-
1.4. Concisão e Clareza "Manual da presidência"
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
-
Sacanagem comparar concisão com economia linguística (linguagem pobre).
-
Concisão: transmissão de um máximo de informações com um mínimo de palavras.
http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/APOSTILA-MPU-REDA%C3%87%C3%83O-OFICIAL-MARIA-TEREZA.pdf
-
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - SEGESP-AL - Técnico Forense
Disciplina: Redação Oficial
A concisão, uma das qualidades essenciais ao texto oficial, para a qual concorrem o domínio do assunto tratado e a revisão textual, consiste em se transmitir, no texto escrito, o máximo de informações empregando-se um mínimo de palavras.
GABARITO: CERTA.
-
Concisão consiste em transmitir o máximo de idéias com o mínimo de palavras.
-
CORRETO
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Deus te fez vencedor!
-
O enunciado informa que "a concisão é uma qualidade dos textos oficiais intimamente relacionada ao princípio da economia linguística, que visa eliminar do texto redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já tenha sido dito."
Segundo o Manual, "a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economiade pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito."
A resposta é certa.
-
QUESTÃO CORRETA.
CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO OFICIAL:
- Uso da norma culta;
- Clareza;
- CONCISÃO (economia de palavras), contrário de PROLIXO; Observação: Concisão não é o mesmo que resumo.
- Impessoalidade (sem opiniões pessoais, exceto no parecer);
- Formalidade (linguagem padrão, sem REGIONALISMO, sem GÍRIAS; tratamento respeitoso com autoridades);
- Uniformidade (uso do PADRÃO CULTO de linguagem).
-
BIZU:
CONcisão lembra algo COMpacto, objetivo, direto.
-
Certo.
Concisão = economia lexical.
Ser conciso implica expor o máximo de informações com o mínimo de palavras; significa ser breve, preciso, exato. Não deve haver abundância de adjetivação, repetições desproporcionais, pormenorização de dados e elementos em excesso em um único período. Ou seja, o texto não deve ser prolixo.
-
Concisão = (-) palavras (+) informações;
-
Falar muito dizendo pouco - máximo de ideias com mínimo de palavras. Avante guerreiros!
-
Certa
"O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito." - MRPR.
-
Resumindo Concisão: Evite encher linguiça!!!!
-
Concisão - Máximo de informações com um mínimo de palavras
-
Economia linguística?
-
Sim Josiele
que visa eliminar do texto redundâncias e passagens que nada acrescentem
-
QUESTÃO CORRETA.
Princípios da Redação Oficial
Há uma correlação dos Princípios da Redação Oficial com os Princípios da Administração (LIMPE).
São eles:
1. Impessoalidade
2. Clareza
3. Concisão
4. Formalidade
5. Uniformidade
3. Concisão: é o oposto da prolixidade, algo que não queremos nos textos oficiais.
Prolixidade: Característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo.
A concisão é uma qualidade dos textos oficiais e está relacioando com o Pricípio da Economia Linguística, que quer dizer: mais informações com o menor número de palavras.