240397 diferente da exposta acima:


    Não confundir com o resultado patrimonial que é evidenciado na DVP(demonstração das variações patrimoniais)

    Saldo Patrimonial = Balança Patrimonial

    Resultado Patrimonial = DVP


    Afinal, qual a diferença entre saldo patrimonial, resultado patrimonial e resultado patrimonial do exercício? E onde eles são evidenciados?

  • Caro caio!
    O saldo patrimonial evidência uma posição mais estática, ou seja, é realmente o saldo apurado naquele momento e o resultado seria mais dinamico, tendo em vista que o resultado demonstra uma apuração de todo exercício. 
  • SALDO Patrimonial: BP

    Resultado Patrimonial: DVP

    • a) no Balanço Financeiro->Resultado Financeiro

    • b) no Balanço Patrimonial-> Saldo Patrimonial e calcular o superávit financeiro

    • c) no Balanço Orçamentário-> Resultado Orçamentário

    • d) na Demonstração das Variações Patrimoniais-> Resultado Patrimonial


  • 25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício. (Alterado pela NBC T 16.6 (R1))

  • Gabarito: Letra D

    • Lei 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm

    • Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 447

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)17 evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484

    • Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) - Página 22

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/04/24184257/NBCASP.pdf


ID
378748
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração das Variações Patrimoniais, exigida na Lei Federal no 4.320/64, evidenciará as alterações verificadas no patrimônio resultantes

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o plasmado no art. 104 da Lei nº 4320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    O resultado patrimonial do exercício é obtido pela diminuição entre o total das variações ativas e o total das variações passivas.


    • a) ou independentes da execução orçamentária e indicará o resultado patrimonial do exercício.
    • b) ou independentes da execução orçamentária (DVP) e indicará o resultado financeiro do exercício (BF).
    • c) da execução orçamentária e da extraorçamentária (BF).
    • d) da execução orçamentária(BF) e dos créditos suplementares.
    • e) ou independentes da execução orçamentária (DVP) e indicará o resultado orçamentário e extraorçamentário (BF)


ID
401857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da contabilidade governamental e das variações
patrimoniais, julgue os itens seguintes.

O cancelamento da prestação de um serviço, cujo empenho foi inscrito na unidade gestora como restos a pagar não processado, é classificada como uma variação ativa independente da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • O que é uma variação ativa independente da execução orçamentária?

    São fatos de natureza extra-orçamentária que provocam alterações sempre de forma ativa no patrimônio, seja pelo aumento do ativo ou pela diminuição do passivo, mas que, no entanto, não foram previstos no orçamento.
    Elas são classificadas em 3 categoria:

    1. Superveniências ativas.
    2. Insubsistências passivas - fato novo que deixa de existir, (no caso da questão - cancelamento da prestação de um serviço) isso não estava previsto no orçamento e provoca uma diminuição do passivo. Ou seja, aumento do ativo.
    3. Interferências ativas.
  • Observe que só é possível cancelarmos uma despesa empenhada que não foi liquida / processada. Se ela foi liquidada (feita a verificação da importância a ser pagar, a quem se deve pagá-la e o objeto do que se deve pagar) já era. O poder Público será obrigado a quitá-la, já que o fornecedor cumpriu com a sua parte do contrato. Nesse caso foi citada uma despesa não processada (que não foi feita a liquidação) e que, por algum motivo (às vezes o fornecedor não entregou o pedido) será cancelada. Foi dito restos a pagar. Essa é uma rotulagem que usamos para um compromisso que teve parte do orçamento congelada para honrá-lo no ano subsequente. A Lei 4.320 diz que pertencem ao exercício (2019) as despesas nele legalmente empenhadas. Assim, se em 2020 efetuamos um cancelamento dessa despesa, ela não afeta o exercício corrente (2020) porque, como dito, a despesa foi empenhada em 2019 e isso a atrela à tal exercício. Assim, não gera uma variação no orçamento do exercício de 2020 (tem caráter extra-orçamentário), apesar de gerar efeito contábil como explicado pela colega Ana (pois nos livramos de uma dívida inscrita na conta passivo e liberamos dinheiro do caixa), razão pela qual é uma variação ativa (impactou positivamente o patrimônio) que, novamente, independe do orçamento (execução orçamentária).

    Resposta: Certo.


ID
402466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à Lei n.º 4.320/1964, e desdobramentos e os reflexos na contabilidade pública, julgue os itens a seguir.

Considere que, na demonstração das variações patrimoniais de um ente público, as receitas orçamentárias somem R$ 2.600.000,00 e as despesas orçamentárias, R$ 2.750.000,00 e que as mutações patrimoniais da receita somaram R$ 1.650.000,00 e as da despesa, R$ 1.400.000,00. Nessa situação, o saldo das variações ativas e passivas resultantes da execução orçamentária é de R$ 100.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    Mutação da Despesa = Mutação Ativa
    Mutação da Receita = Mutação Passiva 
    Resultado Patrimonial = Variações Ativas – Variações Passivas = Variações Ativas  Orçamentárias e Extra-Orçamentárias – Variações Passivas Orçamentárias e ExtraOrçamentárias. 
    VAO = receita orçamentária + interferência ativa orçamentária + mutação ativa = 2.600.000 + 1.400.000 = 4.000.000. 
    VPO = despesa orçamentária + interferência passiva orçamentária + mutação passiva =  2.750.000 + 1.650.000 = 4.400.000 
    VAO – VPO = 4.000.000 – 4.400.000 = - 400.000.




    Fonte: 
    PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA - Ponto dos concursos. 
  • Então, mutação seria relacionada com a natureza da conta, contas do ativo tem sua natureza devedora e o conceito de mutação de contas de natureza devedora (da receita) se denomina mutação passiva, e as mutações de contras do passivo (da despesa), de natureza credora, são denominadas mutações ativas. Seira este o raciocínio ?
  • Essas nomenclaturas decorrem das seguintes observações:

    Quando se vende um ativo imobilizado, por exemplo, há ingresso de recursos financeiros. Ocorre que esse ingresso é acompanhado da baixa do respectivo imobilizado. Essa baixa é uma mutação passiva relacionada com uma receita, por isso denominada Mutação Patrimonial da Receita.
    Quando se compra um ativo imobilizado, por outro lado, a saída de recursos financeiros é acompanhada do registro do bem (mutação ativa). Assim, essa mutação será denominada Mutação Patrimonial da Despesa, que nada mais é do que uma mutação ativa.

    Espero ter ajudado
    Abs

ID
439765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das operações de encerramento de exercício, dos
restos a pagar e das demonstrações contábeis no setor
público, julgue os itens subsequentes.

O resultado patrimonial do exercício corresponde à diferença entre o total das variações ativas — orçamentárias e extraorçamentárias — e o total das variações passivas — orçamentárias e extraorçamentárias. Se houver superavit, este deverá ser acrescido ao saldo patrimonial, do lado do passivo, no balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que a função da DVP é justamente evidenciar as alterações no patrimônio. Assim, fica claro que o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial, que fica do lado do passivo, deverá ser explicado pelas variações ativas e passivas na DVP,
  • Não entendi.
    O item não falou que seria no Balanço Patrimonial?
    E até onde eu sei, no BP, não calculamos o resultado patrimonial, mas o saldo patrimonial.
    O Resultado Patrimonial seria calculado na DVP.
  • Achei a explicação. Item realmente está CORRETO.
    O professor Igor Oliveira, do Ponto, explica esse item.
    Basicamente o Resultado Patrimonial da DVP é transportado para o Saldo Patrimonial do BP.
    Vejam explicação na integra:
    Resultado Patrimonial = VAO + VAEO – VPO – VPEO. O resultado patrimonial apurado na DVP é transportado para o Saldo Patrimonial do BP. Se positivo, o
    Saldo Patrimonial é chamado de Ativo Real Líquido e evidenciado no lado do Passivo. Se negativo, é chamado de Passivo Real a Descoberto e evidenciado no lado do Ativo.
  • Vejam essa questão:
    Q199209
    Por meio do balanço patrimonial, é apurado o resultado do exercício a ser transferido para a demonstração das variações patrimoniais.
    Ela está errada, justamente por ser o contrário. Transfere-se o resultado patrimonial da DVP para o Balanço Patrimonial.


     
  • AO LADO DO PASSIVO E NÃO NO PASSIVO!!!!!!  CUIDADO!!!!!! INTERPRETAÇÃO

  • Questão boa para revisar


ID
440257
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Prefeitura de Feliz Belo encerrou o exercício de 2008 com receita no valor de 280, despesas empenhadas no valor de 250 e despesas pagas no valor de 190. Das receitas, 200 eram efetivas e das despesas, 30 eram de mutações. Nesse exercício, foram registradas Variações Ativas e Passivas independentes de execução orçamentária nos valores de 10 e 14, respectivamente. O resultado patrimonial dessa Prefeitura nesse exercício foi um

Alternativas
Comentários
  • Receitas Orçamentárias - 280
    Despesas Empenhadas - (250)
    Receitas Não efetivas 280 - 200 = (80)
    Despesas por Mutação = 30
    VAIEO = 10
    VPIEO = (14)

    DÉFICIT DE 24
  • Resultado patrimonial =VPA-VPD

    VPA=  200 (considera-se apenas as receitas efetivas)

    VPD= 220 (despesas empenhadas - mutações)

    Logo:

    RP: (200 + 10) - (220 + 14)

    RP: 210- 234 = - 24

  • Complicado! Estou um pouco confuso. Segundo o Professor Francisco Glauber, quanto ao Tema Demonstrações das Variações Patrimoniais, diz:


    "As alterações patrimoniais são divididas em orçamentárias e extraorçamentárias. As orçamentárias incluem as decorrentes da execução do orçamento da receita e da despesa, que são os montantes referentes à arrecadação da receita corrente e de capital, à liquidação da despesa corrente e de capital e ainda a inscrição de empenhos não liquidados em restos a pagar não processados." grifou-se. Pagina 523, Contabilidade Aplicada ao Setor Público - 1ª Edição, Coleção Gestão Pública.


    Vejam, pelo entendimento da leitura do trecho dessa obra, podemos entender que a despesa na DVP é registrada pela sua Liquidação e não pelo Empenho.



  • Errei a questão porque acrescentei 60 no lado das variações ativas, por causa dos Restos a Pagar. No entanto, essa inscrição é feita no BALANÇO FINANCEIRO, nas receitas extraorçamentárias, E NÃO na DVP.


ID
440845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Suponha que, ao final do exercício, um ente público apresente os seguintes saldos.

receita orçamentária: .................... R$ 480.000,00
despesa orçamentária: ................... R$ 530.000,00
mutações patrimoniais da receita: .......... R$ 310.000,00
mutações patrimoniais da despesa: ......... R$ 360.000,00

Acerca das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público e com base nos dados acima, julgue o item a seguir.

O resultado patrimonial do exercício, considerando-se apenas as variações patrimoniais resultantes da execução orçamentária, foi de R$ 50.000,00 (deficit).

Alternativas
Comentários
  • VARIAÇÕES ATIVAS                          VARIAÇÕES PASSIVAS
    Receita Orçamentária           480       Despesa Orçamentaria          530
    Mutação Ativa (da despesa) 360       Mutação Passiva (da receita) 310
    TOTAL                                  840       TOTAL                                   840
     Logo o resultado é 0 (zero).
  • Foi otimo o seu comentario...
  • Basta lembrar que as mutações são SEMPRE resultantes da execução orçamentária.
  • Fiquei com dúvida:
    As mutações patrimoniais (ativas e passivas) não afetam o resultado patrimonial do exercício. Assim, o valor das mutações da despesa (ou mutações ativas) que poderia ser, por exemplo, a aquisição de um bem, implicaria o aumento no ativo permanente e em contraparida uma despesa no mesmo valor. Portanto, não afetaria o resultado patrimonial. Desta forma, entendo que o valor das mutações (ativas e passivas) na questão em comento já deveriam estar incluídas no valors da despesa e receita orçamentarias, o que tornaria a resposta da questão "CERTO".
    Por que a questão (CESPE) não considerou isso? Já vi questões muito parecidas da FCC em que os valores das mutações não foram considerados no cálculo do RPE... Acho que a CESPE comeu bola.
    Abraços,
  • Cláudio, a mutação em si serve para compensar o efeito das receitas e despesas orçamentárias. No seu exemplo, a compra de um imóvel gera uma despesa orçamentária (afetando negativamente o patrimônio) e uma mutação ativa - incorporação de ativo (afetando positivamente o patrimônio). Portanto, o efeito permutativo da transação é causado pela compensação das duas variações.
  • Com o novo PCASP que será implantado em 2015 acabou essa história de Mutação Patrimonial, portanto, a questão está desatualizada.

  • VARIAÇÕES ATIVAS                                                                                               VARIAÇÕES PASSIVAS.....
    receita orçamentária: .................... R$ 480.000,00 
    mutações patrimoniais da despesa: .R$ 360.000,00                           despesa orçamentária: ......................... R$ 530.000,00 
                                                                                                                  mutações patrimoniais da receita: ........ R$ 310.000,00 

                                                                                                                 TOTAIS............................................................840,000,00   TOTAIS.............................................R$....840,000,00
    Acerca das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público e com base nos dados acima, julgue o item a seguir.

    O resultado patrimonial do exercício, considerando-se apenas as variações patrimoniais resultantes da execução orçamentária, foi de R$ 50.000,00 (deficit). RESPOSTA: ZERO............

  • com a NBCT 16 as mutações nao fazem mais parte da DVP. Hoje esta questao estaria correta.

  • O "XIS" da questão é tentar perceber se trata da DVP Lei 4320/64 (Rec/Desp Orç. +- Variações Dependentes/Independ. da execução orçamentária) OU MCASP. Nesta questão tratou daquela.

    Bons estudos.


ID
444151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relativamente aos balanços públicos, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens a seguir.
I O balanço orçamentário demonstrará as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas.
II No balanço financeiro, os restos a pagar do exercício serão computados na despesa extraorçamentária para compensar a sua inclusão na despesa orçamentária.
III A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio e indicará o saldo patrimonial do exercício.
IV Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações que mediata ou indiretamente possam vir a afetar o patrimônio.
Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A único item incorreto é o II:

    Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária

  • CORRETO: B

    Além do Item II, o ITEM III também encontra-se incorreto, isto porque o SALDO PATRIMONIAL é evidenciado no Balanço Patrimonial.
    Na DVP é demonstrado o RESULTADO PATRIMONIAL.
  • Me perdoem os dois colegas acima, mas vocês estão totalmente equivocados.
    O item II dessa questão está completamente correto.

    Art. 103 da Lei 4.320/64
    Parágrafo Único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    O gabarito correto seria I, II e IV.
    Questão anulada.
  • AO COLEGA ACIMA

    O ITEM II:ESTÁ FALANDO NAS  DESPESAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS E NNÃO EM RECEITAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS..
  • Para mim a alternativa correta seria a B, porém não entendi o porquÊ da banca ter anulado.

    I- O balanço orçamentário demonstrará as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas. - CORRETO 

    A Lei 4.320/1964 prevê a elaboração do Balanço Orçamentário6 e dispõe que ele demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

     

    II- No balanço financeiro, os restos a pagar do exercício serão computados na despesa extraorçamentária para compensar a sua inclusão na despesa orçamentária. ERRADO. não é na despesa e sim na RECEITA.

    Art. 103 Lei 4.320/64 - Parágrafo Único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. 

