-
Segundo o professor Rodrigo Rennó do Estratégia Concursos:
."As ISO 9000 são normas internacionais que estabelecem requisitos para sistemas de qualidade. [...] Agora, a adoção destas normas não garantem nenhum produto com qualidade. Prestem atenção nisso! Em provas, é muito recorrente que as bancas afirmem algo como: a observância das normas 'garantem' um produto de qualidade. As ISO 9000 são requisitos necessários, mas não suficientes para a garantia de qualidade de seus produtos!"
-
As normas ISO não garantem por si sós a qualidade, mas são normas que buscam uma gestão da qualidade. Ou seja, definem os requisitos necessários para que uma empresa possa obter um nível de qualidade desejado para seus produtos e serviços. Essas normas são aplicáveis a organizações de diversos setores (como indústria, serviços, comércio etc.) e podem ser utilizadas por instituições de diversos tamanhos.
Fonte: Rodrigo Rennó -Administração Geral para Concursos
Gab ERRADO
-
seria correto dizer que elas normatizam processos? Essa afirmativa não gera um grau de vinculação das organizações com as normas?
-
Pessoal, na verdade a regrinha do verbo "garantir" não tem nada a ver, vejam essa questão do CESPE
(CESPE/2013/ANP/ANALISTA) Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade
Gabarito: CORRETO
Eu sei que bate o desespero ver a banca se contradizer o tempo todo, mas estamos aqui para tentar decifrá-la. Força na peruca e vamos em frente
-
As normas da ISO não garantem qualidade; certificam processos que asseguram que os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade. "Administração pública - Augustinho Paludo - pag. 201"
-
GAB. ERRADO
Atenção:
Quando uma empresa atesta que possui certificação ISO, o que está garantido é que ela segue toda a padronização prevista pela referida norma. Isso não significa que, necessariamente, o produto final da empresa terá qualidade, sob outras perspectivas.
Fonte: Prof. Carlos Xavier - Estratégia concursos
-
Thiago!Bem, vamos lá! questão complicada, eu errei.Mas olhando a questão que tu citou encontrei um comentário da Maria Alves, ao meu ver muito esclarecedor! MARIA ALVES
"GALERA EU CONSEGUI ENTENDER A QUESTÃO. A MESMA DIZ QUE "certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos PARA GARANTIR a qualidade" E NÃO "certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos QUE GARANTE a qualidade". OBSERVEM QUE HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE DIZER "QUE GARANTE" E DIZER "PARA GARANTIR". "QUE GARANTE" É UMA CERTEZA, "PARA GARANTIR" É UMA HIPÓTESE."
-
A família ISO 9000 de normas representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boas práticas de administração de qualidade, mas não é uma garantia de qualidade dos produtos.
Fonte: Teoria Geral da Administração - Maximiano
-
Não é uma garantia de qualidade de produtos. ISO9000 é uma espécie de consenso a respeito de boas práticas de administração de qualidade. Gabarito:errado
-
(CESPE/2013/ANP/ANALISTA) Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos PARA garantir a qualidade.
Gabarito: CORRETO
Ano: 2014/CESPE/ANATEL/Técnico Administrativo
As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho QUE GARANTEM padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.
O ISO 9000 são normas que veem PARA GARANTIR a qualidade, mas, por si só, NÃO GARANTE. Por isso que a questão da ANP estava certa e da ANATEL, errada.
-
As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho que garantem padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.
Marquei certo pois a questão não afirma que as normas garantem a qualidade, mas sim que garantem padrões adequados de qualidade. Isso não estaria correto, dado que os produtos ou serviços que são certificados pela norma estão dentro dos padrões estabelecidos por ela?
-
A Família ISO 9000 de normas representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boas práticas de administração da qualidade, mas não é uma garantia da qualidade de produtos. Nada mais é que um mecanismo de auditoria da qualidade.
Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru
-
Ghuiara a norma garante PADRÕES DE QUALIDADE os PROCESSOS, e não aos serviços e produtos da empresa.
-
-
A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
-
AS NORMAS ISO 9000 BUSCAM, ATRAVÉS DA PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS, UMA MAIOR PREVISIBILIDADE NO FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS, A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE OPERAÇÃO E DOS RISCOS ENVOLVIDOS NO NEGÓCIO. APESAR DISSO, UMA EMPRESA QUE SIGA AS NORMAS NÃO ESTÁ “ISENTA” DE PROBLEMAS. AS NORMAS ISO NÃO GARANTEM POR SI SÓS A QUALIDADE, MAS SÃO NORMAS QUE BUSCAM UMA GESTÃO DA QUALIDADE. OU SEJA, DEFINEM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA QUE UMA EMPRESA POSSA OBTER UM NÍVEL DE QUALIDADE DESEJADO PARA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.
GABARITO ERRADO
-
Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços...
O erro está em afirmar que a ISSO 9000, garantem padrões adequados de qualidade aos serviços ...Sendo que a tal se refere apenas a qualidade dos processos da Organização.
-
Item errado!
Tipo de assunto em que é melhor grudar uma informação inicial e manter-se fiel à ela.
O grande macete é: Normas ISO, por si só, não garantem a qualidade. (PALUDO, 2017)
Se você adentrar mais nas leituras teóricas, vai ver que a ISO "assegura padrões", essa informação adicional pode causar uma confusão com o enunciado.
Logo, os 'padrões' citados não se referem aos "padrões de qualidade" (do item), mas aos padrões de normatização dos processos existentes em uma organização.
At.te, CW.
AUGUSTINHO PALUDO. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. p313. 3ª edição. Editora Método, 2017.
-
ERRADO.
A ISO não garante a qualidade do produto, só assegura que a empresa atende às normas ISO.
-
GARANTIR é sempre complicado!!!
-
ISO não garante qualidade, garante padronização. Se seu produto for uma bosta mas for sempre a mesma bosta, então, voi la!
-
Pegadinha:
Quando na questao incorrer sobre normas da serie ISO9000 e na mesma frase estiver "garantem", a assertiva estara errada.
-
Não sou de ficar reclamando das bancas, mas o Cespe é contraditório dmais...
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área 4
Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade.
gabarito: CERTO (!?!?)
-
Acredito que o erro esteja no "garantir"... porque garantir não garante, apenas mostra o que deve ser seguido...
-
Já cai nessa pegadinha em outras questões, não erro mais. Não há garantia de nada
ERRADA
-
cai igual pato afff
-
A ISO 9000 ASSEGURA OS PADRÕES DE QUALIDADE, MAS NÃO GARANTE TAIS PADRÕES!
-
Cai igual um bb
-
Nenhuma norma garante nada, ela visa atingir um objetivo, mas garantir, não garante.
-
Em administração não encontrei NADA que seja garantido!
Nem minha aprovação.
-
ISO não garante qualidade.
-
A ISO 9000 ASSEGURA OS PADRÕES DE QUALIDADE, MAS NÃO GARANTE TAIS PADRÕES!
am???? pra mim garantir e assegurar era a mesma coisa
-
A palavra garante restringe e torna o item incorreto.
-
Garante uniformização e não qualidade.
fonte: Minhas anotações!