SóProvas


ID
130414
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao situar a particularidade da profissão na divisão sociotécnica do trabalho, essa forma de compreender o surgimento do Serviço Social contribui para a apreensão do significado sócio-histórico da profissão e de sua instrumentalidade. Permite apreender a instrumentalidade da profissão como

Alternativas
Comentários
  • A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo idade tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
  • Conforme Yolanda Guerra (A instrumentalidade no trabalho do assistente social. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Capacitação em Serviço Social e Política Social. CFESS/ABEPSS-UNB, 2000) a instrumentalidade do Serviço Social não diz respeito ao conjunto de instrumentos utilizados pelo profissional no exercício profissional, mas sim à capacidade que a profissão adquire ao longo de sua trajetória, quando consegue responder às demandas que lhe são trazidas, alcançando seus objetivos profissionais. A instrumentalidade é a capacidade da profissão de dar respostas, de alterar as condições, instrumentos, meios já existentes, afim de adequá-los para que possa através dos mesmos atingir seus objetivos profissionais. Portanto, a instrumentalidade é uma propriedade da profissão, um conjunto de condições, construídas e reconstruídas na sua trajetória, no exercício profissional, de acordo com cada contexto histórico, político, social. Ela é também a condição que possibilita a visibilidade e o reconhecimento social da profissão visto que é ela quem permite responder às requisições trazidas aos profissionais.


    RESPOSTA: E


  •  

    Guerra (2000)  advoga que a instrumentalidadecompreende o  conjunto de condições que a profissão cria e recria no exercício profissional e que se diversifica em função de um conjunto de variáveis tais como: o espaço sócio-ocupacional, o nível de qualificação de seus profissionais, os projetos profissional e societário hegemônicos, a correlação de forças sociais.

     

    Para quem quiser consolidar o conhecimento sobre a temática,  recomendo a leitura do artigo da autora  citada - "A Instrumentalidade  no trabalho do Assistente  Social " . http://www.cedeps.com.br/wp-content/uploads/2009/06/Yolanda-Guerra.pdf  ; e, a  apresentação  a seguir  "A Instrumentalidade do Serviço Social"  em  http://slideplayer.com.br/slide/10739936/

     

    Opta-se pela alternativa E.

     

  • A instrumentalidade do Serviço Social não diz respeito ao conjunto de instrumentos utilizados pelo profissional no exercício profissional, mas sim à capacidade que a profissão adquire ao longo de sua trajetória, quando consegue responder às demandas que lhe são trazidas, alcançando seus objetivos profissionais. A instrumentalidade é a capacidade da profissão de dar respostas, de alterar as condições, instrumentos, meios já existentes, afim de adequá-los para que possa através dos mesmos atingir seus objetivos profissionais. Portanto, a instrumentalidade é uma propriedade da profissão, um conjunto de condições, construídas e reconstruídas na sua trajetória, no exercício profissional, de acordo com cada contexto histórico, político, social. Ela é também a condição que possibilita a visibilidade e o reconhecimento social da profissão visto que é ela quem permite responder às requisições trazidas aos profissionais.

     

    Instrumentalidade = Capacidade; Propriedade; Condições.