     

    III- A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio e indicará o saldo patrimonial do exercício. ERRADO é apurado o RESULTADO e não o SALDO.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

     

    IV- Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações que mediata ou indiretamente possam vir a afetar o patrimônio. CORRETO

    Art. 105, VI, parágrafo 5º. Da Lei No. 4320/1964. Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio. Faz parte do BALANÇO PATRIMONIAL.


ID
524197
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei 4.320, de 1964, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o Ativo Permanente, demonstrado no Balanço Patrimonial, compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.  § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa, lei 4320/64.

    Gabarito E
  • Gabarito Correto Letra "E"

    Segue artigos conforme a Lei 4.320/64:

    a) Correta, conforme Artigo 103º
    b) Correta, conforme Artigo 104º
    c) Correta, conforme Artigo 103º, Parágrafo Único
    d) Correta, conforme Artigo 102º
    c) Incorreta, conforme Artigo 105º, Parágrafo 2º


ID
597634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca de balanços e demonstrações das variações patrimoniais
exigidas pela Lei nº 4.320/1964, julgue os itens subsequentes.

Por meio do balanço patrimonial, é apurado o resultado do exercício a ser transferido para a demonstração das variações patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:
    A banca quis confundir invertendo os demonstrativos, senão vejamos: Conforme a Lei 4320:


    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:
    .
    .
    V - O Saldo Patrimonial;

    Assim, na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), apuramos o resultado patrimonial, que é compõe o Balanço Patrimonial em seu Patrimonio líquido.
  • É o contrário!
  • Vejam essa qustão que evidencia que é justamente o contrário:
         Q146586
    O resultado patrimonial do exercício corresponde à diferença entre o total das variações ativas — orçamentárias e extraorçamentárias — e o total das variações passivas — orçamentárias e extraorçamentárias. Se houver superavit, este deverá ser acrescido ao saldo patrimonial, do lado do passivo, no balanço patrimonial.
    CORRETA.
    Ou seja, é o resultado petrimonial da DVP que pode ser acrescido al saldo patrimonial do Balanço Patrimonial.

     
  • Questão de BP E DVP  no meio de  BO.... Aconselho alteração para melhor didática de quem está estudando.


    Abs


ID
601894
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as demonstrações contábeis previstas no capítulo IV, do Título IX da Lei nº 4.320/64, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resp. C

    Porque no BP apura-se o SALDO PATRIMONAL, já o RESULTADO PATRIMONIAL é apurado na DVP, segundo a Lei 4.320/64
  • Bom, vamos analisar a redação da questão que diz:

    c) No Balanço Patrimonial, o Resultado Patrimonial do Exercício (RPE) é obtido pela diferença entre o ativo real e o passivo real.

    Eu estava folheando o livro do Jund e vi que tem dois tipos de resultado patrimonial, que são:

    RESULTADO PATRIMONIAL ou ECONOMICO - Diferença entre o Ativo Real e Passivo Real.               ( CALCULADO NO BALANÇO PATRIMONIAL)

    RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO: Diferença entre as Variações Ativas e Passivas.                ( CALCULADO NAS DEMONSTRAÇÕES DE VARIAÇÕES PATRIMONIAIS).


    BEM PARECIDO NÉ?
    Cuidado para não se confundir! 

    Resultado patrimonial é do BP e Resultado Patrimonial do Exercício é DVP.

    Bons estudos!


    Fonte : Sergio Jund ( Cap. 9 pg 605) Ano 2008
  •   capítulo IV, do Título IX da Lei nº 4.320/64

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

            Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

            I - O Ativo Financeiro;

            II - O Ativo Permanente;

            III - O Passivo Financeiro;

            IV - O Passivo Permanente;

            V - O Saldo Patrimonial;

            VI - As Contas de Compensação

  • Segundo o Livro Manual completo de Contabilidade Publica, informa no capitulo 8 que o calculo do resuiltado financeiro do periodo é obtido de duas formas:


    Receitas orçamentarias e extraorçamentarias - Despesas orçamentarias e extraorçamentarias = Resultado financeiro  OU

    Saldo para o exercicio seguinte - saldo proveniente do exercicio anterior = Resultado financeiro. 

    Devido a segunda alternativa marquei o item B.   A meu ver deveria ser anulada esta questao.
  • a) Balanço Orçamentário

    Receita é classificada por categoria econômica e fonte

    Despesa por tipo de crédito, categoria econômica e grupo de despesa


    b) Balanço Financeiro

    Resultado Financeiro = (TRO + TREO) – (TDO + TDEO)

    Resultado Financeiro = Saldo p/ o Exerc. Seguinte (SF) – Saldo do Exerc. Anterior (SA)

    SF - SA = RT - DT


    c) Balanço Patrimonial

    BP -> Saldo Patrimonial = Saldo Liquido = Patrimônio Liquido

    Saldo Patrimonial = Ativo Real - Passivo real

    DVP -> Resultado Patrimonial  = Resultado econômico

    RP = VAT - VPT = VQA – VQD = V.A.Q.A. – V.P.Q.D. 


    d) PAD (Passivo a descoberto) -> PR > AR  .... PF + PP > AR


    e) Demonstração das Variações Patrimoniais

     VA                         VP               

    RO                           DO

    MA                            MP

    IFAO                        IFPO

    AP                            DP

    IFAEO                      IFPEO         

    = RP (Def.)           = RP(Super.)



ID
601897
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na Lei no 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro), assinale a alternativa correta quanto aos balanços.

Alternativas
Comentários
  • VAMOS ANALISAR CADA QUESITO:

    • a) A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, bem como indicará o resultado patrimonial do exercício.[ CORRETA].
    •  
    • b) O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas extra-orçamentárias realizadas.
    • Redação certa , conforme Artigo 102 : "  O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas"
    •  
    • c) O Balanço Financeiro demonstrará as receitas e as despesas financeiras, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza orçamentária.

    • Redação certa , conforme Artigo 103 : " O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte."
    •  
    • d) A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução financeira, bem como indicará o resultado patrimonial de exercícios futuros
    • Redação certa, conforme artigo 104 : "A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício."
    •  
    • e) O Balanço Patrimonial demonstrará o passivo realizável a longo prazo.
    • Redação certa , conforme Artigo 105: " Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

              I - O Ativo Financeiro;

              II - O Ativo Permanente;

              III - O Passivo Financeiro;

              IV - O Passivo Permanente;

              V - O Saldo Patrimonial;

              VI - As Contas de Compensação.



      1. GENTE , EU RETIREI TODOS ESTES ARTIGOS DA PRÓPRIA LEI 4.320/64.

      2. OS ERROS DE CADA QUESITO EU DESTAQUEI DE VERMELHO.



      BONS ESTUDOS

  • De forma sintética e de acordo com a lei 4.320/64:
    Art. 104   A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçametária, e indicará o resultado patrimonial do exercicio.


    Tome nota: O BALANÇO PATRIMONIAL EVIDENCIA O SALDO PATRIMONIAL


  • Creio que seja relevante acrescentar que o Passivo demonstrará o passivo exigivel a longo prazo e nao REALIZAVEL

ID
640276
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A partir do Artigo 100 da Lei n° 4.320/64, pode-se observar que o conjunto dos resultados, positivos ou negativos da execução orçamentária, somado às alterações patrimoniais independentes da execução orçamentária e as superveniências e insubsistências ativas ou passivas, compõem:

Alternativas
Comentários
  •    A alternativa correta é a "c", conforme o Art. 100 da Lei 4.320/64:

    "Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial."

ID
652705
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os dados abaixo, extraídos da Demonstração das Variações Patrimoniais:

Baixa de Bens Móveis por Alienação..................................... 70
Amortização de Empréstimos Tomados ................................ 40
Aquisição de Bens Imóveis.................................................... 75
Aquisição de Bens Móveis..................................................... 190
Aquisição de Material de Consumo ....................................... 20
Despesa Orçamentária.......................................................... 725
Empréstimos Tomados.......................................................... 85
Incorporação de Bens Imóveis por doação............................ 100
Resultado Positivo na Alienação de Bens Móveis.................. 30
Receita Orçamentária............................................................ 810

O resultado patrimonial do período foi

Alternativas
Comentários
  • VPA → 40 + 75 + 190 +20 + 100 + 30 + 810 = 1.265

    VPD → - 70 - 725 - 810 = - 880

    RESULTADO PATRIMONIAL → 1.265 - 880 = 385 (LETRA B)


ID
665056
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São elementos da conta patrimonial evidenciados na Demonstração das Variações Patrimoniais:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64
    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

       Entendem-se com independentes da execução orçamentária as Superveniências e Insubisistências ativas e passivas
  • LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    Art. 100 - As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

     


ID
665062
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para fins de apresentação na Demonstração das Variações Patrimoniais, as variações devem ser agrupadas em ativas e passivas e as despesas orçamentárias discriminadas por:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à categoria econômica, as despesas são classificadas: Despesas Correntes e Despesas de Capital.
    O 1º dígito (1º nível) corresponde a categoria econômica.
  • Questão desatualizada:

    MCASP 6ª edição

    A DVP poderá ser elaborada de acordo com um dos dois modelos abaixo:


    a. Modelo Sintético: este modelo facilita a visualização dos grandes grupos de variações patrimoniais que
    compõem o resultado patrimonial. Esse modelo especifca apenas os grupos (2º nível de detalhamento do
    PCASP),
    acompanhado de quadros anexos que detalham sua composição.
    b. Modelo Analítico: este modelo detalha os subgrupos das variações patrimoniais em um único quadro.
    Esse modelo auxilia o recebimento das contas anuais por meio do Siconf para fns de consolidação.

     

    - Portanto, as variações patrimoniais (inclui-se as despesas) serão classificadas por GRUPOS (2º nível - modelos sintético) ou SUBGRUPOS(3º nível - modelos analítico), visto que a Categoria econômica é 1º nível da classificação... 

     


ID
669031
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para responder às questões de números 34 a 36, considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exercício financeiro de X1 de uma determinada prefeitura:

I. Previsão da receita e fixação da despesa referente à aprovação do orçamento de uma entidade pública com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 2.000.000,00.

II. Operações de crédito por antecipação da receita orçamentária no valor de R$ 100.000,00.

III. Lançamento e arrecadação de tributos no valor de R$ 1.700.000,00.

IV. Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 80.000,00.

V. Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 20.000,00.

VI. Realização de operações de crédito para compra de bens imóveis no valor de R$ 400.000,00.

VII. Abertura de créditos adicionais suplementares no valor de R$ 200.000,00.

VIII. Empenho de despesas com: pessoal R$ 1.000.000,00 (sendo R$ 80.000,00 de consignações); serviços de terceiros R$ 140.000,00, aquisição de imóveis R$ 800.000,00; amortização da dívida fundada R$ 120.000,00; juros e encargos da dívida fundada R$ 80.000,00; juros e encargos das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária R$ 3.000,00.

X. Pagamento de despesas com: pessoal R$ 920.000,00 (as consignações não foram recolhidas ao instituto de previdência); serviços de terceiros R$ 120.000,00, aquisição de imóveis R$ 700.000,00; amortização da dívida fundada R$ 120.000,00.

XI. Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 700.000,00.

XII. Amortização das operações de crédito por antecipação das receitas orçamentárias.

XIII. Baixa de bem móvel destruído por sinistro no valor de R$ 40.000,00.

XIV. Inscrição de Tributos em Dívida Ativa no valor de R$ 50.000,00, lançados e reconhecidos anteriormente pela contabilidade.

XV. Recebimento de cauções no valor de R$ 60.000,00.

XVI. Correção monetária da dívida fundada, aumentando o seu valor em R$ 50.000,00.

Os valores das mutações passivas e das despesas efetivas decorrentes da execução do orçamento foram, respectivamente, em reais,

Alternativas
Comentários
  • As mutações passivas (decorrentes da receita orçamentária) são:
    Receb. da dívida ativa = 20.000
    + Operações de crédito = 400.000
    = Total ----------------- 420.000

    As despesas efetivas são :
    pessoal -------------- 1.000.000
    + serviços ------------- 140.000
    + juros e encargos -------- 80.000
    + juros e encargos -------- 3.0000
    = total ----------------- 1.223.000


    fonte:http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=309436


ID
669034
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para responder às questões de números 34 a 36, considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exercício financeiro de X1 de uma determinada prefeitura:

I. Previsão da receita e fixação da despesa referente à aprovação do orçamento de uma entidade pública com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 2.000.000,00.

II. Operações de crédito por antecipação da receita orçamentária no valor de R$ 100.000,00.

III. Lançamento e arrecadação de tributos no valor de R$ 1.700.000,00.

IV. Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 80.000,00.

V. Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 20.000,00.

VI. Realização de operações de crédito para compra de bens imóveis no valor de R$ 400.000,00.

VII. Abertura de créditos adicionais suplementares no valor de R$ 200.000,00.

VIII. Empenho de despesas com: pessoal R$ 1.000.000,00 (sendo R$ 80.000,00 de consignações); serviços de terceiros R$ 140.000,00, aquisição de imóveis R$ 800.000,00; amortização da dívida fundada R$ 120.000,00; juros e encargos da dívida fundada R$ 80.000,00; juros e encargos das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária R$ 3.000,00.

X. Pagamento de despesas com: pessoal R$ 920.000,00 (as consignações não foram recolhidas ao instituto de previdência); serviços de terceiros R$ 120.000,00, aquisição de imóveis R$ 700.000,00; amortização da dívida fundada R$ 120.000,00.

XI. Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 700.000,00.

XII. Amortização das operações de crédito por antecipação das receitas orçamentárias.

XIII. Baixa de bem móvel destruído por sinistro no valor de R$ 40.000,00.

XIV. Inscrição de Tributos em Dívida Ativa no valor de R$ 50.000,00, lançados e reconhecidos anteriormente pela contabilidade.

XV. Recebimento de cauções no valor de R$ 60.000,00.

XVI. Correção monetária da dívida fundada, aumentando o seu valor em R$ 50.000,00.

Em X1, a variação na situação patrimonial líquida foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar a variação na situação patrimonial liquida, devemos considerar os fatos que alteram efetivamente o patrimonio, ou seja, entradas no ativo com correspondente no passivo não devem ser incluidos e virse-versa.Fatos meramente permutativos são desconsiderados, nesse caso. Logo, devemos incluir no cálculo: Lançamento e arrecadação de tributos e receitas(  III e IV),  Empenho de despesa(VIII, exceto aquisição de imóveis e amortização da dívida fundada, por se tratar de fatos permutativos), Baixa de Movel( XIII) e Correção Monetária da Dívida(XVI).

    Variação na Situação Liquida Patrimonial= 1.700.000+ 80.000- 1.000.000- 140.000-80.000-3.000-40.000-50.000= 467.000, 00 REPOSTA LETRA C
  • Caros colegas,

    Por favor, Alguém de boa alma, poderia elucidar o porquê do item XIV (Inscrição deTributos em Dívida Ativa) que é uma Variação Ativa oriunda de Superveniência Ativa, no valor de R$ 50.000,00,  ter ficado de fora do cálculo da situação líquida patrimonial.

    Na minha cabeça, teríamos:

    Variação Ativa:  1.830.000,

    Receita Orçamentária:    1.780.000,
    Acréscimo Patrimonial:        50.000,

    Variação Passiva: 1.313.000,

    Despesa Orçamentária:  1.223.000, 
    Decréscimo Patrimonial:       90.000,

    Situação Patrimonial Líquida: 517.000,


    Só não me digam que este item não foi contabilizado, por que, segundo próprio enunciado, essa inscrição de tributos já havia sido lançada e reconhecida anteriormente pela contabilidade". Tá! reconhecida quando? Porque também segundo próprio enunciado, logo no início da questão, diz: "considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exercício financeiro de X1". Então, pra mim, entra na apuração da situação patrimonial líquida, sim!!!

