-
Não sabia que o correio eletrônica tinha virado correspondência.
-
Ué gente! mensagem curta não é telegrama??
-
Tb ñ entendi essa :-(
-
também pensei em telegrama! pois nada é mais curto que telegram...pois se cobra pelas letras, palavras...então são bem curtas.
-
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.
Manual de Redação da Presidência da República (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm)
-
Gab.:E (essa parte da frase:"curto espaço de tempo em que as mensagens são recebidas") mata a questao. Quem é mais rapido o email ou os correios(telegrama)?
-
o correio eletrônico não deixa de ser uma correspondência também. Só que eletrônica.Gabarito certo E.
-
Questão mal elaborada.
" (...) é composta, geralmente, de mensagens curtas" --> telegrama
" (...) curto espaço de tempo em que as mensagens são recebidas" --> correio eletrônico e fax
-
Na pergunta falava " Diferença de todos os veículos" lógico que é correio eletrônico
-
E email é mensagem curta? Não necessariamente!
-
Resposta: Letra E.
Evidentemente, o trecho refere-se ao correio eletrônico, visto que apenas essa espécie de correspondência apresentada detém todas as características citadas. O e-mail é geralmente composto por mensagens curtas; e-mails longos são exceção. Em geral, é dotado de aspecto informal. Conforme o Manual de Redação da Presidência da República: "Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura". Além disso, de acordo com o referido manual: "O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos".
Em relação às demais alternativas, os erros são perceptíveis. O fax e o telegrama não são correspondências amplamente usadas; não se enquadram, pois, na ideia expressa em "... que todos se comuniquem por meio desse tipo de veículo". Efetivamente, segundo o manual supracitado, o fax e o telegrama são usados apenas quando não é possível a transmissão de mensagens por correio eletrônico. Além disso, em geral, o memorando e a carta comercial não apresentam mensagens curtas e são dotados de formalidade.
Espero ter contribuído...
Abraços!
-
As questões dessa banca são muito mal formuladas.
-
Um adendo: No correio eletrônico não é a informalidade que prevalece e sim, a FLEXIBILIDADE. Isto está no manual de redação da presidência da república, no trecho reproduzido abaixo:
"Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial ".
Qual é o uso de linguagem de uma comunicação oficial?? Uma linguagem formal.
Acredito que esta questão está muito mal elaborada!
-
Essa banca... tsc, tsc!
-
Para facilitar:
TELEGRAMA: dispendioso e tecnologicamente superado. Usado para urgentes
FAX: menos usada por causa da internet, para envio antecipado de documento
CORREIO ELETRONICO: baixo custo, celeridade e flexibilidade.
GABARITO ''E''
-
correio eletrônico. mensagens curtas. YOU TÁ THE BRINQUEICHON UITE ME, CARA!
-
Matou quando disse que o seu recebimento era mais rápido que as outras...
-
Palavra chave: GERALMENTE
Errei, mas a questão é muito boa.
-
A parte do "informalidade" quebra as pernas, hein! As mensagens enviadas por e-mails seguem uma forma "menos rígida" em relação aos outros meios, mas está beeem longe de ser "informal', pelo menos na teoria.
-
Correio Eletrônico: Tem como característica a Flexibilidade - deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial - para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir CERTIFICAÇÃO DIGITAL que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida por lei.
-
Correio eletrônico : Menos rigido mas deve obedecer aos Principios da REDAÇÃO OFICIAL: Norma Padrão da Lingua Portuguesa, Concisão,Coerência , FORMALIDADE , impessoalidade....
Só Pela CONCISÃO que não significa que tenha que ser curta necessariamente também já estaria errado
Não sei qual é a dessa BANCA ai
-
Gabarito E
Gente, não concordo!!!
Como assim informal???
Manual da Presidência da República: As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc.), quanto para os eventuais documentos impressos.
Tudo posso Naquele que me fortalece!