SóProvas


ID
1301398
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mudanças tecnológicas e sociais no ambiente de trabalho suscitaram novas formas de doenças profissionais, incluindo aumento de estresse e uso de álcool. Incluem- se, dentre as manifestações clínicas características da síndrome de abstinência alcoólica no trabalhador:

Alternativas
Comentários
  • CERTA D

    Confira os principais sinais e sintomas desenvolvidos por uma pessoa com síndrome de abstinência alcoólica:

    Ansiedade, Depressão Falta de clareza de raciocínio, Irritabilidade e nervosismo, Fadiga Oscilações de humor, Pesadelos, Anorexia e outros distúrbios alimentares, Pele viscosa, Dor de cabeça, Agitação, Insônia, Pupilas do olho dilatadas, Náuseas e vômito,Taquicardia, Sudorese, Tremores, Diarreia, Confusão mental, Febre, Convulsão, Hipertensão Ataques de pânico, Alucinações.

  • Síndrome de abstinência.

     

    Ocorre em geral com a interrupção ou redução abrupta da quantidade de bebida ingerida.

    A síndrome de abstinência caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, insônia, náusea ou vômito, ansiedade e agitação.

    Quando se torna mais grave surgem ainda as alucinações, em geral na forma de "visões" de animais ou fios na parede ou no ar ou da sensação de formigamento ou de bichos andando pelo corpo da pessoa. Este quadro é chamado de delirium tremens e é ainda acompanhado de febre, convulsões e confusão mental (a pessoa não consegue conversar direito, confunde objetos e pessoas, não sabe informar sobre datas ou local onde se encontra). O delirium tremens é um quadro grave e necessita de tratamento hospitalar.

    Com freqüência, após um delirium tremens, a pessoa desenvolve um quadro caracterizado por esquecimento de fatos que ocorreram recentemente.

    É denominado amnésia induzida pelo álcool ou síndrome de Korsakoff.

     

    Letra D

     

    Fonte: http://www.saudemental.net/alcoolismo.htm