  • Daniela, 
    No item XIV - Inscrição em dívida ativa não é considerada na contagem porque a mesma, pelo comando da banca, já fora considerada contabilizada anteriormente no Ativo da Entidade, tratando-se, por exemplo, de um tributo Lançado. No caso, teríamos um fato permutativo, ou seja, não há alteração no Patrimônio Líquido. O que se tem é uma simples transferência do valor do Ativo Circulante para o Ativo Não Circulante, a entidade não está nem mais rica, nem mais pobre. Atenção que isso se aplica no caso em que  a inscrição é efetuado no próprio Ente da Federação, como é o caso do município. 

    Voltando ao exercício, fiz da seguinte forma:
       Variação Patrimonial   
       Positiva   Negativa   
    III       1.700.000,00       1.000.000,00  VIII - Empenho despesa com pessoal 
    IV             80.000,00          140.000,00  VIII - Empenho de Serv. 3ºs 
                    80.000,00  VIII - Empenho de juros e encargos 
                      3.000,00  VIII - Empenho de juros e encargos 
                    40.000,00  XIII 
                    50.000,00  XVI 
            1.780.000,00       1.313.000,00  Totais 
       TOTAL       467.000,00  Positivo 
  • Receita Tributos------------- + 1.700.000
    Receita Serviços ----------------+ 80.000
    Pessoal------------------------- (1.000.000)
    Serviços Terceiros -------------(140.000)
    Juros Divida Fundada---------- (80.000)
    Juros ARO-------------------------- (3.000)
    Baixa bem móvel---------------- (40.000)
    Correção dídiva fundada------ (50.000)
    TOTAL--------------------------- + 467.000

    Obs.:a inscrição em dívida ativa não foi considerada no somatório

  • A questão está completamente louca.. Ela não me deu nenhuma informação sobre as despesas que foram liquidadas... Sem contar que os 80 mil de consignação, que se tivesse sido recolhida seria uma despesa extraorçamentária, não é uma despesa efetiva.
    Não entendi mesmo... quando eu fiz os calculos considerei liquidadas as despesas que tinham sido pagas, ja que não tenho outra fonte de informação. 
    Alguém concorda comigo? to achando a a fcc viajou geral nessa questão. O eu estou errada?? Alguém me dê uma luz!!!

  • Consignações não alteram a situação patrimocial pois sao despesas efetivas.

     

    foi considerado no calculo o empenho mas o correto seria considerar o fato gerador. Como algumas despesas foram pagas, pode-se dizer que essas já passaram pela fase de liquidação e ja ocorreu portanto o fato gerador...

     

    alguém para explicar esses detalhes, por favor! Grato desde já.


ID
697642
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Demonstração das Variações Patrimoniais considerar-se-ão apenas as variações qualitativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B


    Variações qualitativas

    É importante atentar para o que se deve demonstrar na DVP com relação às variações qualitativas:

    ✓Para fins da DVP, apresentar-se-ão às variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação de ativos não- financeiros, desincorporação de passivos não-financeiros, desincorporação de ativos não-financeiros e incorporação de passivos não-financeiros.

    ✓Considerar-se-ão apenas as variações qualitativas decorrentes das receitas e despesas de capital.


    bons estudos


ID
697705
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à natureza da informação das contas constantes do PCASP, conforme Portaria STN nº 406/2011, as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA), são contas com informação de natureza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:

    Contas com Informações de Natureza Patrimonial: são as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA)

    Contas com Informações de Natureza Orçamentária

    Contas com Informações de Natureza Típica de Controle


    FONTE: mcasp

    bons estudos


ID
704647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações qualitativas aumentativas e as diminutivas.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em dizer que são variações qualitativas, quando na verdade são QUANTITATIVAS.

    O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das variações patrimoniais aumentativas e o valor total das variações patrimoniais diminutivas de um determinado período.

    Caso o total das variações patrimoniais aumentativas sejam superiores ao total das variações patrimoniais diminutivas, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial.
    Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

    Análise
    Pela demonstração, deve-se avaliar o resultado patrimonial, que é afetado tanto por fatos orçamentários quanto extra-orçamentários, observando os itens mais relevantes que interferiram no superávit ou déficit patrimonial.
    A comparação entre variações quantitativas aumentativas e diminutivas pode indicar as seguintes situações:

    a) variações quantitativas aumentativas > variações quantitativas diminutivas = superávit patrimonial;
    b) variações quantitativas aumentativas < variações quantitativas diminutivas = déficit patrimonial; e
    c) variações quantitativas aumentativas = variações quantitativas diminutivas = resultado patrimonial inexistente.

    FONTE: http://forum-governamental.blogspot.com.br/2012/04/demonstracoes-das-variacoes_20.html
  • O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações qualitativas aumentativas e as diminutivas.

     

    Quantitativas e não Qualitativas.

     

    Bons estudos!

  • Pessoal, vamos relembrar o conceito de resultado patrimonial. Vejamos:

    Resultado Patrimonial do exercício financeiro é obtido do confronto entre as Variações Patrimoniais Aumentativas – VPA e as Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD, isto é, da diferença entre as receitasdespesas do exercício sob o enfoque patrimonial. Ou seja:

    Resultado Patrimonial = VPAs – VPDs

    Agora note como essa questão é ardilosa: ela menciona que o resultado patrimonial apurado por meio do confronto entre as Variações Qualitativas Aumentativas e as Diminutivas, quando, na verdade o correto seria confronto entre Variações Quantitativas Aumentativas e as Diminutivas. Além disso, sequer faz sentido falar em Variações Qualitativas Aumentativas e as Diminutivas

    Gabarito: ERRADO

  • DVP = VPA x VPD = Resultado Patrimonial (QUANTITATIVAS).

    Bons estudos.


ID
707380
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 31 de dezembro, foram levantadas as seguintes informações, referentes a um determinado ente da Federação: (valores em R$)

– Arrecadação de Receitas:
Correntes .................................................. 1.800 de Capital................................................... 1.300
– Execução de despesas: Correntes.................................................... 2.400 de Capital...................................................... 700
– Amortização da dívida interna...........................400
– Construção de escola......................................... 300
– Extravio de bens móveis.................................... 100
– Alienação de veículos........................................ 200
– Atualização monetária de débitos......................200
– Operações de crédito (por contrato).............. 1.100
– Cancelamento de dívidas................................... 100

Com esses dados, o valor do acréscimo patrimonial foi igual a:

Alternativas

ID
767938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

O resultado patrimonial é apurado, na demonstração das variações patrimoniais, confrontando-se as variações patrimoniais qualitativas e quantitativas, que fazem aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. A DVP poderá ser elaborada de acordo com um dos dois modelos:

    a. Modelo Sintético: este modelo facilita a visualização dos grandes grupos de variações patrimoniais que compõem o resultado patrimonial. Esse modelo especifica apenas os grupos (2º nível de detalhamento do PCASP), acompanhado de quadros anexos que detalham sua composição.

    b. Modelo Analítico: este modelo detalha os subgrupos das variações patrimoniais em um único quadro (3º nível). Esse modelo auxilia o recebimento das contas anuais por meio do Siconfi para fins de consolidação.

    bons estudos


ID
778405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca de patrimônio público e variações patrimoniais, julgue os itens a seguir.

A aquisição de veículo, uma variação ativa resultante da execução orçamentária, não altera a situação líquida patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de fato permutativo.
  • CORRETA.
    Não há alteração da Situação Líquida Patrimonial pelo motivo de que há apenas a  troca de um bem financeiro ( dinheiro) por um bem móvel ( veículo).
    Por conta disso, diz que foi um fato permutativo. Não houve mudança efetiva na no valor do patrimônio.
    Diz -se ainda que a aquisição desse veículo é uma despesa não efetiva.
  • Só para complementar o comentário do colega acima...

    DESPESAS NÃO-EFETIVAS - São aquelas que, no momento da sua realização, não ocasionam uma redução do patrimônio do ente, pois constituem fatos contábeis permutativos.

    DESPESAS EFETIVAS - São aquelas que, no momento da sua realização, ocasionam uma redução do patrimônio do ente. Constituem fatos contábeis modificativos diminutivos.

    fonte - http://internet.sefaz.es.gov.br/contas/contabilidade/orientacaoContabil/arquivos/Minuta_Manual_Despesas.pdf
  • Realmente estamos diante de uma receita não efetiva. Troca-se dinheiro por carro. O PL = Ativo - Passivo não muda porque o total do ativo permaneceu inalterado. Só não entendi o uso da nomenclatura variação ativa resultante da execução orçamentária, já que, hoje, esse termo é usado no caso de receitas efetivas - o que não é o caso. A questão é de 2012, acho que desde 2015 houve mudanças no MCASP que abandonaram esse conceito. Além disso, hoje falamos em subsistema e não sistema.


ID
778414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano de contas da administração pública e às demonstrações contábeis, julgue os itens que se seguem.

Na demonstração das variações patrimoniais, a dívida ativa é classificada juntamente com as variações passivas, no grupo das receitas extraorçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Variação ativa independente da execução orçamentária
  • A Dívida Ativa não se confunde com a Dívida Pública (Passiva), que representa as obrigações do Ente Público para com terceiros. A Dívida Ativa abrange os créditos a favor da Fazenda Pública, cuja certeza e liquidez foram apuradas, por não terem sido efetivamente recebidos nas datas aprazadas.

    Curso do Prof. Sérgio Mendes -Orçamento Público

  • "Na demonstração das variações patrimoniais, a dívida ativa é classificada juntamente com as variações passivas, no grupo das receitas extraorçamentárias."

    A inscrição em Dívida Ativa é uma Superveniência do Ativo - Variação
    Ativa Independente da Execução Orçamentária.
  • INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA -> Fato Modificativo Aumentativo -> Superveniência do Ativo 
    Faz parte das  Variações Ativas Independentes da Execução Orçamentária.



    RECEBIMENTO DA RECEITA DE DÍVIDA ATIVA -> Fato Permutativo


    Receita Orçamentária Corrente (Outras receitas correntes)

    Gera Mutação Patrimonial Passiva: Cobrança da Dívida Ativa.



    CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA -> Fato Modificativo Diminutivo -> Insubsistência do Ativo

    Faz parte das Variações Passivas Independentes da Execução Orçamentária.
  • MCASP 8ª Edição: 

  • MCASP 8ª Edição: 

    A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público


ID
780706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano das contas único do governo federal, às variações patrimoniais, ao balancete e às demonstrações contábeis,julgue o  item  a seguir.

A demonstração das variações patrimoniais deve evidenciar as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução financeira.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.6 – Demonstrações Contábeis, Item 25:

    "ADemonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, oresultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução   orçamentária." (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)


  • MCASP 7a Edição

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    5.1. INTRODUÇÃO

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
    A elaboração da DVP tem por base as contas contábeis do modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas – VPD) e 4 (variações patrimoniais aumentativas – VPA). Caso haja contas intraorçamentárias, estas devem ser excluídas para fins de consolidação das demonstrações contábeis no âmbito de cada ente. Entretanto, se as demonstrações contábeis se referirem apenas às contas de um órgão, uma entidade ou uma empresa pública, então não há exclusão das contas intraorçamentárias.
    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

     

    GABARITO: ERRADO

  • é muito detalhe mds kkk


ID
780709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao plano das contas único do governo federal, às variações patrimoniais, ao balancete e às demonstrações contábeis,julgue o  item  a seguir.


O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações qualitativas aumentativas e as diminutivas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas
    aumentativas e diminutivas.

    MCASP 6ª ed. pág. 328

  • Corrigindo:

    O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações quantitativas aumentativas e as diminutivas.


ID
812566
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Demonstração das Variações Patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A assertiva está incorreta, pois fala de VPA (variação patrimonial aumentativa) e mistura alguns exemplos de VPD (variação patrimonial diminutiva): juros incorridos e despesas bancárias são VPD.

     

    OBS. a assertiva C tem uma pequena incorreção (apesar de ser claro que a B é a incorreta):

    - transferências recebidas usam a preposição "de": recebidas de inst.govern., recebidas do exterior...

    - transferências concedidas são os exemplos citados: transferências a convênios, transferências ao exterior...

     

  • Aprofundando >

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.

     

    Para um melhor entendimento da finalidade desse demonstrativo, pode-se dizer que ele tem função semelhante à Demonstração do Resultado do Exercício da área empresarial, no que tange a apurar as alterações verificadas no patrimônio. É importante ressaltar que a Demonstração do Resulta do do Exercício apura o resultado em termos de lucro ou prejuízo líquido, como um dos prin cipais indicadores de desempenho da empresa. Já no setor público, o resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais.

  • Acredito que a questão foi retirada deste documento: "INSTRUÇÕES DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS IPC 07 – Metodologia para Elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais", disponível em: https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/STN-2013-IPC-07-DVP.pdf 

    Alguns comentários:

    b) As variações patrimoniais aumentativas financeiras representam o somatório das variações patrimoniais com operações financeiras tais como: juros incorridos, descontos obtidos, despesas bancárias e correções monetárias.

    Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras:

    Juros e Encargos de Empréstimos e Financiamentos Concedidos

    Juros e Encargos de Mora (pode ser VPA ou VPD)

    Variações Monetárias e Cambiais (pode ser VPA ou VPD)

     Descontos Financeiros Obtidos

    Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras 

    Juros e Encargos de Empréstimos e Financiamentos Obtidos

    Juros e Encargos de Mora (pode ser VPA ou VPD)

    Variações Monetárias e Cambiais (pode ser VPA ou VPD)

    Descontos Financeiros Concedidos 

    Portanto, como a colega já comentou, juros incorridos = VPD e despesas bancárias = VPD.

    c) "transferências a instituições multigovernamentais" significa:

    70 - Transferências a Instituições Multigovernamentais: despesas realizadas mediante transferência de recursos financeiros a entidades criadas e mantidas por dois ou mais entes da Federação ou por dois ou mais países, inclusive o Brasil. (achei na internet: https://www.lrf.com.br/mp_op_classificacao_economica.html)

    Já no MCASP 8ed: "(Transferências a Instituições Multigovernamentais) Utilizada para a entrega de recursos a consórcios públicos e instituições multigovernamentais, que não seja decorrente de delegação ou de rateio pela participação do ente" (P.1114).

    Conforme já disseram, a questão quis dizer transferências "de"..

    d) Variações qualitativas compreendem as variações decorrentes das execuções orçamentárias que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos.

    Achei mal redigida (ou eu me confundi). Quando diz "incorporar ativo" (a questão não falou que haveria saída de passivo como contrapartida ser qualitativa) penso em superveniência ativa (ou do ativo) e "desincorporar ativo" penso em insubsistência passiva (ou do ativo). Já quando diz "incorporação de passivos" penso em superveniência passiva (ou do passivo) e desincorporação de passivos penso em insubsistência ativa (ou do passivo).

    Mas a questão está correta já que é cópia do manual citado:

    Variações Qualitativas

    18. Correspondem às variações patrimoniais decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos.


ID
841045
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Responda:

C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.

