SóProvas


ID
1299607
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A matriz que possibilita relacionamento das oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno das organizações, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Estamos diante da FOFA (digo, SWOT).  RENNÓ apregoa (2013,  1 ª edição,  p.58):  Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.

      Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

      Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

      A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!

      Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.

      Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.



  • Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_de_Ansoff

    *A pior decisão do qconcursos foi retirar a possibilidade de inserção de imagens nos comentários.

    #voltaimagensnoscomentários

  • O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.



    O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:


    WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS)
    WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA)
    WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL)
    WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO)
    WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE)
    HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO)
    HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO)



  • de Strengths = Forças (ambiente interno e controlável da organização)

    de Weaknesses = Fraquezas (idem)

    de Opportunities = Oportunidades (ambiente externo e não controlável da organização)

    de Threats = Ameaças (idem)

    Gabarito: "e".

  • SWOT é uma técnica de análise de ambiente interno e externo, comumente empregada em processo de planejamento estratégico para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição.

     A sigla SWOT é uma abreviação das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) significando que serão considerados na análise pontos Fortes, pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

    No Brasil podemos chamar esta ferramenta estratégica de FOFA (Fortes, Oportunidades, Fracos, Ameaças)

    Fonte: https://neigrando.wordpress.com/2011/11/24/a-ferramenta-estrategica-de-analise-swot-e-fofa/

  • a) GUT - matriz para priorização dos problemas, que metrifica: Gravidade / Urgência / Tendência

    ====================================================================

    b) BASICO - matriz de priorização das soluções, que metrifica: Benefício / Abrangência / Satisfação do cliente Interno / Investimento / Cliente / Operacionalidade

    ====================================================================

    c) 5W2H - utilizada para elaboração de planos de ação e de indicadores

    What = o que?

    Who = quem?

    Where = onde?

    Why = por que?

    When = quando? 

    How = como?

    How much = quanto? 

    ====================================================================

    d) Matriz de ANSOFF - utilizada em Estratégia, relaciona Mercado X Produtos e compara-os para determinar que tipo de estratégia será utilizada, de acordo com a situação desses (existente ou novo)

    Mercado Novo + Produto Novo = diversificação 

    Mercado Existente + Produto Novo = desenvolvimento de produtos 

    Mercado Novo + Produto Existente = desenvolvimento de mercado

    Mercado Existente + Produto Existente = penetração no mercado

    ====================================================================

    e) CERTO !

  • A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    A questão é bem objetiva. Menciona os elementos Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças para que você saiba qual

    o instrumento que faz essa análise, que é claramente a Matriz SWOT.

     

     

     

    GABARITO: E.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • nem parece FGV

  • A sigla SWOT é uma abreviação das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) significando que serão considerados na análise pontos Fortes, pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

    Análise SWOT ---> FOFA

    Fortaleza: variável interna; controlável

    Oportunidade: variável externa; não controlável

    Fraqueza: variável interna; controlável

    Ameaça: variável externa; não controlável

    _________________________________________________________________

    Fortaleza + Oportunidade = estratégia de desenvolvimento

    Fortaleza + Ameaça = estratégia de manutenção

    Fraqueza + Oportunidade = estratégia de crescimento

    Fraqueza + Ameaça = estratégia de sobrevivência

  • Matriz SWOT.

  • GABARITO: LETRA E

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE: ROCKCONTENT.COM

  • Gabarito: E

    Forças e Fraquezas: Ambiente externo (incontrolável)

    Oportunidade e Ameaças: Ambiente interno (controlável)