SóProvas


ID
1300021
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública, para a realização do interesse público, possui uma série de prerrogativas, sendo dotada de um rol de poderes. Dentre esses poderes encontra-se o Poder de Polícia. 

 Com relação ao Poder de Polícia, analise as afirmativas a seguir. 

I. O poder de polícia é exercido, de forma geral, sobre a sociedade, independentemente da existência de um título jurídico específico vinculando a administração e o administrado.
II. O poder de polícia possui, entre suas características, a auto- executoriedade e a discricionariedade.
III. O poder de polícia poderá impor obrigações positivas ou negativas. 

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Pela quantidade de erros, vou tentar interpretar do jeito que entendi: Independentemente da existência de um título jurídico específico vinculando a administração e o administrado... TRADUÇÃO: independentemente de tu querer. 

  • Diego, a banca quis separar o poder de polícia do poder disciplinar, pois havendo um título ou vinculação com a adm, a esfera de competência é outra;

  • Galera, a discricionariedade é um atributo do poder de polícia. No entanto, vale salientar que embora esta seja a regra, nada obsta que a lei vincule determinados atos no exercício do poder de polícia. Como exemplo clássico apontado pela doutrina, temos, os casos relativos a concessão de licença para construção em terrenos ou para o devido exercício de profissões. Nestes casos, a administração fica estritamente vinculada ao disposto em lei, não podendo adotar critérios de oportunidade e conveniência.



  • I -CORRETO -  TODOS ESTÃO SUJEITOS AO PODER DE POLÍCIA... ATÉ MESMO OS SERVIDORES PÚBLICOS E OS PARTICULARES COM VÍNCULO ESPECÍFICO COM A ADMINISTRAÇÃO (que são destinatários do poder disciplinar) DESDE QUE O MOTIVO DA ATUAÇÃO NÃO SEJA PELO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POIS SENÃO SERIA ATUAÇÃO DO PODER DISCIPLINAR. 


    II -CORRETO -  AUTOEXECUTORIEDADE, DISCRICIONARIEDADE E COERCIBILIDADE SÃO ATRIBUTOS (NÃO ABSOLUTOS) DO PODER DE POLÍCIA.


    III - CORRETO - OBRIGAÇÃO DE FAZER (POSITIVA) E OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER (NEGATIVA) EX.: VISTORIAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.



    GABARITO ''A''




    Sobre o item ''I'', é a primeira vez que vejo cobrar o poder de polícia de forma ampla...

  • qual seria um tipo de obrigação positiva?

  • ANA, A OBRIGAÇÃO DE DECLARAR OS BENS À RECEITA FEDERAL AO EXERCER O DIREITO DE LOCOMOÇÃO PREVISTO NO ARTIGO 5º INCISO XV. 


    GABARITO ''A''
  • Obrigação positiva = obrigação de fazer

    Obrigação negatiiva = obrigação de não fazer

  •  e)

    Dentro da mesma pessoa jurídica, nas relações de subordinação, existe hierarquia presumida.

  • Sobre a I:

    Um Agente de trânsito pode ser multado se estacionar seu veículo em na calçada, por exemplo, independentemente de vinculo com a administração.