SóProvas


ID
1300291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética no serviço público, julgue o item que se segue.
O servidor não poderá desprezar a ética na sua conduta, uma vez que o desrespeito à legalidade e à honestidade poderá caracterizar ato de improbidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito. A questão está correta. 


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto,

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador de Edifícios Disciplina: Ética na Administração Pública

    O servidor público não pode jamais desprezar o elemento ético de sua conduta; assim, não tem de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante os princípios e regras contidas na Constituição.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2007 - ANVISA - Técnico Administrativo Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais; 

    O servidor público jamais pode desprezar o elemento ético de sua conduta, embora, em algumas situações, tenha de decidir entre o que é legal e ilegal.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2006 - Caixa - Técnico Bancário - NM Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Decreto 1.171; 

    O servidor público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, o servidor público tem que decidir entre o legal e o ilegal, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, bem como entre o honesto e o desonesto.

    GABARITO: CERTA.

  • Banca lixo, numa outra questão afirmara que estar embrigado em serviço era ato de improbidade administrativa que atentatva contra princípio da administração pública e considerou como errada.

  • Análise mais aprofundada faz com que questão esteja errada. Vamos fazer igual ao Jack Estripador, por partes:

    O servidor não poderá desprezar a ética na sua conduta - Verdade

    uma vez que o desrespeito à legalidade e à honestidade poderá caracterizar ato de improbidade administrativa - Falso, a palavra "poderá" na oração dá razão ao ato da discricionariedade. Em si tratando do desrespeito à lei e agindo com desonestidade CERTAMENTE a improbidade administrativa estará configurada. Ou tem alguma ilegalidade ou desonestidade que não fere os princípios da administração pública? 

    Para refletir

  •  

    Lei 8324/92

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

            Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: (...) 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm

  • Decreto 1.171

    Das regras deontológicas

     

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    Art. 37 - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Espero ter ajudado! 

     

  • "Marx Silva", discordo. Na minha opinião a melhor banca do Brasil. A questão cita que a não observância dos princípios éticos poderá caracterizar ato de improbidade administrativa. 
    .
    CESPE: 
    Conhecimento + Raciocínio + Interpretação de texto

  • A questão se referiu a lei 8.429 de improbidade administrativa, em seu artigo 11 do ato de improbidade que atente contra os princípios da administração pública - H.I.L.L

    H-onestidade

    I-mparcialidade

    L-egalidade

    L-ealdade

  • O servidor não poderá desprezar a ética na sua conduta, uma vez que o desrespeito à legalidade e à honestidade poderá caracterizar ato de improbidade administrativa.

    Realmente, mandei c de chute, pois estou em casa, porém pensei no LIMPE, e refleta honestidade é um requisito podemos dizer intrísico da atuação na administração pública, pois quem comete improbidade administrativa, em algum aspecto foi desonesto. Sim, é uma viajada, pode até não ter nada haver, mas pensei dessa forma.....

  • Questão do tipo "Decifre-me se puder" kkkkkkkkkkkkkkk

  • Dois gabaritos ao meu ver nessa questão, mas fazer oq ;/