SóProvas


ID
1300717
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Damos o nome de figuras de linguagem às formas linguísticas usadas para exprimir o pensamento de modo original, criativo. As figuras de linguagem exploram o sentido conotativo das palavras ou expressões, realçam a sonoridade de palavras e frases e, até mesmo, organizam a frase, afastando-a, de algum modo da estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos.” 

                              (José de Nicola e Ernani Terra. Gramática de hoje. São Paulo: Scipione, 2008.p.371).

Diante do exposto, marque a resposta em que a figura de linguagem corresponde à frase apresentada.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B também não estaria correta?

  • Acredito que as alternativas "A" e "B" estejam corretas. 

  • A comparação implícita - metáfora e em B uma comparação explícita com uso de conectivo

  • A) Metáfora  // B) Comparação  // C) Eufemismo  // D)  // E) Hipérbole

    Justificativa da banca: Recurso procedente. Questão anulada

    A questão deve ser anulada porque existe mais de uma resposta correta. Conforme os argumentos apresentados, tanto a letra A, “Pedro é uma tartaruga no trânsito”, classificada como metáfora, quanto a letra B, “No trânsito, João corre como um doido”, classificada como comparação, estão corretas. Segundo Bezerra (2013, p. 740), “A metáfora (de um vocábulo grego que significa ‘transportar’) é a translação do sentido próprio de uma palavra para outro, por analogia ou por semelhança, ou seja, consiste em usar uma palavra pela outra por força de uma comparação mental. É uma comparação – pelo fato de existirem características pertencentes a um objeto ou ser que se adapta a outro – sem a presença explícita de conectivo comparativo”. Quando se diz que “Pedro é uma tartaruga no trânsito”, estamos informando que ele é lento ou devagar, assim como o animal. A comparação é feita mentalmente e sem o uso explícito de um conectivo. O mesmo autor define a comparação como “a analogia efetuada entre dois seres ou objetos por meio de conectivos comparativos explícitos a fim de ressaltar a(s) semelhança(s) entre eles. Geralmente são usados os conectivos subordinativos comparativos ‘como, tal qual, assim como, tão... quanto, tanto... quanto, mais... (do) que, menos... (do) que etc.” (p. 745). Quando se diz que “No trânsito, João corre como um doido”, 44 estamos informando que ele não dirige na velocidade normal ou adequada às leis de trânsito. A comparação entre Pedro e uma pessoa doida é feita por meio do emprego do conectivo “como”.

    Fonte: BEZERRA, Rodrigo. Nova gramática da língua portuguesa para concursos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2013.


  • Acredito que as alternativas A e B estejam corretas.

  • Questão deve ser anulada, gabaritos A e B corretos.

    C- Eufemismo;
    D-Metonímia empregando o continente(o que contém) pelo conteúdo(o que está contido);
    E- Hipérbole.
  • Realmente, Júnior Gomes, no caso da hipérbole, "é a expressão intencionalmente exagerada". (BORGES, Diélen. Mini Gramática completa, São Paulo: Hedra Educação, 2013, p. 271). 

  • B não está correta pelo simples fato de ser em sentido figurado= igual (parecido)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Correr como um doido tb é metáfora.