SóProvas


ID
1305517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho que garantem padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Rodrigo Rennó do Estratégia Concursos: 

    ."As ISO 9000 são normas internacionais que estabelecem requisitos para sistemas de qualidade. [...] Agora, a adoção destas normas não garantem nenhum produto com qualidade. Prestem atenção nisso! Em provas, é muito recorrente que as bancas afirmem algo como: a observância das normas 'garantem' um produto de qualidade. As ISO 9000 são requisitos necessários, mas não suficientes para a garantia de qualidade de seus produtos!"
  • As normas ISO não garantem por si sós a qualidade, mas são normas que buscam uma gestão da qualidade. Ou seja, definem os requisitos necessários para que uma empresa possa obter um nível de qualidade desejado para seus produtos e serviços. Essas normas são aplicáveis a organizações de diversos setores (como indústria, serviços, comércio etc.) e podem ser utilizadas por instituições de diversos tamanhos.
    Fonte: Rodrigo Rennó -Administração Geral para Concursos
    Gab ERRADO


  • seria correto dizer que elas normatizam processos? Essa afirmativa não gera um grau de vinculação das organizações com as normas?

  • Pessoal, na verdade a regrinha do verbo "garantir" não tem nada a ver, vejam essa questão do CESPE

    (CESPE/2013/ANP/ANALISTA) Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade

    Gabarito: CORRETO 

    Eu sei que bate o desespero ver a banca se contradizer o tempo todo, mas estamos aqui para tentar decifrá-la. Força na peruca e vamos em frente

  • As normas da ISO não garantem qualidade; certificam processos que asseguram que os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade. "Administração pública - Augustinho Paludo - pag. 201"

  • GAB. ERRADO

     

    Atenção:

    Quando uma empresa atesta que possui certificação ISO, o que está garantido é que ela segue toda a padronização prevista pela referida norma. Isso não significa que, necessariamente, o produto final da empresa terá qualidade, sob outras perspectivas.

    Fonte: Prof. Carlos Xavier - Estratégia concursos

     

  • Thiago!Bem, vamos lá! questão complicada, eu errei.Mas olhando a questão  que tu citou encontrei um comentário da Maria Alves, ao meu ver muito esclarecedor! MARIA ALVES

    "GALERA EU CONSEGUI ENTENDER A QUESTÃO. A MESMA DIZ QUE "certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos PARA GARANTIR a qualidade" E NÃO "certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos QUE GARANTE a qualidade". OBSERVEM QUE HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE DIZER "QUE GARANTE" E DIZER "PARA GARANTIR". "QUE GARANTE" É UMA CERTEZA, "PARA GARANTIR" É UMA HIPÓTESE."

     
  • A família ISO 9000 de normas representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boas práticas de administração de qualidade, mas não é uma garantia de qualidade dos produtos.


    Fonte: Teoria Geral da Administração - Maximiano

  • Não é uma garantia de qualidade de produtos. ISO9000 é uma espécie de consenso a respeito de boas práticas de administração de qualidade. Gabarito:errado

  • (CESPE/2013/ANP/ANALISTA) Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos PARA garantir a qualidade.

    Gabarito: CORRETO

    Ano: 2014/CESPE/ANATEL/Técnico Administrativo

    As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho QUE GARANTEM padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.

     

    O ISO 9000 são normas que veem PARA GARANTIR a qualidade, mas, por si só, NÃO GARANTE. Por isso que a questão da ANP estava certa e da ANATEL, errada.

     

  • As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho que garantem padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.

     

    Marquei certo pois a questão não afirma que as normas garantem a qualidade, mas sim que garantem padrões adequados de qualidade. Isso não estaria correto, dado que os produtos ou serviços que são certificados pela norma estão dentro dos padrões estabelecidos por ela?

  • A Família ISO 9000 de normas representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boas práticas de administração da qualidade, mas não é uma garantia da qualidade de produtos.  Nada mais é que um mecanismo de auditoria da qualidade.

     

    Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru

  • Ghuiara a norma garante PADRÕES DE QUALIDADE os PROCESSOS, e não aos serviços e produtos da empresa.
  •  A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

  • AS NORMAS ISO 9000 BUSCAM, ATRAVÉS DA PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS, UMA MAIOR PREVISIBILIDADE NO FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS, A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE OPERAÇÃO E DOS RISCOS ENVOLVIDOS NO NEGÓCIO. APESAR DISSO, UMA EMPRESA QUE SIGA AS NORMAS NÃO ESTÁ “ISENTA” DE PROBLEMAS. AS NORMAS ISO NÃO GARANTEM POR SI SÓS A QUALIDADE, MAS SÃO NORMAS QUE BUSCAM UMA GESTÃO DA QUALIDADE. OU SEJA, DEFINEM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA QUE UMA EMPRESA POSSA OBTER UM NÍVEL DE QUALIDADE DESEJADO PARA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços...

     

     O erro está em afirmar que a ISSO 9000,  garantem padrões adequados de qualidade aos serviços ​...Sendo que a tal se refere apenas a qualidade dos processos da Organização.

     

  • Item errado!

    Tipo de assunto em que é melhor grudar uma informação inicial e manter-se fiel à ela.

     

    O grande macete é: Normas ISO, por si só, não garantem a qualidade. (PALUDO, 2017)

     

    Se você adentrar mais nas leituras teóricas, vai ver que a ISO "assegura padrões", essa informação adicional pode causar uma confusão com o enunciado.

     

    Logo, os 'padrões' citados não se referem aos "padrões de qualidade" (do item), mas aos padrões de normatização dos processos existentes em uma organização.

     

    At.te, CW.

    AUGUSTINHO PALUDO. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. p313. 3ª edição. Editora Método, 2017.

  • ERRADO.

    A ISO não garante a qualidade do produto, só assegura que a empresa atende às normas ISO.

  • GARANTIR é sempre complicado!!!

  • ISO não garante qualidade, garante padronização. Se seu produto for uma bosta mas for sempre a mesma bosta, então, voi la!

  • Pegadinha: 

     Quando na questao incorrer sobre normas da serie ISO9000 e na mesma frase estiver "garantem", a assertiva estara errada.  

  • Não sou de ficar reclamando das bancas, mas o Cespe é contraditório dmais...

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área 4

    Entendida conforme parâmetros de satisfação do cliente e observância às suas especificações, a certificação ISO é um mecanismo utilizado pelos órgãos públicos para garantir a qualidade.

     

    gabarito: CERTO (!?!?)

  • Acredito que o erro esteja no "garantir"... porque garantir não garante, apenas mostra o que deve ser seguido...

  • Já cai nessa pegadinha em outras questões, não erro mais. Não há garantia de nada

    ERRADA

  • cai igual pato afff

  • A ISO 9000 ASSEGURA OS PADRÕES DE QUALIDADE, MAS NÃO GARANTE TAIS PADRÕES!

  • Cai igual um bb

  • Nenhuma norma garante nada, ela visa atingir um objetivo, mas garantir, não garante.

  • Em administração não encontrei NADA que seja garantido!

    Nem minha aprovação.

  • ISO não garante qualidade.

  • A ISO 9000 ASSEGURA OS PADRÕES DE QUALIDADE, MAS NÃO GARANTE TAIS PADRÕES!

    am???? pra mim garantir e assegurar era a mesma coisa

  • A palavra garante restringe e torna o item incorreto.

  • Garante uniformização e não qualidade.

    fonte: Minhas anotações!