As superveniências e as insubsistências ativas são variações patrimoniais que promovem aumento da situação líquida do patrimônio da entidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Teoria Tradicional.

    Superveniência Ativa: Aumenta Ativo e PL.

    Insubsistência Ativa: Diminui Passivo e aumenta PL.

    Fonte: Prof. Garrido Neto do EVP - Contabilidade Pública.


ID
842788
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para cada questão, de 51 a 60 Responda:

C, se a preposição for Certo;

E, se a preposição for Errado.

No Brasil, a Demonstração das Variações Patrimoniais constitui o demonstrativo contábil que evidencia as alterações verificadas no patrimônio do ente público, resultantes ou independentes da execução orçamentária, indica o resultado patrimonial do exercício, e nesse demonstrativo, as Variações Ativas Resultantes da Execução Orçamentária são representadas pelas Receitas Orçamentárias realizadas durante o exercício.

Alternativas

ID
842863
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Lei nº 4.320/64, é correto afirmar:

As alterações da situação líquida patrimonial – que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas – constituirão elementos da conta patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o erro da questão : Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, cons- tituirão elementos da conta patrimonial. [...]
  • Precisamos de uma moderação mais ativa em contabilidade!

  • O erro esta no português.

  • Qual o erro dessa questão??

  • alguém conseguiu verificar o erro da questão???


ID
850102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O recebimento de recursos públicos, que aumentam o saldo patrimonial sem representar aumento do passivo permanente nem redução do ativo permanente, é identificado como

Alternativas
Comentários
  • Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo. 


    Fonte: MCASP, parte I - item 01.03 - Receita Orçamentária



ID
853195
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à evidenciação das variações patrimoniais qualitativas e quantitativas na Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão está desatualizado! No MCASP 6ª edição,  a DVP não aceita mais varações qualitativas, essas são evidenciadas em quadro em separado na DVP. 

    "A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio,

    resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas

    aumentativas e diminutivas." (MACASP, 2014, p.336)


    "O Quadro de Variações Patrimoniais Qualitativas é considerado facultativo para fins de consolidação. Sua

    apresentação poderá ser feita por meio de nota explicativa quando as alterações foram relevantes." (MACASP, 2014, p.342)

    Questão possui respostas.


ID
871354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere às demonstrações contábeis, ao suprimento de
fundos e à Lei de Diretrizes Orçamentárias, julgue os próximos
itens.

A demonstração das variações patrimoniais deve contemplar as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou não da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entiidade do setor público, mesmo em carater compensatório, afetando, ou não o seu resultado, devem contemplar as modificações verificadas no patrimonio.  
  • Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da 
    execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”
    (Lei 4.320/1964)
  • QUESTÃO CORRETA!!


    De acordo com a LEI 4320/64:


    art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.
    art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais
    art.104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício


  • Lógico que um fato que não seja resultante de execução orçamentária mas seja relevante na alteração do PL, deve estar nas demonstração das variações patrimoniais.


ID
873292
Banca
MOVENS
Órgão
DNPM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei n.º 4.320/1964, em seu artigo 101, define que os resultados gerais do exercício serão descritos em alguns tipos de demonstrações financeiras. Assinale a opção que apresenta a demonstração que evidencia as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e que indica o resultado patrimonial do exercício.

Alternativas
Comentários
  •         Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.
            Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
            Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
            Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
            Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

ID
880714
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sendo a Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP destinada a evidenciar as alterações ocorridas no patrimônio e indicar o resultado patrimonial, assinale a opção verdadeira a respeito dessa demonstração contábil.

Alternativas
Comentários
  • Não existem mais as mutações patrimoniais. Questão recente, mas totalmente desatualizada...
    Tais acrescimos qualitativos são evidenciados em anexo da DVP.
  • Letra (D) - Correto - MCASP Parte V, pág. 28 (Válido para 2013): "Correspondem às variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos. "
    O termo "mutações" não é mais utilizado no novo PCASP, mas são indicadas em anexo da DVP.
  • Não verdade, no PCASP - 8ª edição não consta nem que as mutações devem vir em notas explicativas.

    Aí me vem uma dúvida: nesse caso, não seria a letra C uma alternativa mais certa, não?

    Alguém me explicaria isso melhor?

  • Não verdade, no PCASP - 8ª edição não consta nem que as mutações devem vir em notas explicativas.

    Aí me vem uma dúvida: nesse caso, não seria a letra C uma alternativa mais certa, não?

    Alguém me explicaria isso melhor?


ID
908644
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma variação ativa independente de execução orçamentária:

Alternativas

ID
911782
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na administração direta municipal, são classificadas como variações patrimoniais ativas e passivas independentes da execução orçamentária, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • "o aumento do ativo imobilizado por reavaliação"
    É uma variação patrimonial aumentativa/ativa, na DVP esse aumento fica evidenciado no grupo "Valorização e ganhos com ativos - reavaliação de ativos".

    "o aumento da dívida fundada por variação cambial"
    É uma variação patrimonial diminutiva/passiva, na DVP esse aumento é evidenciado no grupo "Variações patrimoniais diminutivas financeiras - variações monetárias e cambiais".

    Gabarito: B
    • a) a aquisição de um bem imóvel (EXECUÇÃO ORÇ) e a redução de bens móveis por depreciação (INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ)


    • b) o aumento do ativo imobilizado por reavaliação(INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ) e o aumento da dívida fundada por variação cambial(INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ)

    • c) o recebimento de um terreno em doação(INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ) e a contratação de operações de crédito de longo prazo(EXECUÇÃO ORÇ). .

    •  
    • d) as transferências correntes recebidas (EXECUÇÃO ORÇ) e a baixa de bem móvel por sinistro (INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ). . 


    • e) os gastos com a reforma de um prédio(EXECUÇÃO ORÇ) e o resultado negativo da venda de um imobilizado (INDEPENDE.EXECUÇÃO ORÇ).  


  • Ainda não entendi o erro da c.

  • Anderson, acredito que o erro da "c" está na contratação da operação de crédito de longo prazo na qual não há variação patrimonial. Trata-se de um fato permutativo (D- bancos e C- empréstimos LP).

  • Vanderli Filho,

    completando seu raciocínio: contratação de operação de crédito é receita orçamentária (receita de capital), resultante da execução do orçamento.

    A questão pede independentes da execução do orçamento.


ID
912532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os seguintes registros:

A: entrada de imóvel recebido em doação;
B: entrada de veículo adquirido a vista;
C: apropriação de despesas de água, luz e telefone;
D: ingresso de recurso decorrente de convênio;
E: lançamento de tributo a receber.

A partir desses registros e com base na perspectiva das variações
patrimoniais, julgue os itens subsequentes.

Os registros A, B e E demonstram variações patrimoniais aumentativas, uma vez que aumentam o patrimônio líquido da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Consegui resolver pensando no seguinte, quais são as Variações Patrimoniais Aumentativas: os fatos modificativos e os fatos mistos.

    B: Entrada de veículo adquirido a vista 

    E um fato PERMUTATIVO, pois sai dinheiro do cx/banco (ativo) e entra Veículo (ativo imobilizado)
  • Os lançamentos A, B e E são contas patrimonias, portanto são contas qualitativas, desse modo não alteram o PL.

  • Apropriação de água/luz/telefone : AUMENTA Passivo

    Despesa de água/luz/telefone: diminui PL

    LOGO, É UM FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO

  • O erro está na B que não implica em aumento do Patrimônio Líquido (só mexe com contas do Ativo) e assim considerar a questão como errada. No entanto gostaria de saber sobre A. Quais as contas envolvidas nessa situação?

  • errada
    A: entrada de imóvel recebido em doação = variações patrimoniais aumentativas
    B: entrada de veículo adquirido a vista = fato permutativo
    E: lançamento de tributo a receber. = variações patrimoniais aumentativas

  • Respondendo a dúvida da colega....

    A)

    D - Imóveis (Ativo ñ circulante)

    C - Doações recebidas de terceiros ( Resultado)


    Portanto, fato modificativo aumentativo.

  • Fato A: É uma Superveniência(surgimento) ativa e aumenta a Situação liquida da empresa
    Fato B: É um fato permutativo dentro do próprio ativo e não altera a SL da empresa 
    Veículos
    à Caixa
    Fato E: Aumenta a situação liquida da empresa porque gera receita
    tributos a receber
    à receita com tributos

  • Gabarito: Errado

    Não vai alterar o PL.

  • Com relação ao item A:

    como vcs chegaram à conclusão de que não se tratava de uma subvenção, que teria como contrapartida um registro no passivo em vez de receita?

  • Olá Kick Buttowsk,

    Até onde eu sei (me corrijam se estiver errado), a entrada de imóvel recebido em doações gera receita pelo fato de a empresa não ter tido nenhum gasto com aquele bem. Logo, se ela não gastou, não há obrigação, e, se não há obrigação, mas há o ingresso de um bem na entidade, haverá aumento na situação líquida da empresa. 

  • A - aumenta o patrimônio liquido da entidade

    "10.16.2.4 – As doações financeiras para custeio devem ser contabilizadas em contas específicas de receita. As doações para investimentos e imobilizações, que são consideradas patrimoniais, inclusive as arrecadadas na constituição da entidade, devem ser contabilizadas no Patrimônio Líquido ou Social, conforme seja o caso específico da pessoa jurídica beneficiária da transferência."

    B- Não aumenta o PL (fato permutativo)

    "Credita Caixa e Debita Veículos"

    E - Não aumenta o PL

     Debita "Tributo" a receber e Credita "Tributo" (DRE)

  • A, B e E tem variação aumentativo de ativos, então: (fato permutativo)

  • Devido às divergências entre os colegas, indiquem ao comentário do professor.

    Abs.

  • A: entrada de imóvel recebido em doação - Fator modificativo aumentativo.
    B: entrada de veículo adquirido a vista - Fator permutativo.
    C: apropriação de despesas de água, luz e telefone - Fator modificativo diminutivo.
    D: ingresso de recurso decorrente de convênio - Fator permutativo.
    E: lançamento de tributo a receber - Fator modificativo aumentativo.

  • O Fato B e permutativo já da para marcar errado e partir para a próxima .

    ERRADO

  • A - Aumento do ativo e, consequentemente, PL também aumenta (fato aumentativo);

    B - Fato permutativo (redução da conta caixa, aumento do ativo);

    E - Aumento do ativo e, consequentemente, aumento do PL.

    Resposta: errado, por causa do item B. 

  • A questão B é um fato permutativo.


ID
912556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Aprovação da Lei Orçamentária Anual no valor de
R$ 200.000,00;
B Lançamento de impostos no valor de R$ 120.000,00,
sendo arrecadados R$ 100.000,00;
C Compra de imóvel a vista no valor de R$ 70.000,00;
D Recebimento de veículo em doação no valor de
R$ 20.000,00;
E Despesas de água, luz e telefone no valor de R$ 40.000,00,
com valor total inscrito em restos a pagar.

Considerando os eventos acima, relativos ao encerramento do
primeiro exercício financeiro de determinada entidade
governamental, julgue os itens que se seguem acerca do fechamento
de suas demonstrações contábeis.

O resultado patrimonial do exercício, relativo à demonstração das variações patrimoniais, foi superavitário em R$ 60.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Compra de Imóvel é uma Despesa de Capital, por isso é uma despesa não efetiva. Despesas não efetivas alteram o saldo da DVP porém não afetam seu resultado patrimonial pois causa ao mesmo tempo uma variação patrimonial ativa, para compensa-la.
    dessa forma:

    R$ 100.000 impostos + R$ 20.000 Doação + R$ 40.000 Despesas inscritas em RP = R$ 80.000 RESULTADO PATRIMONIAL
    RESPOSTA ERRADA
  • Em complemento ao comentário acima há que se destacar que, neste caso, e na maioria das vezes, a receita de capital é não-efetiva. No entando não é sempre que isso ocorre; exemplo: as transferências de capital que são despesa efetiva e que portanto geram efeito negativo na situação líquida no patrimônio do ente transferidor.

    Bons estudos. 
  • Balanço Patrimonial

    Ativos Financeiros
    Impostos arrecadados -> R$ 100.000
    Inscrição de restos a pagar - > R$ 40.000

    Ativos Permanentes
    Recebimento de veículo em doação -> R$ 20.000

    Ativo Real: R$ 160.000,00

    Passivos Permanentes
    Compra de imóvel a vista -> R$ 70.000

    Passivo Real: R$ 70.000

    Resultado patrimonial do exercício => R$ 160.000 - R$ 70.000 = R$ 90.000,00


    Me corrijam se eu estiver errada, por favor.
  • A Aprovação da Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 200.000,00;
    B Lançamento de impostos no valor de R$ 120.000,00, sendo arrecadados R$ 100.000,00; (Receita Corrente de Impostos - Receita Arrecadada - é uma variação patrimonial aumentativa dependente da execução orçamentária)
    C Compra de imóvel a vista no valor de R$ 70.000,00; (Despesa de Capital - não efetiva - ocorre por mutação ativa ou da despesa - aumenta o ativo permanente e sai dinheiro do caixa - fato contábil permutativo)
    D Recebimento de veículo em doação no valor de R$ 20.000,00; (Superveniência do Ativo - é uma variação ativa independente da execução orçamentária)
    E Despesas de água, luz e telefone no valor de R$ 40.000,00, com valor total inscrito em restos a pagar. (Despesa Corrente - O fato de sua inscrição em Restos a Pagar (REO) só quer dizer que não pagou, mas há a obrigação, é uma variação passiva dependente da execução orçamentária)

    RP = (Total das variações Ativas) - (Total das variações Passivas) =
    = (ROC + MA + SdoA) - (DOK + DOC) =
    = (100 + 70 + 20) - (70 + 40) =                  
    (Note que a DOK (não efetiva) cancela com a MA - fato permutativo)
    = 80.000
  • Ué, 

    Eu achava que, na contabilidade, os restos a pagar eram considerados receita e não despesa....

    Alguém aí pode me ajudar?

    Bons estudos!
  • Rafael, De acordo com o Art. 103 da Lei 4320/64:
    Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    Logo os Restos a Pagar é permutativo.
    Vale ressaltar que o Pagamento de Restos a Pagar é despesa extraorçamentária.
  • Variações patrimoniais ativas:
    B - Lançamento de impostos no valor de R$ 120.000,00, sendo arrecadados R$ 100.000,00;
    C- Compra de imóvel a vista no valor de R$ 70.000,00;
    D- Recebimento de veículo em doação no valor de R$ 20.000,00
    Variações patrimoniais passivas
    C- Compra de imóvel a vista no valor de R$ 70.000,00;

    Resultado patrimonial = 100.000 + 70.000 + 20.000 - 70.000 = 120.000 (superavit patrimonial)
  • no regime de competência as receitas não são reconhecidas no momento do lançamento?
    considerei nas minhas contas receitas de 120. Tá errado?
  • Pedro,

     

    A contabilidade pública segue a Lei 4320/64.

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

  • É importante lembrar que a contabilidade no Brasil tem duas vertentes, uma pela lei 4320/1964  que diz que as receitas serao reconhecidas no momento da ARRECADAÇÃO ( REGIME ORÇAMENTÁRIO) e a outra é a Contabilidade Aplicada ao Setor Público -CASP,  em  que as receitas serão reconhecidas pelo seu fato gerador, no Lançamento (REGIME PATRIMONIAL).  A questão não especifica qual regime ela quer, entretanto fazendo os cálculos pelas duas o resultado não da 60.000.  

