-
não entendi essa.. alguém? ²
-
Dentre as variáveis de controle em projetos (custo, tempo, qualidade e escopo), há um foco explícito em escopo. Para isso, recomenda-se a priorização de funcionalidades que representem maior valor possível para o negócio. Desta forma, caso seja necessário a diminuição de escopo, as funcionalidades menos valiosas serão adiadas ou canceladas.
- Jogo de Planejamento (Planning Game): O desenvolvimento é feito em iterações semanais. No início da semana, desenvolvedores e cliente reúnem-se para priorizar as funcionalidades. Essa reunião recebe o nome de Jogo do Planejamento. Nela, o cliente identifica prioridades e os desenvolvedores as estimam. O cliente é essencial neste processo e assim ele fica sabendo o que está acontecendo e o que vai acontecer no projeto. Como o escopo é reavaliado semanalmente, o projeto é regido por um contrato de escopo negociável, que difere significativamente das formas tradicionais de contratação de projetos de software. Ao final de cada semana, o cliente recebe novas funcionalidades, completamente testadas e prontas para serem postas em produção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_extrema
Então, serão antecipadas mudanças a partir das que agregam mais valor. Dizer que todas serão antecipadas é loucura, no XP há priorização para o que vai ser trabalhado em cada semana.
-
As mudanças não são antecipadas. Reage-se a elas.
-
boa andré.. concordo
-
Um preceito fundamental da engenharia de software tradicional é que você deve projetar para a mudança. Ou seja. você
deve antecipar mudanças futuras para o software e projetá-lo dc tal maneira que essas mudanças possam ser implementadas
facilmente.
A extreme programming, contudo, descarta esse princípio alegando que projetar para a mudança é, geralmente, um esforço inútil. As mudanças antecipadas muitas vezes não ocorrem e as solicitações de mudança realizadas são completamente diferentes.
O problema com a implementação de mudanças não antecipadas á que elas tendem a degradar a estrutura do software,
fazendo com que as mudanças tomem-se cada vez mais difíceis dc implementar. A extreme programming lida com este
problema defendendo que o software deve passar por refactoring constantemente. Isso significa que a equipe de programação procura por possíveis melhorias no software, implementando-as imediatamente. Portanto, o software deve sempre scr fácil de compreender e alterar quando novas histórias são implementadas
Sommerville, Engenharia de Software 8ª ed., pág 265
-
sempre erro essa merda
-
As mudanças NÃO são antecipadas. Reage-se a elas. (2)
-
Não erremos mais, pessoal.
Vida que segue.........
MANIFESTO ÁGIL
→ indivíduos e interações do que técnicas e ferramentas
→ software em funcionamento do que documentação abrangente
→ colaboração com o cliente do que negociação de contrato
→ respostas a mudanças do que seguir com o plano
-
Em relação a mudanças, o XP não é preventivo, mas sim reagente.
Implementar um software direcionado a mundanças requer esforço, que o XP considera desnecessário. O XP tem sua manuntenção de código por refactoring.
-
evitar trabalho especulativo