SóProvas


ID
1300072
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Os empregados Pedro, José e Ivo trabalham na empresa alfa e estão com seus contratos de trabalho suspensos pelos seguintes motivos: Pedro está afastado por ter sofrido acidente de trabalho típico; José encontra-se no exterior realizando curso de doutorado e Ivo está prestando serviço militar junto à Marinha do Brasil.
Em relação ao FGTS desses empregados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E"

    Trata-se de casos de suspensão do contrato de trabalho.

    Com a suspensão, a regra é que o empregador não deve pagar o FGTS, mas existe exceção. São dois casos de suspensão onde o FGTS é obrigatório, o empregador deverá depositar o FGTS: Acidente de trabalho e o serviço militar obrigatório.  Art. 4º, p. único da CLT / Art. 15, §5 da Lei 8036/90.


  • ITEM E.

    LEI 8.036/90

     Art. 15. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.

    § 5º O depósito de que trata o caput deste artigo é obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho.

  • no caso de José, seria devido o depósito de FGTS, caso estivesse a serviço no exterior.

    OJ 232 SDI I
  • A hipótese do item D: movimentação da conta por motivo de acidente de trabalho, não é um dos permissivos à movimentação da conta do FGTS, conforme art. 20 da Lei 8.036/90.