  • Camila Oliveira

    Condordo com você, o resultado pela duas não dá 60.000. Mas como o Pedro Passos, entendo que a receita é 120.000,00 pois estou entendo que o laçamento é o fato gerador e com deve ser contabilizada VPA. Conforme pág 54 do MCASP 6ºedição:

      "Por exemplo, a legislação que regulamenta o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) estabelece, de modo geral, que o fato   gerador deste tributo ocorrerá no dia 1º de janeiro de cada ano. Nesse momento, os registros contábeis sob a ótica do Plano de Contas Aplicado ao   Setor Público são os seguintes:
          Lançamento no momento do fato gerador (dia 1º de janeiro):
          Natureza da informação: patrimonial
          D 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos Tributários a Receber (P)
          C 4.1.1.2.x.xx.xx Impostos Sobre o Patrimônio e a Renda"

     

    Com esse entendimento e cálculo fica:

    R$ 120.000 impostos + R$ 20.000 Doação - R$ 40.000 Despesas inscritas em RP = R$ 100.000 RESULTADO PATRIMONIAL. Questão errada.

    Alguém me ajuda!!

     

  • pessoal, cuidado!

    a VPA é de acordo com o fato gerador (enfoque patrimonial), e não de acordo com a arrecadação (enfoque orçamentário da receita). Logo, quanto aos impostos, a VPA é de 120.000 (todo o valor lançado), e não apenas 100.000.

    Vamos aos fatos:

    A Aprovação da Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 200.000,00:  mera aprovação orçamentária não enseja variação patrimonial


    B Lançamento de impostos no valor de R$ 120.000,00, sendo arrecadados R$ 100.000,00: VPA de 120.000, cujo lançamento é:

    D - Caixa 100.000

    D - Impostos a receber 20.000

    C - Receita de Impostos 120.000


    C Compra de imóvel a vista no valor de R$ 70.000,00: variação patrimonial qualitativa (D - Imóveis e C - Caixa 70.000)


    D Recebimento de veículo em doação no valor de R$ 20.000,00: VPA de 20.000:

    D - Veículos

    C - Receita com Doações 20.000


    E Despesas de água, luz e telefone no valor de R$ 40.000,00, com valor total inscrito em restos a pagar: VPD de 40.000

    D - despesas

    C - Restos a Pagar (passivo) 40.000

     

    Logo: Resultado Patrimonial = 120.000 + 20.000 - 40.000 = 100.000

  • Pelo que já vi, até em outras questões entendi que:

    No balanço orçamentário não considera o valor de doações de R$ 20 mil, pois estas são receitas extraorçamentárias.

     

    ESTOU CERTO ou ERRADO?

  • Não olhem os mais votados. Olhem o da Larissa.

    Na DVP consideramos a VPA no momento do lançamento.

  • Olhem a Larissa!!!

     

    Mas me resta uma dúvida: não foi dito nada sobre a liquidação nem sobre o fato gerador das despesas. Há que se presumí-lo...

     

    que vcs acham?

  • Segue explicação do Prof. Gilmar Possati:

    "Vamos analisar as operações destacadas pela questão.

    A Não afeta o resultado patrimonial

    B + R$ 120.000,00 (variação ativa orçamentária). Aqui usamos o reconhecimento da receita pelo enfoque patrimonial (VPA).

    C Não afeta o resultado patrimonial, pois trata-se de mero fato permutativo (sai dinheiro do caixa e entra o imóvel)

    D + R$ 20.000,00 (variação ativa extraorçamentária)

    E - R$ 40.000,00 (Variação passiva orçamentária)

    Sendo assim, o resultado patrimonial é superavitário em R$ 100.000,00 (R$ 120.000,00 + R$ 20.000,00 - R$ 40.000,00)".

    Muito relevante o comentário da Larrisa. Fiquem atentos a essa consideração: "a VPA é de acordo com o fato gerador (enfoque patrimonial), e não de acordo com a arrecadação (enfoque orçamentário da receita)".

    gabarito E

  • Vamos analisar as operações destacadas pela questão.

    A Não afeta o resultado patrimonial

    B + R$ 120.000,00 (variação ativa orçamentária). Aqui usamos o reconhecimento da receita pelo

    enfoque patrimonial (VPA).

    C Não afeta o resultado patrimonial, pois trata-se de mero fato permutativo (sai dinheiro do caixa

    e entra o imóvel)

    D + R$ 20.000,00 (variação ativa extraorçamentária)

    E - R$ 40.000,00 (Variação passiva orçamentária)

    Sendo assim, o resultado patrimonial é superavitário em R$ 100.000,00 (R$ 120.000,00 + R$

    20.000,00 - R$ 40.000,00)

    Gabarito: Errado

  • Vamos analisar as operações destacadas pela questão.

    A. Não afeta o resultado patrimonial

    B. + R$ 120.000,00 (variação ativa orçamentária). Aqui usamos o reconhecimento da receita pelo enfoque patrimonial (VPA).

    C. Não afeta o resultado patrimonial, pois trata-se de mero fato permutativo (sai dinheiro do caixa e entra o imóvel)

    D. + R$ 20.000,00 (variação ativa extraorçamentária)

    E. - R$ 40.000,00 (Variação passiva orçamentária)

    Sendo assim, o resultado patrimonial é superavitário em R$ 100.000,00 (R$ 120.000,00 + R$ 20.000,00 - R$ 40.000,00) Gabarito: Errado

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
958159
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada entidade pública apresentou os seguintes saldos ao final do exercício: 


Despesa orçamentária ........................................... 329.904,00 
Mutações patrimoniais da despesa .......................... 91.008,00 
Mutações patrimoniais da receita ........................... 182.016,00 
Receita orçamentária ............................................. 307.152,00 
Saldo negativo do resultado extraorçamentário........ 34.128,00 

Com base nos dados acima, conclui-se que o resultado patrimonial do exercício foi de:

Alternativas
Comentários
  • Fazendo a DVP


    Receitas orçamentárias:

    Mutações patrimoniais da despesa .......................... 91.008,00

    Receita orçamentária ............................................. 307.152,00

    Total = 398.160,00


    Despesas Orçamentárias:

    Despesa orçamentária ........................................... 329.904,00 

    Mutações patrimoniais da receita ........................... 182.016,00 

    Total = 511.920,00


    Receritas Orçamentárias (-) Despesas Orçamentárias = (133.760,00)

    Receitas Extraorçamentárias (-) Despesas Extraorçamentárias = Saldo negativo do resultado extraorçamentário = (34.128,00)


    (133.760,00) + (34.128,00) = (147.888,00)


    Letra E)

  • Resposta E

    Despesa orçamentária ........................................... -329.904,00 

    Mutações patrimoniais da despesa .......................... 91.008,00 

    Mutações patrimoniais da receita ........................... -182.016,00 

    Receita orçamentária ............................................. 307.152,00 

    Saldo negativo do resultado extraorçamentário........ -34.128,00 

    = (147.888,00)

    Receitas orçamentárias = Mutações patrimoniais da despesa (+91.008,00) + Receita orçamentária (+307.152,00) = 398.160,00

    Despesas Orçamentárias: Despesa orçamentária (329.904,00) + Mutações patrimoniais da receita (182.016,00) = 511.920,00

    Receritas Orçamentárias (-) Despesas Orçamentárias = (113.760,00)

    Receitas Extraorçamentárias (-) Despesas Extraorçamentárias = Saldo negativo do resultado extraorçamentário = (34.128,00)

    (113.760,00) + (34.128,00) = (147.888,00)

    RodrigoPaiva 

    #sefazal #estudandonoferiado #7setembro #corrigindo


ID
958174
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Observe os dados abaixo, extraídos da Demonstração de Variações Patrimoniais de determinada fundação pública: 


Alienação de imóveis............................................ 72.806,40
Aquisição de móveis e utensílios......................... 50.054,40 
Cobrança da dívida ativa...................................... 18.201,60 
Construção de imóveis......................................... 56.880,00 
Despesas correntes............................................ 222.969,60 
Despesas de capital............................................ 113.760,00
Empréstimos contraídos....................................... 15.926,40 
Inscrição de créditos fi scais.................................. 11.376,00 
Inscrição de dívidas passivas............................... 13.651,20 
Receitas correntes.............................................. 238.896,00 
Receitas de capital............................................... 95.558,40 

A alternativa que contém o valor total das variações ativas e das mutações patrimoniais passivas, respectivamente, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. Não há resposta para a mutação passiva

  • RESPOSTA A

    "variações ativas"

    72.806,40 Alienação de imóveis

    18.201,60 Cobrança da dívida ativa

    222.969,60 Despesas correntes

    113.760,00 Despesas de capital

    13.651,20 Inscrição de dívidas passivas

    "mutações patrimoniais passivas"

    72.806,40 Alienação de imóveis

    18.201,60 Cobrança da dívida ativa

    11.376,00 Inscrição de créditos fiscais

    QUESTÕES SEMELHANTES

    Q240912. Q330052. Q269963

    #SEFAZAL


ID
961372
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As mutações patrimoniais das despesas, decorrentes da incorporação de elementos ativos ao patrimônio ou da diminuição de elementos passivos da entidade pública, serão apresentadas na Demonstração das Variações Patrimoniais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    A demonstração da variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. ( redação dada pela resolução CFC no. 1.268/09)

  • RESPOSTA E

    As "mutações patrimoniais das despesas"

    #sefaz.al2019 #ufal2019 


ID
965359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Determinada entidade do setor público apresentou os
eventos registrados abaixo em seu primeiro exercício financeiro,
ocorrido em 2012.

• aprovação da Lei Orçamentária Anual, com previsão da receita e fixação da despesa no valor de R$ 150.000,00;
• arrecadação de impostos no valor de R$ 60.000,00;
• empenho, consumo e pagamento de despesas com serviços de água, luz e telefone durante o ano, no valor de R$ 20.000,00;
• recebimento de imóvel em doação no valor de R$ 100.000,00;
• compra de veículo para uso no valor de R$ 30.000,00, com recebimento imediato do bem, inscrito integralmente em restos a pagar ao final do exercício financeiro de 2012.

Com base nos eventos acima registrados, julgue os itens que se
seguem, acerca do fechamento das demonstrações contábeis do ano
de 2012 da referida entidade conforme a Lei n.º 4.320/1964.

Na demonstração das variações patrimoniais, os acréscimos patrimoniais totalizaram R$ 100.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar esta questão?

    Obrigada.
  • O valor da variação patrimonial é igual a 100.000,00 porque a compra do veículo tem uma contrapartida em RESTOS A PAGAR, ou seja um crédito que o compensa, não sendo assim um real aumento no patrimonio. Ao contrário do imóvel recebido em doação, onde não houve nem desembolso, nem contrapartida no passivo.
    Espero que tenha ajudado.

  • QUESTÃO CORRETA!!![

    De acordo com a  LEI 4320/64:

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.


    O examinador pediu ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS, ou seja, variações patrimoniais aumentativas. Neste caso, o único ingresso que resultou no aumento do patrimônio foi o recebimento de imóvel por doação. A compra do veículo não se inclui nesta categoria por se tratar de uma mutação patrimonial pois não alteram o patrimônio líquido da entidade.



     Itens que não afetam o total do patrimônio:
    a) aumento de capital com utilização de lucros e reservas;
    b) apropriações do lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reserva para Contingência e outras;
    c) reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados;
    d) compensação de Prejuízos com Reservas.


     Itens que afetam o patrimônio total:
    a) acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício;
    b) redução por dividendos;
    c) acréscimo por reavaliação de ativos (quando o resultado for credor);
    d) acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos;
    e) acréscimo por subscrição e integralização de capital;
    f) acréscimo pelo recebimento de valor que exceda o valor nominal das ações integralizadas ou o preço de emissão das ações sem valor nominal;
    g) acréscimo pelo valor da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;
    h) acréscimo por prêmio recebido na emissão de debêntures;
    i) redução por ações próprias adquiridas ou acréscimo por sua venda;
    j) acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores.


    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstmutapl.htm

  • Alguém poderia me informar  por que a arrecadação de impostos não entre como acrescimo patrimonial.  


  • Na minha visão o gabarito está errado, pois temos como variações ativas (60 +100+30) e passivas (20+30), logo, o resultado Patimonial é 140 positivo, ou seja, o ente acresentou patrimônio.

    Obs. aquisição do veículo é mutação, logo é variação ativa e passiva.

  • A receita deveria entrar como VPA pois irá alterar o PL do ente, não entendi o gabarito correto.
  • Item está correto. Destaque para a estrutura da DVP, conforme edital desse concurso que considerou as demonstrações de acordo com a 4.320.
    Estrutura da DVP (Lei 4320/64)
    VARIAÇÕES ATIVAS                                                   VARIAÇÕES PASSIVAS
    Resultantes da Exec. Orçamentária             Resultantes da Exec.Orçamentária
      Receitas correntes      60.000,00                              Desp.correntes  20.000,00
      Receitas de capital                                                      Desp. de capital  30.000,00
      Mut. ativas (aquis.de bens...)  30.000,00         Mut. Passivas (venda de bens...)
    Independentes da Exec.Orçam.                              Independentes da Exec.Orçam. 
      Receita extraorçamentária (dívida ativa...)                Despesa extraorçamentária
      Interferências ativas                                                      Interferências passivas
      Acrésc.patrim.(doações recebidas...) 100.000,00   Decrésc. patrim.  

    Soma das Variações Ativas     190.000,00         Soma das Var.Passivas 50.000,00
    Déficit -x-                                                                     Superávit : 140.000,00
    TOTAL 190.000,00                                                   TOTAL 190.000,00
  • Respondendo ao julyson, cinco anos depois, veja que, na questão Q349538, a FCC considera que a variação patrimonial ocorre no momento do lançamento do tributo e não da arrecadação.

  • O gabarito deveria ser "ERRADO"

    Trata-se do primeiro exercício financeiro, logo não havia contas a receber decorrente de VPA anteriormente reconhecida. Portanto toda a arrecadação que ocorreu no ano de 2012 decorreu de lancamentos também ocorridos em 2012 dado que é o primeiro exercício financeiro da entidade.

    Se ela já estivesse em atividade antes, eu concordaria com o gabarito. Mas como está explícito na questão ser o primeiro exercício financeiro da entidade acabo por não concordar.

  • GABARITO: CERTO

    Todos acréscimos/decréscimos patrimoniais são independentes de execução orçamentária.

    Dos itens listados pela banca, o único que independe de execução orçamentária é a doação em veículo, justamente no valor de R$100.000. Por isso os demais itens não entram no cálculo.

  • Conforme a estrutura da Lei 4320/64, Acréscimos e Decréscimos Patrimoniais são variações que independem* da execução orçamentária.

    Portanto, referem-se às superveniências e insubsistências do ativo e do passivo, bem como às Interferências Extraorçamentárias*.

    *A expressão "extraorçamentária" é usada, nesse contexto, no sentido de não orçamentárias, independentes da execução orçamentária, para se referir esses eventos. Trata-se de nomenclatura antiga (Portaria STN/MF 467/09), não encontrada nas novas versões do MCASP e demais normativos de contabilidade pública.

    Ano: 2011 Órgão: TJ-ES Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Técnico de Contabilidade - Específicos

    Os acréscimos patrimoniais são variações ativas extraorçamentárias.

    CERTO

    Ano: 2012 Órgão:  TCE-AP  Provas: FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo - Orçamento e Finanças 

    Conforme o plano de contas aplicado ao setor público do manual de contabilidade aplicada ao setor público da Portaria STN/MF no 467/09, a classe de contas nas quais se registram resultados aumentativos do exercício, extraorçamentários, incluem

    A) acréscimos patrimoniais.

