SóProvas


ID
1304644
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o Estatuto do Servidor Público Civil do Estado de Santa Catarina.


1. Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo. 

2. O funcionário nomeado para cargo ou função de confiança fica sujeito a um período de estágio probatório de três anos, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.

3. A avaliação do estágio probatório será efetuada por uma comissão de, no mínimo, três membros designados pelo titular do órgão.

4. A quitação com as obrigações militares e eleitorais é um dos requisitos básicos para o estágio probatório.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15 da Lei 6745;

    GABARITO A

    NR 2. ERRADA, É SOMENTE PARA CARGO EFETIVO E NÃO PARA cargo ou função de confiança";

    NR. 4 ERRADA, É REQUISITO BÁSICO PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO;

  • Art 15. da Lei 6745

    Nr 1. Correta.

    § 3º - Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo.

    Nr 3. Correta

    § 2º - A verificação dos requisitos mencionados neste artigo será efetuada por uma comissão de, no mínimo, 3 (três) membros designados pelo titular do órgão.

     

  • GABARITO: A

    Fundamentos na Lei 6.745/85

    (CORRETA) 1. Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo.

    Art. 15. § 3º - Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo. (Parágrafo acrescentado pela Lei Complementar nº 605, de 18.12.2013) 

    (ERRADA) 2. O funcionário nomeado para cargo ou função de confiança fica sujeito a um período de estágio probatório de três anos, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.
    Art. 15 – O Servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado. (Redação dada pela Lei Complementar nº 605, de 18.12.2013)

    (CORRETA) 3. A avaliação do estágio probatório será efetuada por uma comissão de, no mínimo, três membros designados pelo titular do órgão. 

    Art. 15. § 2º - A verificação dos requisitos mencionados neste artigo será efetuada por uma comissão de, no mínimo, 3 (três) membros designados pelo titular do órgão. (Redação dada pela Lei Complementar nº 605, de 18.12.2013)


    (ERRADA) 4. A quitação com as obrigações militares e eleitorais é um dos requisitos básicos para o estágio probatório.

    É requisito para a inscrição em concurso e não para o estágio probatório.

    Art. 7° - São requisitos básicos para a inscrição em concurso, além dos constantes das instruções especiais, a comprovação relativa a:

    I – nacionalidade brasileira;

    II – gozo dos direitos políticos;

    III – quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV – idade mínima de 18 (dezoito) anos.

    Art. 15. § 1° - São requisitos básicos do estágio probatório:

    I - idoneidade moral;

    II - assiduidade e pontualidade;

    III - disciplina;

    IV - eficiência.

  • 1. Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo. CORRETA

    ART. 15 § 3º Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo. 


    2. O funcionário nomeado para cargo ou função de confiança fica sujeito a um período de estágio probatório de três anos, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado. ERRADA

    Art. 15 O servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado. 

    3. A avaliação do estágio probatório será efetuada por uma comissão de, no mínimo, três membros designados pelo titular do órgão. CORRETO

    § 2º A verificação dos requisitos mencionados neste artigo será efetuada por uma comissão de, no mínimo, 3 (três) membros designados pelo titular do órgão.

    4. A quitação com as obrigações militares e eleitorais é um dos requisitos básicos para o estágio probatório. ERRADA

    § 1º São requisitos básicos do estágio probatório: I - idoneidade moral; II - assiduidade e pontualidade; III - disciplina; IV - eficiência. MACETE: passou no concurso e comprou um carro IDEA.

    OBS: Art. 7º São requisitos básicos para a inscrição em concurso, além dos constantes das instruções especiais, a comprovação relativa a:
    I - nacionalidade brasileira; II - gozo dos direitos políticos; III - quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV - idade mínima de 18 (dezoito) anos.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

     a)São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • 1. Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo. Correto

    Art. 15 (...)

    § 3º - Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do

    servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo

    comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo.”


    2. O funcionário nomeado para cargo ou função de confiança fica sujeito a um período de estágio probatório de três anos, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado. Errado, apenas o funcionário de cargo efetivo está sujeito a estágio probatório.

    Art. 15 – O Servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período

    de estágio probatório (...)”

    3. A avaliação do estágio probatório será efetuada por uma comissão de, no mínimo, três membros designados pelo titular do órgão. Correto

    Art. 15 (...)

    § 2º - A verificação dos requisitos mencionados neste artigo será efetuada

    por uma comissão de, no mínimo, 3 (três) membros designados pelo titular do

    órgão.”

    4. A quitação com as obrigações militares e eleitorais é um dos requisitos básicos para o estágio probatório. Errado, a quitação dos serviços militares é requisito para inscrição e posse em cargo público, mas não para passar pelo estágio probatório.

    Art. 15 (...)

    § 1° - São requisitos básicos do estágio probatório:

    I - idoneidade moral;

    II - assiduidade e pontualidade;

    III - disciplina;

    IV - eficiência.”


    a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. Correto.

  • Comparação com a 8.112:

    Na 8.112 a suspensão do estágio probatório ocorre quando:

    Curso de Formação

    Afastamento do Cônjuge

    Servir em organismo Internacional de que o brasil faça parte

    Atividade Política

    Doença em Pessoa da Família

    CASADO

    "Estagiário casado é suspenso"

    Na 6.745:

     Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer título, exceto férias e o exercício de cargo comissionado com atribuições afins às do cargo efetivo

    "Estagiário em férias e comissão nunca é suspenso"

  • Passou despercebido o inciso ll kkkkk