-
CERTA
Estudos da relação entre motivação e desempenho realizados por Hackman e Oldham (1975) abordados pela teoria das características do trabalho, sinalizam a necessidade de se considerar os fatores de mediação no trabalho que impactam nesta relação. O alcance dos objetivos organizacionais se encontra atrelado ao desempenho eficiente e eficaz nos níveis individual, grupal e organizacional.
Dentre os fatores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho se destacam: o significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza, o sistema de recompensas e punições vigente nas organizações, o estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial do trabalho, e a convergência entre os valores pessoais e organizacionais.
O desafio das organizações reside na necessidade de compreender a dinâmica dos processos internos que movem as pessoas, por meio da adoção de práticas que corroborem o sentido de pertença, a satisfação das pessoas e conseqüentemente, o sucesso e o fortalecimento da imagem da organização
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/motivacao-organizacional/52176/#ixzz3GKggDbFl
-
COMENTÁRIO: CORRETA. O significado do trabalho (a importância e significado do que
executa) interfere no nível motivacional e no desempenho.
A.Ribas
-
Modelo de Hackman e Oldhan
Para Hackman e Oldhan, as dimensões do cargo são fundamentais na Qualidade de Vida do Trabalho, estes aspectos produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam diretamente a qualidade de vida no trabalho.
Os aspectos baseados nos cargos são:
- Variedades de habilidades: o cargo exigido deve requerer várias e diferentes habilidades e conhecimento;
- Identidade do trabalho: ressalta a importância do indivíduo sobre o seu trabalho e as suas atividades e tarefas desempenhadas, o trabalho deve ser realizado do início ao fim, para que este perceba que produz um resultado palpável.
- Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de que forma o seu trabalho produz consequência e impactos sobre o trabalho dos demais;
- Autonomia: defende-se a responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas e independência para desempenhá-las;
- Feedback: a ideia do feedback é simples, mas de grande importância para as pessoas no trabalho, pois através desse retorno é que o trabalhador poderá fazer uma autoanálise, visando as melhorias em sua conduta profissional;
- Inter-relacionamento: o contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou clientes deverá ser estimulado e possibilitado.
Fonte: Prof. Rafael Razolo.
-
"para isso"
Isso o quê??? Examinador véi doido! Escrever as assertivas com sentido e com coesão. Faz favor!!
-
O significado do trabalho é um importante mediador na relação entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve entender que seu trabalho é importante e significativo e perceber-se como responsável pelo resultado do esforço despendido. CORRETA
________________________
Motivação e desempenhoPara que uma organização alcance seus objetivos, os funcionários devem desempenhar suas tarefas com alto nível de desempenho. As pessoas podem desempenhar bem o seu trabalho apenas se tiverem a motivação e as habilidades necessárias para tal. As práticas organizacionais e as condições de trabalho podem aprimorar essas habilidades ou servir como limitações que interferem no desempenho no trabalho. Esses três fatores - motivação, habilidades e suporte organizacional - são determinantes do desempenho.
A percepção de suporte organizacional é entendido como crenças globais desenvolvidas pelo empregado sobre a extensão em que a organização valoriza as suas contribuições e cuida do seu bem-estar.
Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, pág. 312.
_________________________
Vejam essa outra questão:
O significado do trabalho, o sistema de recompensas da
organização, o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho são
aspectos que interferem na relação entre motivação e desempenho humano. CESPE
-
Motivação= (expectativa)x(instrumentabilidade)x(valência)
Esforço,desempenho(Expectativa)
Resultado(Instrumentabilidade)
Valor atribuído ao resultado(Valência)
Segundo a teoria da expectativa de Victor Vroom, são três vetores determinantes da motivação.
Esforço tem que esta em alta.
Instrumentabilidade tem que esta em alta.
Valência tem que esta em alta.
Fonte:Gestão de Pessoas para concursos.
autores:Cassiano Ramalho Salim e Andréia Lins Ribas.
-
A questão fala de Herzberg e sua teoria dos dois fatores, nesse caso explícito, o fator motivacional que trata do valor do trabalho e sua importância para que haja motivação. A realização que o trabalho traz, a importância que as atividades desempenhas têm pra quem executa.
Fatores motivacionais > intrínsecos
Fatores higiênicos > extrínsecos ( salário, relacões, segurança...)
-
Eu encontrei um pouco do Bandura na questão - na verdade, em totalidade -, pois ele fala exatamente sobre esses tópicos.
Um abraço e boa prova.
-
Verdade. Já fiz um montão de questões da CESPE como essa. Eles adoram falar da questão do indivíduo sempre ter "algo para fazer" e dessa forma se sentir motivado.
-
Teoria da Expectância de Vroom
A Teoria da Expectância diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.
Ou seja, o indivíduo primeiro analisa se a meta que a empresa estipulou é possível de ser atingida com seus próprios esforços. Se a meta for inalcançável, ou não depender do seu trabalho, não irá gerar motivação!
Após isso, ele analisa se a recompensa é desejável, pois pode ser que o “prêmio” não seja atrativo para todas as pessoas da mesma forma.
Portanto, Vroom levou em consideração as diferenças pessoais, pois cada indivíduo tem uma habilidade específica e desejos e necessidades diferentes.
Para Vroom, a motivação seria o resultado da soma dos seguintes fatores ou elementos:
- Valência: Valor ou peso que a pessoa dá às recompensas obtidas;
- Expectativa: Probabilidade da ação levar ao resultado desejado;
- Instrumentalidade: Percepção de que a obtenção de um resultado está associado à uma recompensa.
Fonte: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó
-
Quando o indivíduo consegue enxergar o próprio trabalho e ver que seu esforço é percebido por si e por outrem, ele consegue ter uma relação melhor entre motivação e desempenho. Uma das ferramentas é o feedback.
-
Comentário:
Novamente a CESPE cobrando os mediadores da relação motivação e desempenho. Temos como mediadores:
1) O significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza;
2) O sistema de recompensas e punições vigente nas organizações;
3) O estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial do trabalho; e
4) A convergência entre os valores pessoais e organizacionais.
Verificamos, então, que o significado do trabalho, assim definido como na assertiva, é um dos mediadores entre motivação e desempenho.
Gabarito: C
-