    Ano: 2007 Órgão: TCU Prova: CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental

    As variações ocorridas no exercício que afetem positivamente o patrimônio, resultantes de fatos independentes da execução orçamentária, são registradas como acréscimos patrimoniais. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

    As baixas de créditos (insubsistências ativas) ou a incorporação de obrigações com ajustes correspondentes (superveniências passivas) podem ser caracterizadas como acréscimos patrimoniais.

    ERRADO - São decréscimos.


ID
965971
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

0 resultado patrimonial, apurado na demonstração das variações patrimoniais, será a diferença entre as variações ativas e as variações passivas. Quando as variações passivas ultrapassarem as ativas, o resultado:

Alternativas

ID
966088
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A demonstração elaborada pela contabilidade pública, que evidencia as alterações ocorridas no patrimônio durante o exercício, resultantes ou independentes da execução orçamentária, apurando o resultado patrimonial do período, quer seja positivo,negativo ou nulo,é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 4.320/1964

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.” 

    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_I_PCO2012.pdf

    Gabarito: D
  • De acordo com a Lei nº 4.320/1964, art. 101, “os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, além de outros quadros demonstrativos.” 

    e conforme o art. 104 da mesma Lei, “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no 

    patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.” 

    Fonte: MCASP, parte V


ID
971125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à operacionalização da contabilidade governamental, julgue os itens subsequentes.

A demonstração das variações patrimoniais, que integra o balanço patrimonial, evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários

  • As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo de aplicação da contabilidade do setor público, conforme a Lei 4.320/1964, são:
    a) Balanço Patrimonial (BP);
    b) Balanço Orçamentário (BO);
    c) Balanço Financeiro (BF);
    d) Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP); 
    e) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
    f) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); 

    Segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”
    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_V_DCASP2012.pdf
  • O Resultado Patrimonial do exercício deve ser levado ao Balanço Patrimonial, onde se somará ao Saldo Patrimonial. Esta distinção entre Saldo Patrimonial e Resultado Patrimonial é muito cobrada em prova. 

    Saldo Patrimonial pertence ao BP.
    Resultado Patrimonial pertence ao DVP.

    Ou seja, a DVP integra sim o BP

    Fonte: Professor Igor Oliveira Ponto dos Concursos
  • Sei que pouco importa, mas discordo. Tudo bem que o resultado apurado na DVP integrará o saldo patrimonial, mas afirmar que a DVP integra o BP?
  • Acredito que a questão está equivocada, pois a DVP tal como ela é, não integra o BP, apenas o resultado apurado nessa DVP (Déficit ou Superávit do exercício) é que é evidenciado no Balanço. Imaginem  todas as variações quantitativas e qualitativas evidenciadas na DVP fossem transferidas para o BP, a DVP é formada por todos os elementos que a compõe, inclusive sua apuração e é uma das demonstrações obrigatórias, tal como o BP, logo, entendo que apenas parte da DVP integra o BP. por isso a afirmativa e falsa.

  • Questão Errada.

    À época, NÃO HAVIA classificação da RECEITA por esfera orçamentária. Atualmente, o MTO 2015 já contempla tal classificação. Logo, hoje esta questão estaria CORRETA.

  • De fato, a Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes ou independentes da execução orçamentária, segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, além de indicar o resultado patrimonial do exercício.

    Entretanto, entendo que a DVP integra o BP, na CASP, tanto quanto a DRE integra o BP na contabilidade privada. Ou seja, não integra coisa nenhuma. O fato de apurar o resultado patrimonial do exercício, e este ser posteriormente transferido para o Balanço Patrimonial e passar a constituir o saldo patrimonial do período (como se fosse o LUCRO LIQUIDO DO EXERCÍCIO, da DRE), não faz da DVP uma demonstração acessória do BP. 

    Desconheço doutrinariamente qualquer posicionamento nesse sentido. A banca há de ter se apoiado em algum argumento doutrinário, ainda que minoritário, pois acredito que não faltaram recursos a esta assertiva.

    Gabarito (da banca): CERTO.

  • Concordo com o Joaquim Junior. A DVP não integra o Balanço Patrimonial. O resultado patrimonial encontrado na DVP que deve ser levado ao BP. Mas fica claro ao olhar o BP que a DVP completa não está lá dentro.

  • Realmente, respondi essa com muita convicção e me frustrei com o gabarito. Já respondi inclusive questões parecidas. O que nunca vi como mencionou o professor foi alguma norma ou alguma doutrina dizendo o que o gabarito da questão sustentou.

  • Q p... é essa? Cespe é de Marte! kkk  A DVP  integra o Balanço Patrimonial ? NUNCA...são demontrações distintas.

  • A DVP não integra o balanço patrimonial. O examinador devia saber disso. Lamentável.

  • INTEGRAR = FAZER PARTE DE ...

  • A Demonstração de Variações Patrimoniais não integra o Balanço Patrimonial, mas sim a conta do resultado patrimonial, que não se confunde com a demonstração. Esse gabarito (certo) é absurdo.


ID
992668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da contabilidade governamental e suas especificidades, julgue os itens a seguir.

Por ser proveniente de receita, a alienação de bens deve ser tratada, na contabilidade governamental, como uma mutação ativa.

Alternativas
Comentários
  • Receita de Alienação de Bens gera duas Variações patrimonias, pois é uma Receita Não-Efetiva.

     Alienação do bem:     Variação Patrimonial Passiva Resultante da Execução Orçamentária = (Saída do Bem) = Mutação Passiva
    Entrada do dinheiro:   Variação Patrimonial Ativa Resultante da Execução Orçamentária

    Neste caso o Resultado Patrimonial é nulo, ou seja, não se altera, pois ocorre tanto a saída do Bem quanto a entrada de dinheiro no mesmo montante.
  • As receitas podem ser classificadas quanto ao seu fato gerador em receitas vinculadas e receitas não vinculadas.

    Receitas vinculadas são aquelas cujo fato gerador são relacionados a alguma atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Ex: taxas, contribuições de melhoria que são receitas tributárias.
    Receitas não vinculadas são aquelas cujo fato gerador não são relacionados a a alguma atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Ex: impostos em geral.
  • Se houver ganho de capital ou lucro nessa venda, a receita será efetiva e não mutação!

  • Alienação de bens = MUTAÇÃO PASSIVA.

    Bons estudos.

  • Mutação ativa = Despesa não efetiva (não altera o PL)

    Mutação passiva = Receita não efetiva (não altera o PL)

    Alienação de bens é um exemplo de receita não efetiva, portanto é uma mutação passiva.

    Gabarito: ERRADO


ID
992689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere às demonstrações contábeis, segundo a legislação, julgue os itens a seguir.

Na demonstração de variações patrimoniais, as interferências ativas e passivas utilizadas para registrar as operações de natureza intragovernamental devem ser identificadas e excluídas para fins de consolidação das demonstrações conjuntas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto:

    Operações Intragovernamentais: São transações orçamentárias, financeiras e patrimoniais que envolvem duas ou mais unidades de um mesmo ente público.

    Explica Professor Alexandre Américo  (Site:Olá Amigos) que no caso da Consolidação das Demonstrações Conjuntas as operações entre órgão da mesma estrutura governamental não serão computadas na Consolidação das Demonstrações e exemplifica da seguinte forma:

    Imagine Orçamento da União como sendo o Orçamento de uma família.
    Ex.: Pai (União) Mãe (Min.Fazenda), Filho 1(Ministério da Educação) Filho 2(Ministério da Cultura).

    Imagine que o pai tenha estabelecido o orçamento geral da Família e que no meio do exercício houve transferência de recurso do Filho 1 para o Filho 2, haverá reconhecimento da transação na contabilidade do filho 1 e do filho 2, mas não terá este reconhecimento na Consolidação das Demonstrações Conjuntas elaboradas pelo pai.







  • Complementado o raciocínio com Base no que diz no SIAFI.
    http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020332

    Modalidade de Aplicação  - Operações de Natureza Intragovernamental

    13. A modalidade de aplicação tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou indiretamente por outro ente da Federação e suas respectivas entidades.

    14. Os recursos serão aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário ou por descentralização do crédito por outro órgão ou entidade integrantes dos Orçamentos Fiscal ou Seguridade Social.

    15. Os recursos serão aplicados indiretamente, mediante transferência ou delegação. A delegação poderá ser feita a outros entes da Federação ou consórcios públicos para a aplicação de recursos em ações de responsabilidade exclusiva da União que impliquem preservação ou acréscimo no valor de bens públicos federais.

    16. A modalidade de aplicação permite a eliminação de dupla contagem no orçamento.

    17. Quando os recursos forem aplicados diretamente mediante a descentralização de crédito, a unidade orçamentária poderá alterar a modalidade de aplicação diretamente no SIAFI, antes da emissão do empenho, exceto quando houver redução das dotações incluídas pelo Congresso Nacional. Nesse caso deverão ser autorizados por meio de Portaria do dirigente máximo de cada órgão a que estiver subordinada ou vinculada a unidade orçamentária.

    18. Observa-se que o termo “transferências”, utilizado no art. 16 e 21 da Lei nº 4.320/1964, compreende as subvenções, auxílios e contribuições que atualmente são identificados em nível de elementos na classificação da natureza da despesa. Não se confundem com as transferências de recursos financeiros, representadas pelas modalidades de aplicação.
  • Correto, do contrário haveria erro de DUPLA CONTAGEM.

  • Demonstrações conjuntas? Interferências ativas e passivas? Alguém já viu isso em algum lugar?
  • LRF Art. 50 § 1 No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.


ID
995110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro exercício financeiro de uma entidade do setor público, foram registrados somente os seguintes eventos contábeis.


Previsão da receita e fixação da despesa no valor de R$ 280.000,00.
Impostos arrecadados no valor de R$ 130.000,00.
Empenho, liquidação e pagamento de serviços de terceiros no valor de R$ 70.000,00.
Compra de equipamento para uso da entidade, com recebimento imediato do bem, no valor de R$ 120.000,00, com metade do pagamento à vista e o restante inscrito em restos a pagar.
Veículo recebido em doação, no valor de R$ 20.000,00.

Considerando os eventos acima registrados, relativos ao encerramento desse primeiro exercício financeiro, julgue os próximos itens, acerca da elaboração das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964.

Na demonstração das variações patrimoniais, as mutações ativas totalizaram R$ 140.000,00.

Alternativas
Comentários
  • 120, pois 20 de doação é superv ativa (ou incorp do ativo ou acréscimo...)

  • Gabarito Errado


    Mutações Ativas são aquelas decorrentes das despesas não efetivas.

    No caso em questão temos a aquisição do equipamento no valor de R$ 120.000. A resposta correta

     

    O veiculo doado (R$ 20. 000)  seria uma receita extraorçamentária.

    Classicado como

    Acrécimo Patrimonial

    Recebimento de doação de terceiros. 

     

    Para se ter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

     

  •  

    DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (LEI 4.320-64)

     

    VARIAÇÕES ATIVAS                                         VARIAÇÕES PASSIVAS

     

                   RESULTANTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

     

    RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS                         DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS

    Arrecadação de Impostos 130.000                      Serviços de Terceiros  70.000

                                                                             Equipamentos 120.000

     

    MUTAÇÕES ATIVAS                                           MUTAÇÕES PASSIVAS

    Equipamentos  120.000

       

     

                   INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

    ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS                         DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS

    Superveniências Ativas                                       Superveniências Passivas

    Doação recebida   20.000

     

    Insubsistências Passivas                                  Insubsistências Ativas

     

    SUBTOTAL  270.000                                           SUBTOTAL  190.000

     

    DÉFICIT                                                                  SUPERÁVIT  80.000

     

    Gab: E. 

     

    O Valor de Mutações Ativas é 120.000, referente à Aquisição de Equipamentos (despesa de capital "não efetiva"). Mutações ativas são causadas por despesas não-efetivas (geralmente despesas de capital) acompanhadas de incorporação de elementos no ativo(ex: investimentos, inversões financeiras) ou de desincorporação do passivo (ex: amortização da dívida). Constitui uma variação patrimonial qualitativa.

     

    A Doação recebida configura um acréscimo patrimonial (superveniência do ativo), ou seja, uma variação patrimonial aumentativa independente da execução orçamentária.

     

  • Gab: ERRADO

    As Mutações Ativas fazem referência apenas ao valor da compra de Equipamentos - 120$, é despesa Não-efetiva e, com isso, não altera a situação líquida patrimonial. A banca quis nos confundir, dando o valor de 140$, com o veículo recebido em doação - 20$. Acontece que ele é considerado ingresso cuja variação independe da execução orçamentária, uma vez que, em tese, não há como prever doações.

    Portanto, se uma doação é uma receita, logo, ela faz parte das variações quantitativas aumentativas, o que faz gerar alterações positivas no PL. Sendo assim, gabarito errado.

    Erros, mandem mensagem :)

  • MUTAÇÕES ATIVAS - DESPESA NÃO EFETIVA

    • +ativo : compra de equipamentos
    • -passivo : amortização da dívida

    MUTAÇÕES PASSIVAS - RECEITAS NÃO EFETIVAS

    • (-)ativo : alienação de bens
    • +passivo : operação de crédito

    BIZU: Pensa em Receita e Despesa de CAPITAL que da pra matar, praticamente, todas as questões


ID
1001401
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 31/12/2010, as seguintes operações realizadas por um determinado ente da federação estavam registradas na contabilidade:

Arrecadação de tributos............................................. R$ 100.000
Alienação de bens imóveis........................................... R$ 60.000
Pagamento de pessoal................................................. R$ 70.000
Amortização de operações de créditos internas.......... R$ 50.000
Pagamento de restos a pagar inscritos em 2009......... R$ 20.000
Cobrança da dívida ativa............................................ R$ 40.000


Com esses dados e com base na estrutura original da demonstração das variações patrimoniais (Anexo 15, antes da modificação proferida pela Portaria nº 749, de 15/12/2009 da STN), o resultado patrimonial apurado correspondeu a um:

Alternativas
Comentários

  •  10000,00+60000,00 -70.000,00-20.00,00 -40.000,00 = 30.000,00

    não entra : amortização de operações de créditos internas.......... R$ 50.000 


  • 100.000-70.000


ID
1003978
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das Alterações no Patrimônio que podem ocorrer em um determinado exercício financeiro e a evidenciação dessas alterações na Demonstração das Variações Patrimoniais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra ajudar?

  • Cobrança da Dívida Ativa não seria uma variação ativa por ser um "direito" ? E cancelamento de Restos a Pagar tbm não seria uma variação ativa??

  • Gabarito totalmente errado. O gabarito deveria ser letra "b" (a opção que está menos errada). Ainda assim, nem tão correto, pois o certo seria insubsistência ativa, pois está "sumindo" um passivo (insubsistência ativa) e não "surgindo" um ativo (superveniência ativa). Vale lembrar ainda que esse assunto encontra divergência, pois por alguns é considerado insubsistência ativa, quando para outros é considerado receita extraorçamentária (cancelamento de RP).

  • Q313718

    O cancelamento do valor inscrito em restos a pagar não processado resulta em variação patrimonial aumentativa extraorçamentária. CERTO


ID
1008088
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sendo a Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP destinada a apurar o resultado patrimonial das entidades públicas, assinale a opção incorreta a respeito dessa demonstração e de sua elaboração.

