SóProvas


ID
1301206
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Pedro e Matheus são acusados da prática de crimes hediondos, tendo confessado os delitos. Após apuração imparcial verifica-se que a confissão foi obtida mediante a utilização de meios considerados abusivos, classificados como tortura pelos investigadores.

Nos termos da Constituição de 1988, a tortura é considerada uma violação ao direito à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Embora a questão tenha estabelecido a CF/88 como critério, é importante lembrar que a Lei 9455/97 que trata dos crimes de tortura também prevê a tortura como violadora da integridade psíquica (mental): "Art. 1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:"

  • Não há NADA na constituição que indique que ela se referia apenas a tortura física. Questão ridícula.

  • FGV como sempre criando suas leis. Direito a integridade física?

  • Que maravilha a FGV !!!

  • Dignidade da pessoa humana!

  • Novo poder constituinte derivado, FGV!

  • Nem sempre a tortura é ofensa à integridade física. Mas, com certeza, a tortura só pode ser considerada como tal, quando restringe a LIBERDADE de agir, seja havendo uma tortura física, como psicológica (ameaçar jogar a pessoa de um precipício, ameaçar com um ferro em brasa etc).

  • AMPLIANDO CONHECIMENTO:    Posso torturar alguém que comprou o gabarito da prova do Cespe, até me entregar ?     https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/cespecebraspe-e-alvo-de-operacao-policial-por-suspeita-de-fraudes-em-concursos-publicos/.

     

    Nesse caso, o direito de não ser torturado é um direito ABSOLUTO ?  Ser for Relativo, então me entrega o gabarito...posso torturar

     

     

                                                   PONDERAÇÕES DE VALORES =   CONCORDÂNCIA PRÁTICA

     

    Q437959

     

    Quando houver conflito entre dois ou mais direitos fundamentais, o intérprete deve utilizar-se do princípio da concordância prática, de forma a coordenar e combinar os bens jurídicos em conflito, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros, realizando uma redução proporcional do âmbito de alcance de cada qual, sempre em busca do verdadeiro significado da norma e da harmonia do texto constitucional.

     

     

     

    A restrição dos direitos fundamentais pode ser analisada a partir de uma teoria interna e de uma teoria externa. A teoria interna decorre da ideia de que um limite ao direito é interno ao próprio direito. A definição do direito necessariamente já inclui o seu limite. A teoria externa, que tem como um dos maiores expoentes Robert Alexy, entende que há uma clara divisão entre direitos e restrições. Há um direito prima facie amplo e irrestrito que é restringido na sua aplicação e no sopesamento com outros direitos.  O intérprete deverá utilizar o princípio da concordância prática ou da harmonização para coordenar e combinar os bens tutelados, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros.

     

     

     

     

    Q224134

    Perigosa quadrilha de narcotraficantes em determinada cidade brasileira planeja executar uma série de atentados, com real possibilidade de produzir mortes entre civis, com o intuito de espalhar pânico nesta cidade. Gasparzinho, integrante da facção criminosa é preso e, em interrogatório, por meio da técnica do “waterboarding” (afogamento simulado) aplicada pela autoridade policial, confessa e fornece detalhes sobre o plano terrorista. Tal fato possibilita a ação preventiva das forças de segurança daquela unidade da federação que, assim, conseguem impedir a execução dos eventos. A respeito da situação descrita, é correto afirmar que:

    viola o devido processo legal.

     

    ATENÇÃO: REPARE, ÚNICO DIREITO ABSOLUTO É A GARANTIA DE NUNCA SER TORTURADO, OS DEMAIS SÃO RELATIVOS !

     

    NÃO HÁ QUE SE FALAR EM PONDERAÇÃO DE VALORES ...

     

     

     

  • quase meia noite, essa questão desanima!!!

  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

    integridade física.

  • e quando a tortura é mental?????? kkkk ai é loucura FGV