SóProvas


ID
1301290
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A dissolução da pessoa jurídica, também conhecida como dissolução de procedimento, é composta de três fases: o ato de dissolução, a liquidação e a partilha.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Na fase do ato de dissolução, há extinção da personalidade jurídica.

II. Na fase da liquidação, apuram-se os débitos sociais e liquida- se o patrimônio para pagamento dos credores.

III. Após o encerramento da liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "D"

    1ª fase – Dissolução ato ou dissolução em sentido escrito: Trata-se da extinção propriamente dita em que a sociedade entra em fase terminal, não acarretando a perda da personalidade jurídica.


    2ª fase – Liquidação: Nesta fase, são levantados os valores que compõem o patrimônio da sociedade – ativo e passivo, para o pagamento de todos os credores. Porém se houver bens de seu patrimônio e dívidas a resgatar, ela continuará em fase de liquidação.


    3ª fase – Partilha: após a liquidação a sociedade efetivamente extingue-se a partir da partilha do resultado liquido final que se for positivo, será distribuído entre os sócios conforme estabelecer o contrato social.
    Normalmente esta divisão é feita na proporção de suas cotas de capital, podendo entretanto, a critério dos sócios, se efetivar em proporções diferentes. Site: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dissolu%C3%A7%C3%A3o-Da-Pessoa-Juridica/129208.html

  • Correta: D

    Art. 51 do CC: Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.

    § 1o Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.

    § 2o As disposições para a liquidação das sociedades aplicam-se, no que couber, às demais pessoas jurídicas de direito privado.

    § 3o Encerrada a liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica.

  • Acredito que o item III esteja, na verdade, errado, porque o que o art. 51 § 1º do CC preceitua é que:

    § 1o Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.

    Assim, não há o cancelamento propriamente dito da pessoa jurídica, mas a averbação da sua dissolução no registro competente.

    Nesse sentido, essa questão da FCC:

    Q459706 IV. Dissolvida a pessoa jurídica, promover-se-á o cancelamento de sua inscrição no registro onde estiver inscrita. O gabarito foi dado como ERRADO pelo motivo acima exposto.



  • Segue a dica.

    Para haver a dissolução da PJ deve DISLICAr ela.

    DISssolução

    LIquidação

    CAncelamento

  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. correta

    art. 51 Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.

    § 1° Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.

    § 2° As disposições para a liquidação das sociedades aplicam-se, no que couber, às demais pessoas jurídicas de direito privado.

    § 3° Encerrada a liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica.

  • Vamos rever os itens:

    I. Na fase do ato de dissolução, há extinção da personalidade jurídica. --> INCORRETA: a despeito da dissolução, a personalidade jurídica subsiste até que ocorra a liquidação da pessoa jurídica.

    II. Na fase da liquidação, apuram-se os débitos sociais e liquida- se o patrimônio para pagamento dos credores. --> CORRETA: O objetivo da fase de liquidação é justamente o pagamento dos credores e a apuração dos débitos ainda existentes.

    III. Após o encerramento da liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica. --> CORRETA: Apenas após a liquidação será possível cancelar a inscrição da pessoa jurídica no registro competente.

    Resposta: D

  • dissolução da pessoa jurídica é o ato pelo qual se manifesta a vontade ou se constata a obrigação de encerrar a existência de uma firma individual ou sociedade. Pode ser definida como o momento em que se decide a sua extinção, passando-se, imediatamente, à fase de liquidação.

  • Se tivesse l, ll e lll eu marcaria kkkk

  • GABARITO: D

    Pessoal,

    a dissolução da sociedade consiste em uma mera decisão dos sócios pela extinção da empresa. Isso não significa que a pessoa jurídica é extinta nesse momento. Após essa deliberação pelos sócios, haverá a fase de liquidação para, só após a liquidação, ocorrer o cancelamento da inscrição da PJ.

    Somente com o cancelamento da inscrição é que ocorre a extinção da PJ.