Alternativas
Comentários
  • Questão feita para se marcar erradamente a letra A.

    E realmente a primeira afirmativa gera dúvidas, por ser a reavaliação proibida no ambiente privado. Contudo a validade conceitual e legal da reavaliação está garantida pelos normativos contábeis e pela Lei 4.320/64.

    Sendo assim temos a letra "C" como a incorreta que deve ser marcada conforme MCasp V...

    05.04.00 DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
    05.04.01 CONCEITO
    Segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964,
    “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no
    patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o
    resultado patrimonial do exercício.”
    As alterações verificadas no patrimônio consistem nas variações quantitativas e qualitativas. As
    variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou
    diminuem o patrimônio líquido. Já as variações qualitativas são decorrentes de transações no
    setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio
    líquido.
    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais
    quantitativas aumentativas e diminutivas.
    Para um melhor entendimento da finalidade desse demonstrativo, pode-se dizer que ele tem
    função semelhante à Demonstração do Resultado do Exercício da área empresarial, no que tange
    a apurar as alterações verificadas no patrimônio.
    É importante ressaltar que a Demonstração do Resultado do Exercício apura o resultado em
    termos de lucro ou prejuízo líquido, como um dos principais indicadores de desempenho da
    empresa. Já no setor público, o resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas
    um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos
    elementos patrimoniais.
  • A demonstração de resultado econômico  é o principal indicador econômico da  administração pública, visto que mensura os serviços e bens fornecidos pela administração pública, e demonstra o melhor caminho ser traçado pelo ente, evidenciando o melhor e a mais econômico modo dessa prestação de serviço.

  • Resposta: Letra C


    Gostaria de complementar ...



    Conceito de DVP de acordo com  o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, é:



    “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da  execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.” As alterações verificadas no patrimônio consistem nas variações quantitativas e qualitativas.


    Em momento algum se diz que ela é o principal indicador de desempenho da entidade pública.



    Sorte e sucesso!


  • Porque o item D está correto:

    "VARIAÇÕES QUALITATIVAS:

     

    Correspondem às variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos.

     

    Para fins de elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais, considerar-se-ão apenas as variações qualitativas decorrentes das receitas e despesas de capital, considerando a relevância da informação.

     

    Conforme o Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores." (grifo nosso)

     

    (MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO PARTE V – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO Aplicado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios Válido a partir do exercício de 2013 Portaria STN nº 437/2012 5a edição)

     


ID
1019635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo como base a estrutura do plano de contas composta por seis classes de contas, em uso no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

O resultado diminutivo do exercício inclui as contas representativas dos recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício, desdobradas em correntes e de capital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    São desdobradas é orçamentário e extraorçamentário.

    RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCÍCIO: inclui as contas representativas das variações negativas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo, desdobradas nos seguintes grupos:

    RESULTADO ORÇAMENTÁRIO: corresponde à diminuição da situação líquida do patrimônio correspondente às despesas orçamentárias, interferências passivas e as mutações passivas resultantes da execução orçamentária.

    RESULTADO EXTRAORÇAMENTÁRIO:corresponde a diminuição da situação líquida do patrimônio, inclui as contas representativas das despesas extraorçamentárias, interferências passivas e mutações passivas, independentes da execução orçamentária.

  • Questão Desatualizada

    Atualmente utiliza-se o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o qual não contempla a classe resultado diminutivo do exercício referida na questão.

    O PCASP é composto por oito classes.


ID
1019683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura da demonstração das variações patrimoniais (DVP), julgue os itens a seguir.

O saldo patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, passando a constituir o resultado patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO!

    Pegadinha!

    A questão trocou os nomes: na DVP é apurado o resultado patrimonial, e não o saldo patrimonial. Pra ficar certo seria assim:

    O resultado patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, que, somado aos resultados acumulados dos períodos anteriores, passa a constituir o saldo patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto.

  • Demonstrações das variações patrimoniais (DVP) é o mesmo que o DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido)?

  • O saldo patrimonial apurado na DVP deve ser transferido para o balanço patrimonial, passando a constituir o resultado patrimonial do exercício, que pode ser o ativo real líquido ou o passivo real a descoberto. ERRADO

    ______________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício: 2019

    2.5. RESULTADO PATRIMONIAL

    O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado

    patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    5.1. INTRODUÇÃO

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 156/442


ID
1019686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da estrutura da demonstração das variações patrimoniais (DVP), julgue os itens a seguir.

A DVP demonstra as modificações ocorridas nas contas que integram o grupo patrimônio líquido, comparando a movimentação do exercício- base com a do anterior.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO!

    Na DVP são evidenciadas as variações ativas e passivas, resultantes e independentes da execução orçamentária!

  • Acredito que essa questão trata da Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).


ID
1020325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às normas contábeis específicas aplicáveis ao setor público para as demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

As variações patrimoniais são transações que alteram a composição dos elementos patrimoniais e modificam o patrimônio líquido do órgão público.

Alternativas
Comentários
  • AS VARIAÇÕES PODE SER QUALITATIVAS OU QUANTITATIVAS:

    As qualitativas: 

    alteram a composição dos elementos  patrimoniais sem afetar o PL, determinando modificações apenas na  composição específica dos elementos  patrimoniais. 

    as quantitativas: 

    decorrem de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido


    ou seja, nem todas as variações alteram o PL


  • ERRADA
    Estaria correta a questão se tivesse mencionado que trata-se de VARIAÇÕES QUANTITATIVAS.

  • ERRADO, esse conceito de aplica apenas para as quantitativas e não para as qualitativas, daí o erro em generalizar.

  • Em geral, se modifica os elementos não altera o PL. Como na questão não há menção a isso, o erro está em afirmar que modificam o PL.


ID
1020331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às normas contábeis específicas aplicáveis ao setor público para as demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

A demonstração das variações patrimoniais permite evidenciar as variações quantitativas e qualitativas ocorridas nos elementos patrimoniais, de naturezas orçamentárias ou extraorçamentárias, e o saldo patrimonial do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, 

    “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

  • Quem indica SALDO patrimonial é o Balanço Patrimonial.

  • MCASP 6 SÓ QUANTITATIVA

  • A demonstração das variações patrimoniais – DVP deverá evidenciar as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício (art. 104, da Lei nº 4.320/64).

     

    Este resultado será transferido para o balanço patrimonial, no grupo saldo patrimonial ou patrimônio líquido e se refere ao resultado do período.

     

  • Além de indicar o resultado patrimonial, abarca apenas as variações quantitativas.

  • A demonstração das variações patrimoniais permite evidenciar as variações quantitativas e qualitativas ocorridas nos elementos patrimoniais, de naturezas orçamentárias ou extraorçamentárias, e o saldo patrimonial do exercício. ERRADO

    _________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    5.1. INTRODUÇÃOA

    Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 442

  • SALDO PATRIMONIAL = BAL. PATRIMONIAL

    RESULTADO PATRIMONIAL = DVP

    Bons estudos.

  • Gab: ERRADO

    Balanços:

    Orçamentário -------------> Demonstram RESULTADO.

    Financeiro e;

    DVP

    __________________________________________________________________________________________________

    Balanço Patrimonial -----> Demonstra SALDO.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1020352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos demonstrativos contábeis e registros previstos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens que se seguem.

A demonstração das variações patrimoniais da União evidencia as transferências concedidas de caráter intergovernamentais e intragovernamentais, assim como aquelas feitas a entidades sem fins lucrativos e as referentes a convênios firmados que correspondam a despesas correntes ou de capital.

Alternativas
Comentários
  • VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS

    Compreende o somatório das variações patrimoniais aumentativas com transferências inter governamentais, transferências intragovernamentais, transferências a instituições multigovernamentais, transferências a instituições privadas com ou sem fins lucrativos, transferências a convênios e transferências ao exterior. 


  • certa

    DVP MCASP 6

    Transferências e Delegações Recebidas

    Compreende o somatório das variações patrimoniais aumentativas com transferências intergovernamentais, transferências intragovernamentais, transferências de instituições multigovernamentais, transferências de instituições privadas com ou sem fins lucrativos, transferências de convênios e transferências do exterior.
     

  • Obseevem a questão Q348662.

    Além de serem divulgadas nas demonstrações das variações patrimoniais (DVP) de cada unidade, as operações intragovernamentais devem ser evidenciadas na DVP consolidada do estado.

    Gabarito: ERRADA.

    Motivo: Nas demonstrações consolidadas as operações intragovernamentais não devem ser contabilizadas para evitar a dupla contagem, conforme LRF, artigo 50, parágrafo 1º (No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.)

    Aí vem essa questão e diz "A demonstração das variações patrimoniais da União....". Pensei se tratar da demonstração consolidada do Ente e me lasquei.

    Complicado.


ID
1036885
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na confrontação do Resultado Aumentativo do Exercício e do Resultado Diminutivo do Exercício, o resultado obtido deve ser levado à conta:

Alternativas
Comentários
  • resultado apurado


  • Na confrontação do Resultado Aumentativo do Exercício e do Resultado Diminutivo do Exercício, o resultado obtido deve ser levado à conta:

    c) Resultado Apurado


ID
1043986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do orçamento público, das receitas e despesas públicas e das variações por elas provocadas no patrimônio, julgue os itens seguintes.

Uma prefeitura municipal que efetuou o registro do recebimento da receita corrente de dívida ativa no exercício de 2010, referente aos valores pagos pelo credor, contabilizou uma mutação patrimonial ativa.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal;

    Isto será encaixado na categoria econômica Receitas correntes:

    Transferências Correntes

    Receitas Diversas

    Multas.

    Cobrança da Divida Ativa.

    Outras Receitas Diversas.



  • Não há mutação patrimonial. 

    Tratando-se de receita corrente do tipo OUTRAS DESPESAS CORRENTES -> RECEBIMENTO DA DÍVIDA ATIVA, esta não é efetiva, portanto não aumenta o PATRIMÔNIO LÍQUIDO do ESTADO.

    receita quanto a AFETAÇÃO PATRIMONIAL.

    Deixa eu tentar explicar, simplificando:

    Etapas da RECEITA:

    PREVISAO, LANÇAMENTO, ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

    Bem, vou pular a introdução e ir direto ao ponto: A receita quando é lançada ela tem destinatário certo (o administrado que trouxe para si o DÉBITO, dando início ao fato gerador, EX.: iptu, ipva...), ok? IPTU = R$ 200,00 EXEMPLO. Aqui já temos a afetação patrimonial, concordam? EXISTE o débito do administrado e isso já está previsto, certo, líquido. Aqui podemos falar de MUTAÇÃO ATIVA.

    lembrando que patrimonio liquido = ativo - passivo

    Pois, caso na fase de arrecadação não seja efetuado o pagamento de R$ 200,00 à Fazenda Pública, o mesmo destinatário será inscrito em DÍVIDA ATIVA após o vencimento. E ele tem que pagar, do contrário será executado e terá que CEDER o bens que tiver. Isso é sério.

    O ápice da questão é o seguinte, se eu acatar como receita essa DÍVIDA de R$ 200,00, ou seja, do administrado que não pagou, estarei duplicando os dados da receita e a previsão da mesma será INEXATA, diferente do real. 

    ARRECADAÇÃO = R$ 200,00

    NÃO PAGOU NA ARRECAÇÃO , FOI INSCRITO NA D.A. TOTAL A PAGAR R$200,00, já estou sabendo que o valor da dívida é esse desde a arrecadação, e só nesse momento é que houve afetação. Por isso que recebimento da dívida ativa não afeta mais o patrimônio, logo não há MUTAÇÃO ATIVA.

    Deus é fiel! 

  • Segundo o Prof.: Fernando Gama (Eu vou passar)

    A inscrição em dívida ativa é uma EXCEÇÃO AO REGIME DE CAIXA PARA A RECEITA. Ela considera-se realizada, mesmo antes do seu efetivo recebimento, pela inscrição (que gera a tal variação ativa). Ou seja, durante o prazo para o pagamento, estamos na fase de lançamento. Nenhum lançamento é feito neste momento. Quando a dívida vence, o contribuinte é inscrito em dívida ativa. Nesse momento, há um lançamento de VARIAÇÕES ATIVAS INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, aumentando o PATRIMÔNIO LÍQUIDO, pela INSCRIÇÃO. Mas o Estado ainda não recebeu, não deveria ter aumentado o PL apenas pelo direito ao recebimento, assim, o PL aumentou não pela entrada de recursos financeiros, mas pelo direito a receber. Por isso falamos que a inscrição em dívida ativa é uma exceção ao regime de caixa para a receita. Quando do recebimento, que pode ocorrer vários exercícios depois, a receita agora é orçamentária. A dívida ativa é considerada receita orçamentária no exercício em que for recebida, mas isso não altera o PL, pois é uma receita por mutação patrimonial. Portanto, essa receita não é considerada receita stricto sensu, receita do ponto de vista contábil, pois não altera a situação líquida (já que é anulada pelas mutações passivas).


    Então temos o seguinte:

    1º momento - Cobrança da dívida - Lançamento

    Não há lançamentos

    2º momento - Inscrição em dívida ativa pelo não pagamento

    No Sistema Patrimonial
    D - Dívida Ativa a Receber (no Ativo Permanente)
    C - Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária (VAIEO) - Conta de Resultado - Aumenta PL

    3º momento - Recebimento da dívida ativa
    No Sistema Financeiro
    D - Caixa
    C - Receita Orçamentária - Outras Receitas Correntes - Conta de Resultado - Aumenta PL

    No Sistema Patrimonial
    D - Mutações Patrimonais Passivas - Conta de Resultado - Reduz PL
    C - Dívida Ativa a Receber (no Ativo Permanente) - Pela redução da dívida paga (recebida)

    O resultado líquido não altera o PL pois a Receita Orçamentária é anulada pela Mutação Patrimonial Passiva.


    Fonte .:  https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=lVruydePXdRaEY9Fmi46J719UUHqL4A9e27ySDLjwMU~ 

  • Senhores, sem complicar e direto ao ponto.


    A receita de dívida ativa é uma Receita Orçamentária Não-Efetiva. Ou seja, é uma Mutação Patrimonial PASSIVA, e não ATIVA como diz a questão.


    Mutação Ativa (ou da despesa) -> sempre haverá saída de numerário: Despesa Orçamentária Não-Efetiva

    Mutação Passiva (ou da receita) -> sempre haverá entrada de numerário: Receita Orçamentária Não-Efetiva

  • mutação passiva

  • Reescritura correta.


    Uma prefeitura municipal que efetuou o registro do recebimento da receita corrente de dívida ativa no exercício de 2010, referente aos valores pagos pelo credor, contabilizou uma mutação patrimonial passiva.

  • ERRADO.

     

    MUTAÇÕES

     

    Ativa=Despesa

    Passiva=Receita

     

    Grave isso meu caro e corra pro abraço.

  • Inscrição div, ativa = fato permutativo

    Recebto div. ativa = receita orçamentária.

    Fonte MCASP 8a Edição

    Bons estudos.

  • Na hipótese do enunciado, o ente registraria uma mutação patrimonial passiva, porque o recebimento de uma receita tributária em dívida ativa é uma receita não efetiva. (extingue-se o direito a receber pelo tributo em divida ativa e debita o caixa do ente - Fato permutativo)

    D - Disponibilidades (Ativo)

    C - Direito de receber a dívida ativa (Ativo)

    Mutação Patrimonial Ativa = Despesas não efetivas

    Mutação Patrimonial Passiva = Receitas não efetivas

    Lembrando que o que é "não efetivo" não gera alteração quantitativa na situação patrimonial líquida do ente.


