SóProvas


ID
1300873
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações formais ou burocráticas de Weber apresentam três características: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Essas três características formam o chamado tipo ideal de burocracia. Uma das características da “formalidade” é que

Alternativas
Comentários
  • Em minha opinião, quase todas as alternativas são referentes a burocracia, mãaas... o gabarito é B.

  • acho que talvez todas se referam mesmo a burocracia. mas talvez a questão quis o que tá relacionado com formalidade. fiquei tb na dúvida de qual marcar.

  • Esse tipo de questão não mede conhecimento de ninguém!

  • Formalidade significa que as organizações são constituídas com base em regulamentos explícitos chamados LEIS, onde são estipulados os direitos e deveres dos participantes. O que cada um pode e não pode fazer, está estipulado nas LEIS. As leis criam figuras de autoridade que tem o direito de emitir ordens. Se por acaso, as leis forem violadas, o sujito que as violou deverá receber uma punição, prevista na própria LEI.

     

     

  • Esse tipo de questão não mede conhecimento de ninguém! [2]

  • Gabarito: b)

     

    As características principais da Burocracia são:


    Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.


    Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.


    Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • A, B, e D são características da formalidade de Max Weber, questão deveria ser anulada

  • Esse tipo de questão não mede conhecimento de ninguém! [3]