SóProvas


ID
1300792
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a)a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.

  • Tal como Freire, Saviani não pretendia elaborar propriamente uma teoria do currículo, mas a sua teorização focaliza questões que pertencem legitimamente ao campo dos estudos curriculares.

    Em oposição a Paulo Freire, Saviani faz uma nítida separação entre educação e política. Para ele, uma prática educacional que não consiga distinguir-se da política perde a sua especificidade.

    A educação torna-se política apenas na medida em que ela permite que as classes subordinadas se apropriem do conhecimento que ela transmite como um instrumento cultural que será utilizado na luta política mais ampla. Assim, para Saviani, a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir aqueles conhecimentos universais que são considerados como património da humanidade e não dos grupos sociais que deles se apropriaram.

    Saviani critica tanto as pedagogias activas mais liberais quanto a pedagogia libertadora freiriana por enfatizarem não a aquisição do conhecimento mas os métodos de sua aquisição. Há, na teorização de Saviani, uma evidente ligação entre conhecimento e poder. Essa ligação limita-se, entretanto, a enfatizar o papel do conhecimento na aquisição e fortalecimento do poder das classes subordinadas.

    Neste sentido, a pedagogia de Saviani aparece como a única, dentre as pedagogias críticas, a deixar de ver qualquer conexão intrínseca entre conhecimento e poder. Para Saviani, o conhecimento é o outro do poder. A sua análise não se alinha nem mesmo com as análises marxistas, dominantes na época, que enfatizavam o caracter necessariamente distorcido – ideológico – do conhecimento, de modo geral, e do conhecimento escolar, de modo particular. 

    FONTE: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Dialogos.pdf

  • A) a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.

    Certa! Saviani é o criador da tendência pedagógica histórico-crítica. Ele defende o trabalho com os conteúdos culturais como elemento de construção de uma pedagogia verdadeiramente revolucionária. Entende também que a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.

    B) a “pedagogia crítica social dos conteúdos” é a única dentre as pedagogias críticas que estabelece conexão intrínseca entre conhecimento e poder.

    Errada! A “pedagogia crítico-social dos conteúdos” é de autoria de José Carlos Libâneo. Embora seja comum a confusão entre “pedagogia histórico-crítica” (esta sim, de Saviani) com a teoria de Libâneo, elas não se confundem.

    C) a pedagogia libertadora de Paulo Freire é defensável na medida em que não enfatiza a aquisição do conhecimento, mas os métodos de aquisição.

    Errada! A pedagogia de Paulo Freire dá ênfase na aquisição do conhecimento e não nos métodos de aquisição, os quais, embora existam, são apenas meios para se atingir a autonomia do educando.

    D) uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política e essa característica garante a possibilidade de luta dos marginalizados.

    Errada! A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É, pois, realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política. Daí ter (Saviani) afirmado que ao se dissolver a especificidade da contribuição pedagógica anula-se, em consequência, a sua importância política. Portanto, é incorreto afirmar que uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política, pois, na verdade, é cumprindo-se a especificidade da educação que se cumpre a função política.

    E) a forte intenção crítica da pedagogia crítica social dos conteúdos é suficiente para que sua proposta se afaste, definitivamente, das teorias mais tradicionais do currículo. Errada! Mais uma vez a questão confunde pedagogia histórico-crítica (de Saviani) com a pedagogia crítico-social dos conteúdos (de Libâneo). Veremos as diferenças entre essas duas teorias na aula sobre Tendências Pedagógicas.

    GABARITO: alternativa “A”