ID
1045993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da avaliação, mensuração, contas e peculiaridades de ativos e passivos dos entes do setor público, julgue os itens subsequentes.

Além de serem divulgadas nas demonstrações das variações patrimoniais (DVP) de cada unidade, as operações intragovernamentais devem ser evidenciadas na DVP consolidada do estado.

Alternativas
Comentários
  • O art. 50, § 1º, da LRF, define que "No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais".

  • Resposta: errada

    OPERAÇÕES INTRAGOVERNAMENTAIS

    Operações dentro de um mesmo ente da Federação.
    Nas demonstrações das variações patrimoniais (DVP) deve constar a origem e destino dos recursos advindos da alienação de ativos, mas há referência no Art. 50, § 1º, LRF,  de que em demonstrações conjuntas (entre governos), excluir-se-ão as operações intragovernamentais

    Seção II

    Da Escrituração e Consolidação das Contas

            Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

            I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;

            II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

            III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;

            IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;

            V - as operações de crédito, as inscrições em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor;

            VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.

            § 1o No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.

            § 2o  A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.

            § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.


     

  • Bizu


    Intra = Interno

    Inter = Externo

  • Isso visa à eliminação da dupla contagem.

    Lembrem da "modalidade de aplicação" na classificação da despesa orçamentária (indica como os recursos serão aplicados), que é a forma pela qual essa eliminação é operacionalizada nas demonstrações consolidadas.


ID
1071853
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica um conjunto das variações patrimoniais diminutivas com operações  financeiras que devem ser identificadas, agrupadas e evidenciadas por ocasião da elaboração da Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP.

Alternativas
Comentários
  • motivo dos erros

    a- juros receb. n é diminut.

    b- deprec. n é devido a operac. financ.

    c- contrib. sociais  n é devido a operac. financ.

    d- contrib. esp. n é devido a operac. financ.

    e- correto

  • • Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

    Representa o somatório das variações patrimoniais aumentativas com operações financeiras. Compreende: descontos obtidos, juros auferidos, prêmio de resgate de títulos e debêntures, entre outros.


    • Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

    Compreende as variações patrimoniais diminutivas com operações financeiras, tais como: juros incorridos, descontos concedidos, comissões, despesas bancárias e correções monetárias.


    gab: E

    Fonte: MCASP, 6ª edição, pgs. 333 e 334.



ID
1072069
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações verificadas no patrimônio do ente público, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicam o resultado patrimonial do exercício

Alternativas
Comentários
  • Certo, a DVP evidenciará o resultado patrimonial.

  • A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício

    Este modelo separa as variações em resultantes e independentes da execução orçamentária.O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as VPAs e as VPDs.

     


ID
1088896
Banca
FGV
Órgão
TCE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise os fatos a seguir e responda às questões 61 e 62:

• Alienação de bens = $10;

• Aquisição de Equipamentos = $15;

• Pessoal Ativo de $50 com retenção das consignações no valor de $10;

• Arrecadação de Tributos = $80;

• Depósito de terceiros recebidos = $30;

• Empréstimos Concedidos = $30;

• Amortização de empréstimos contraídos = $10

O resultado apurado na demonstração das variações patrimoniais é :

Alternativas
Comentários
  • Não precisa montar a DVP, simplesmente deve extrair contas não patrimoniais, no caso: Arrecadação de Tributos 80,00 - Pessoal Ativo 50,00 = 30,00

  •  

    DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (LEI 4.320-64)

    VARIAÇÕES ATIVAS                                       VARIAÇÕES PASSIVAS

                       RESULTANTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

     

    RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS                       DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS

    Arrecadação de Tributos   80                             Pessoal Ativo  50

    Alienação de Bens  10                                       Aquisição de Equipamentos  15

    Amortização de Empréstimo  10                        Empréstimos Concedidos   30 

     

    MUTAÇÕES ATIVAS                                         MUTAÇÕES PASSIVAS

    Aquisição de Equipamentos  15                         Alienação de Bens  10

    Empréstimo Concedido  30                               Amortização de Empréstimo  10

     

     

                     INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

    ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS                       DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS

    Superveniências Ativas                                     Superveniências Passivas

    Insubsistências Passivas                                  Insubsistências Ativas

     

     

    SUBTOTAL  145                                                SUBTOTAL  115

     

    DÉFICIT                                                              SUPERÁVIT  30

     

     

    Obs: “Depósitos de terceiros recebidos” e “retenção de consignações” não entram na DVP. Variações qualitativas só entram na DVP se forem decorrentes da execução orçamentária! Assim, Operações de créd por ARO, Cauções, Depósitos, etc, não entram na DVP.

     

     

     

     


ID
1105054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, campo de aplicação, regime contábil, sistemas de contabilidade federal, patrimônio e suas variações, julgue o item a seguir.

As variações patrimoniais qualitativas são representadas por alterações do patrimônio público, sem que haja variação do patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • As variações patrimoniais qualitativas alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.


    Fonte - MCASP - PARTE II


ID
1105057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, campo de aplicação, regime contábil, sistemas de contabilidade federal, patrimônio e suas variações, julgue o item a seguir.

A demonstração das variações patrimoniais evidencia as variações patrimoniais quantitativas e as qualitativas decorrentes da receita e da despesa extraorçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964

    “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”


    Fonte - MCASP - PARTE V


  • NBC T 16.6

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09).


    Dessa forma, no novo modelo de Demonstração das Variações Patrimoniais não é possível a visualização de todas as variações patrimoniais, pois os fatos permutativos extraorçamentários (variações patrimoniais qualitativas independentes da execução orçamentária) não estão contidos nele. 

    Manual Completo de Contabilidade Pública - Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato


  • Variações Qualitativas da DVP SEMPRE decorrem da execução orçamentária!

     

    > Se forem Variações Qualitativas decorrentes da Receita Não Efetiva  -------> Geram Mutação Passiva

    Ex: Operações de Crédito, Alienação de Bens, Amortização de Empréstimo, Receita de Dívida Ativa

     

    > Se forem Variações Qualitativas decorrentes da Despesa Não Efetiva ------> Geram Mutação Ativa.

    Ex: Investimentos, Inversões Financeiras, Amortização da Dívida, Material de Consumo, Adiantamento de Salário.

     

    Bons estudos.

     

  • QUESTÃO - DESATUALIZADA.....

     

    Essa questão, provavelmente, foi elaborada com base na NBC T 16.6, antes da Revisão. Nela constava assim:

     

    DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

     

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes e as independentes da execução orçamentária, bem como o resultado patrimonial.

     

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09).

     

    Na revisão, essa restrição, "qualitativas decorrentes da execução orçamentária" não existe mais.

     

    Nova redação do item 25 da NBC T 16.6:

     

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

     

    25. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício. (Alterado pela NBC T 16.6 (R1))

     

    Logo, com base na revisão, a questão seria inadequada. Provavelmente, o edital foi publicado antes da revisão.

  • MCASP 7a Edição
     

    5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    5.1. INTRODUÇÃO

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)16 evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    A elaboração da DVP tem por base as contas contábeis do modelo de Plano de Contas Aplicado aoSetor Público (PCASP), utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas – VPD) e 4 (variações patrimoniais aumentativas – VPA). Caso haja contas intraorçamentárias, estas devem ser excluídas para fins de consolidação das demonstrações contábeis no âmbito de cada ente. Entretanto, se as demonstrações contábeis se referirem apenas às contas de um órgão, uma entidade ou uma empresa pública, então não há exclusão das contas intraorçamentárias.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.


ID
1111084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da composição do patrimônio público, do ativo, do passivo e das variações patrimoniais, julgue os itens que se seguem.

O resultado patrimonial deficitário enseja que a soma das variações patrimoniais diminutivas com o déficit patrimonial do exercício seja igual às variações patrimoniais diminutivas

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA – No caso de déficit patrimonial, as variações patrimoniais aumentativas são menores que as variações patrimoniais diminutivas. Portanto, variação patrimonial aumentativa somada a déficit é igual à variação patrimonial diminutiva (VPA + D = VPD). Exemplo: 80(VPA) + 20(D) = 100(VPD). Nesse caso, a soma das variações patrimoniais aumentativas com o déficit equivale ao total das variações patrimoniais diminutivas.


    Fonte - www.notadecorte.com.br
  • CESPE:

    JUSTIFICATIVA – No caso de déficit patrimonial, as
    variações patrimoniais aumentativas são menores que as
    variações patrimoniais diminutivas. Portanto, variação
    patrimonial aumentativa somada a déficit é igual à variação
    patrimonial diminutiva (VPA + D = VPD). Exemplo: 80(VPA)
    + 20(D) = 100(VPD). Nesse caso, a soma das variações
    patrimoniais aumentativas com o déficit equivale ao total das
    variações patrimoniais diminutivas.
     

  • Gostaria de saber o que esse examinador fumou para elaborar esta questão!


ID
1113991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os eventos apresentados a seguir.


I baixa de bem móvel classificado como inservível

II pagamento de folha de pessoal apropriada no mês anterior

III aquisição de imóvel, à vista, para uso da entidade pública, com recebimento imediato do bem

IV arrecadação de impostos sem lançamento prévio

V contratação de operação de crédito para pagamento em 10 anos, com recebimento imediato do recurso

VI recebimento de depósitos de terceiros no valor de R$ 8.000,00

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, sob a perspectiva das transações do setor público e das variações patrimoniais.


O evento III representa uma variação patrimonial qualitativa, pois promove apenas permuta entre os elementos patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • Item certo


    D - IMÓVEL

    C - CAIXA


    Fato permutativo de 1º formula 

  • 02.04.01 QUALITATIVAS

    1. Conceito

    Variações patrimoniais qualitativas são aquelas em que ocorrem permutações de 

    mesmo valor dos elementos do Patrimônio, ou seja, as alterações do Patrimônio que 

    não alteram o valor do Patrimônio Líquido. Como exemplos têm-se a compra de 

    veículo e a contratação de operações de crédito, que são variações patrimoniais 

    qualitativas, pois o que acontece, no primeiro exemplo, é a troca (permuta) de uma 

    obrigação de pagar por veículo e, no segundo exemplo, é a entrada de caixa, 

    advinda do empréstimo, em contrapartida a um registro de uma obrigação de 

    devolução do empréstimo. 

    http://www.tce.ro.gov.br/arquivos//Downloads/IEP-MCASP-19-08-12-21-57-08.pdf

  • Permuta entre elementos do Ativo

    lançamento de primeira fórmula (11)

    (1) D - Imobilizado

    (1) C - Caixa

    Fato Contábil que altera somente a qualidade dos elementos do ativo.


ID
1113994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os eventos apresentados a seguir.


I baixa de bem móvel classificado como inservível

II pagamento de folha de pessoal apropriada no mês anterior

III aquisição de imóvel, à vista, para uso da entidade pública, com recebimento imediato do bem

IV arrecadação de impostos sem lançamento prévio

V contratação de operação de crédito para pagamento em 10 anos, com recebimento imediato do recurso

VI recebimento de depósitos de terceiros no valor de R$ 8.000,00

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, sob a perspectiva das transações do setor público e das variações patrimoniais.


Os eventos IV e V representam variações patrimoniais aumentativas, dado que seus registros aumentam o patrimônio líquido da entidade.

Alternativas
Comentários
  • IV - FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO

    V  - FATO PERMUTATIVO

  • GABARITO ERRADO

    IV - arrecadação de impostos sem lançamento prévio; é VPA, aumenta.

    V - contratação de operação de crédito para pagamento em 10 anos, com recebimento imediato do recurso; é Variação Qualitativa, ou seja, permutativo.


ID
1113997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os eventos apresentados a seguir.


I baixa de bem móvel classificado como inservível

II pagamento de folha de pessoal apropriada no mês anterior

III aquisição de imóvel, à vista, para uso da entidade pública, com recebimento imediato do bem

IV arrecadação de impostos sem lançamento prévio

V contratação de operação de crédito para pagamento em 10 anos, com recebimento imediato do recurso

VI recebimento de depósitos de terceiros no valor de R$ 8.000,00

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, sob a perspectiva das transações do setor público e das variações patrimoniais.


O evento VI, por se referir a uma transação que envolve valores de terceiros, sendo, portanto, passível de devolução, não representa uma variação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A transação representa uma variação patrimonial qualitativa e não altera o Patrimônio Líquido.

    Conforme o MCASP 6ª Edição:

    Variações patrimoniais qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.
    Como exemplos têm-se a compra de veículo e a contratação de operações de crédito, que são variações patrimoniais qualitativas, pois o que acontece, no primeiro exemplo, é a troca (permuta) de uma obrigação de pagar
    por veículo e, no segundo exemplo, é a entrada de caixa, advinda do empréstimo, em contrapartida a um registro
    de uma obrigação de devolução do empréstimo.

    Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Pag. 128

  • CUIDADO = Variação Patrimonial é conceito AMPLO, que tanto pode ser quantitativa como qualitativa.

    Bons estudos.

  • Errado. Refere-se a uma variação patrimonial qualitativa(fato permutativo).


ID
1114000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os eventos apresentados a seguir.


I baixa de bem móvel classificado como inservível

II pagamento de folha de pessoal apropriada no mês anterior

III aquisição de imóvel, à vista, para uso da entidade pública, com recebimento imediato do bem

IV arrecadação de impostos sem lançamento prévio

V contratação de operação de crédito para pagamento em 10 anos, com recebimento imediato do recurso

VI recebimento de depósitos de terceiros no valor de R$ 8.000,00

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, sob a perspectiva das transações do setor público e das variações patrimoniais.


Os eventos I e II representam variações patrimoniais diminutivas, uma vez que seus registros diminuem o patrimônio líquido da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Se eu estiver errado por favor me corrijam, mas entendo que o problema esteja no item II, porque a folha de pagamento ja foi apropriada no mes anterior, o que restou foi so o pagamento para esse mes, logo seria a baixa de um passivo (salarios a pagar) e credito caixa/banco.

  • A apropriação da folha de pagamento que é uma variação patrimonial diminutiva e não seu pagamento. 

  • Item I - Os bens que não estejam sendo utilizados e que não tenham valor de venda, em virtude de serem inservíveis (obsoleto, quebrado, inutilizado, etc.), deverão ser baixados como perda diretamente em conta de resultado (VPD).

     

    Fonte: MPCASP - 7a Edição, 2017

  • No fim do mês referente ao trabalhando (mês x1), geralmente no último dia, ocorre a apropriação, é neste momento que ocorre a VPD:

    D - Despesas com Salários/ Folha de Pessoal (Resultado - DVP)

    C - Salários a Pagar (Passivo Circulante)

    No mês seguinte (mês x2), geralmente dia 05, ocorre o pagamento, que não é VPD:

    D - Salários a Pagar (Passivo Circulante)

    C - Bancos c/ Mov. (Ativo Circulante)

  • Evento II - pagto folha, foi Empenhada/executada/realizada (DESPESA) no mês anterior.

  • No evento II haverá um lançamento permutativo.

    apropriação 

    D- despesa com salário 

    C- salarios a pagar 

    pagamento ( evento II )  

    C- Caixa/banco ( ativo) 

    D- salarios a pagar (passivo)     

    Gab. ERRADO

  • Vixe, uma galera acertando pelo motivo errado. rs.