-
Comentário.
Uma questão que o examinador colocou para selecionar, porque é um assunto muito específico dentro de cultura organizacional. Bom, de acordo com Robbins (2005), a espiritualidade no ambiente de trabalho nada tem a ver com práticas religiosas, apenas reconhece que as pessoas possuem mente e espírito, que buscam sentido e proposito no trabalho realizado e que procuram se conectar com outros seres humanos, fazendo parte de uma comunidade.
Gabarito errado.
Prof Bernardo Conrado - Administração Geral
-
"Uma cultura organizacional focada na espiritualidade, não tem nenhuma ligação com práticas religiosas. Ela é focada nas necessidades das pessoas, nos valores humanísticos."
Fonte: Profº Renato Lacerda - Administração Pública
-
Espiritualidade:(não tem a ver com práticas religiosas) esse indicador reonhece que as pessoas possuem inclinação espiritual e necessidade de trabalho produtivo. Uma cultura espiritualizada, portanto, apoia um trabalho que tenha forte sentido de propósito(que dê inspiração), que gere confiança e respeito mútuo entre as pessoas e que sejam baseados em práticas humanistas.
-
Espiritualidade nas organizações não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida , à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive.
Dentro das instituições , a espiritualidade deve ser tratada como um valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por todaorganizacao.
Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim
-
Questão parecida.
(CESPE/MPE-PI/Técnico-Área 10/2012) A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros. Gabarito E
------> os valores são justificativas para os comportamentos e não práticas adotadas.
'' A sorte favorece os audazes''
-
Na hora que eu vi espiritualidade, já conectei direto às praticas religiosas dentro da empresa. Errei, mas aprendi que não tem nada a ver.
-
Vamos supor que algum de nós, um dia, vá trabalhar na ONU... Certamente o indivíduo deverá incorporar a cultura organizacional de instituição, que tem um forte viés espiritual. Mas não no sentido religioso, já que a ONU nunca terá uma religião específica... Se ajudei agradeço por ter lido... wlw.
-
Durante os 3 anos que estudo para concursos, esta é a primeira vez que me deparo com tal tema, abordando a espiritualidade e a distinguindo da religiosidade. Isto prova que por mais que estudemos, sempre haverá temas, assuntos e abordagens inéditas. A responsabilidade social nas organização certamente tem uma relação direta. Uma pausa para reflexão tentando imaginar que contextos o examinador pode explorar, sem dúvida vale a pena.
Ótima questão que me rendeu boas análises.
-
Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho não tem relaçao direta com religião. Está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive.
Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim
-
O conceito de espiritualidade nas organizações inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizarem e agirem de acordo com preceitos implantados pela organização.
Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe.
Dentro das instituições, a espiritualidade não deve ser tratada como um projeto ou um evento simples de treinamento, mas sim, como uma valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por toda organização.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim - p. 369
-
ESPIRITUALIDADE: esse indicador reconhece que as pessoas possuem uma consciência
espiritual e necessidade de trabalho significativo. Uma cultura
espiritualizada, portanto, apoia o trabalho que tenha um forte sentido
de propósito (que dê inspiração), que gere confiança e respeito mútuo
entre as pessoas e que seja baseado em práticas humanistas (horários
flexíveis, recompensas coletivas, autonomia etc.)
-
Complementando...Espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Está mais relacionado com o conceito de responsabilidade social da Empresa.
Fonte: Andreia Ribas.
-
Sendo direto, a espiritualidade não está relacionada à religião, na verdade, ela nos remete a ideia de responsabildade social da organização e coesão dos grupos, ou seja, um facilidade na trabalhon em gupo. Assim, espiritualidade diz repeito ao propósito dado ao trabalho, percepcção da diferença que a pessoa faz no mundo profissional, pessoal e da comunidade.
Embamento: Andréia Ribas
-
Errado. Espiritualidade nada tem a ver com práticas religiosas. Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante as adversidades e as diferenças entre as pessoas, assim como sempre visa o benefício de todos os envolvidos no processo organizacional. Não é a lei do ganha, é a lei do dividir para somar.
Exemplo de pessoa espirituosa no ambiente: aquela que não toma decisões por impulso, mas que confia em sua equipe. Não faz julgamentos, não procura quem cometeu o erro, trata de consertar logo a situação, torce pelo sucesso das pessoas, é uma barreira dizimadora de notícias ruins, confia em seus instintos e na sua própria intuição.
-
A espiritualidade não é sinonimo de prática religiosa, uma organização pode estimular a espiritualidade sem necessáriamente praticar uma religião específica.
-
Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espitritualidade no trabalho está relacionada ao próposito e à vida, à clereza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive.
Fonte: Andreia Ribas
FOCO#$
-
Cultura Espiritualidade: Ela é focada nas necessidades das pessoas, nos valores humanísticos.
-
-
Espiritualidade não se confunde com religiosidade!
-
ERRADO
A ESPIRITUALIDADE ESTÁ RELACIONADA À RESPONSABILIDADE SOCIAL !
"Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive. O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizem e agirem de acordo com os preceitos implantados pela organização."
Gestão de Pessoas, Andreia Ribas e Cassiano Salim, pág. 277.
-
Q791772
-
So faltava cair religião em concurso
-
SOU ATEIA ACERTEI
-
Não se trata de religião, mas sim de ver o ser o ser humano a partir dos seus sentimentos, suas necessidades, suas expectativas em relação a si próprio e ao trabalho.
-
Espiritualidade relaciona-se a propósito.
-
Espiritualidade não se relaciona necessariamente com práticas religiosas;
-
ESPIRITUALIDADE - Pensar no SER, RELAÇÃO HUMANA.
MATERIALIDADE - Pensar no LUCRO, RESULTADO.
-
tankei
-
Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive. O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizem e agirem de acordo com os preceitos implantados pela organização.
Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe. (Ribas e Salim 2013)
Portanto, uma cultura organização que tem como foco a espiritualidade não tem ligação com prática religiosas e sim nos valores e nas necessidades das pessoas. Questão errada.
Gabarito: ERRADO