SóProvas


ID
1305520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir de meados da década de 90 do século passado, a noção de qualidade passou a ser incorporada aos objetivos propostos pela reforma gerencial em curso no Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Originalmente tratado sob os enfoques de resultados e de custos dos produtos e dos serviços, o conceito de qualidade evoluiu para o reconhecimento das necessidades e expectativas do cliente como alvo primordial das ações dentro das organizações.

Alternativas
Comentários

  • Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes.

    GAB: Certo 

    Fonte:  Livro Adm Geral -Rodrigo Rennó 

  • A qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua. A palavra qualidade tem vários significados. Qualidade é o atendimento das exigências do cliente. 
    GAB CERTO

  • A qualidade apresentava dois enfoques: o primeiro relacionado a resultados, em que qualidade significa produtos que satisfazem às necessidades do cliente e assim proporcionam lucros para a organização; e o segundo relacionado a custos, em que qualidade significa a ausência de erros ou defeitos. Mas Deming logo passou a utilizar um conceito de qualidade que incluía o cliente: “atender as necessidades e expectativas dos clientes e por um preço que eles estejam dispostos a pagar”.

    O conceito de qualidade evoluiu para a visão da satisfação do cliente, e hoje é definido como qualidade total, cujo foco principal das ações é o cliente. 

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.

  • A evolução da qualidade pode ser dividida em quatro eras:


    - Era da Inspeção;


    - Era do Controle Estatístico da Qualidade; 


    - Era da Garantia da Qualidade;


    - Era da Gestão Estratégica da Qualidade ou Gestão da Qualidade Total.

    Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes.


    Fonte: Rodrigo Rennó


  • Atualmente, a qualidade de produtos e serviços é requisito essencial para a sobrevivência das organizações em um ambiente organizacional cada vez mais competitivo. A definição da qualidade está baseada no usuário-cliente, ou seja, procura-se desenvolver um produto que atenda às necessidades dos consumidores. Produtos ou serviços de alta qualidade são os que satisfazem melhor as necessidades do cliente. No entanto, como afirma o item, a gestão da qualidade origina-se de uma gestão que visava originalmente resultados e custos dos produtos e serviços. Gabarito: Certo. Professor Adriel Sá.

  • Definiu o antes e o depois!

  • Segundo Deming, Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Somente o cliente é capaz de definir a qualidade do produto.

     

    Evolução da avaliação da qualidade

    ☛Revolução industrial -> Preocupação com custos e resultados - Taylor e Fayol

    ☛1ª e 2ª Guerra mundial -> Preocupação com produtos bélicos, controle estatístico de qualidade e processo (PDCA de Sherwart)

    ☛Deming (1950) -> Gestão da qualidade e criação da SATISFAÇÃO TOTAL

    No Brasil, começou a partir da década de 90.

  • Eras da Qualidade (Garvin, 2002) 

    - ERA DA INSPEÇÃO: 

    Início do século XX, vigorando nas fábricas a Administração Científica de Taylor, a eficiência organizacional era refletida na produção em massa. 
    Eram raríssimas as empresas que apresentavam um departamento voltado para o controle de qualidade. Ao invés disso, havia inspetores específicos, espalhados pelos diversos setores de produção, que faziam suas verificações unicamente no que diz respeito aos produtos e não aos processos. 
    Somente após a Primeira Guerra Mundial o controle de qualidade passa a ser um setor independente nas organizações, mas sua tarefa permanece voltada a inspeção, identificando, quantificando e substituindo os produtos defeituosos e sancionando os ''culpados''. 

    - ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO: 

    Com o crescimento da produção, o modelo baseado na inspeção passa a assumir custos insuportáveis. 
    A alternativa era aplicar princípios estatísticos, reconhecendo-se que uma variação dos atributos de um produto com relação às suas especificações era algo inerente aos processos industriais. Bastava definir limites estatísticos para essas variações. 
    Chega-se a Segunda Guerra Mundial e novos procedimentos estatísticos são desenvolvidos. Houve melhora no controle de qualidade, que refletiu na gestão: passa-se a utilizar ações corretivas nas causas dos problemas de qualidade (mão de obra, equipamentos, matérias primas etc). 

    - ERA DA GARANTIA DE QUALIDADE: 

    A carência por um controle efetivo de qualidade, somado ao grande desenvolvimento tecnológico e industrial das décadas de 50 e 60, trouxeram à tona uma série de novas abordagens sobre a qualidade, transcendendo a produção fabril e alcançando a gestão em si: houve a quantificação dos custos de prevenção de defeitos, bem como a expansão da prevenção para as atividades de projeto de produto e do processo. 

    - ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: 

    Esse período iniciou-se a partir da década de 70, como uma resposta das empresas norte-americanas à invasão em seus mercados de produtos japoneses de alta qualidade. 
    Essa Era engloba as características dos três períodos anteriores, defendendo ainda, a aplicação da qualidade em todas as atividades feitas na organização, em todas suas áreas e níveis (compras, finanças, vendas, área jurídica etc, e não somente no setor de produção). 
    A preocupação com a qualidade torna-se estratégica, PREOCUPANDO-SE SOBREMANEIRA COM A SATISFAÇÃO DO CLIENTE. 
    Nessa Era, sistemas informatizados são aplicados para a medição de indicadores de desempenho pautados na busca pela qualidade, segundo metodologias específicas (ex: Balanced Scorecard). 

    Fonte: Administração Geral e Pública para Concursos - Renato Fenili

  • GABARITO: CERTO

    Vale ressaltar que este princípio está de acordo com os ideias pregados por FEIGENBAUM (1922-2014):

    ·         Qualidade: FOCO NO CLIENTE (principal ponto de partida) E O SISTEMA DE QUALIDADE

    ·         a qualidade significava conformidade com as especificações, variando conforme a necessidade do cliente.

    ·         Idealizador do TCQ (Controle de Qualidade Total)

    ·         Principal causador da qualidade: PREVENÇÃO

    ·         Definição de qualidade: “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.

  • Foco no cliente!!!

  • Falou em qualidade de serviços = Cliente 

  • Na evolução da qualidade se inicia com o foco no produto e custos... durante a evolução deram prioridade  o foco para os clientes, visão tipica da gestão de qualidade.

    Gab; Certissima

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó 

    Perfeito.  Na  gestão  da  qualidade  atual,  o  foco  principal  das  ações  é  sempre  o  cliente  final  dos produtos  e/ou  serviços.  Devemos  entender  quais  são  as  suas  necessidades  e  desejos  e  buscar atendê-los da melhor maneira possível.

    ===

    Eras da Gestão da Qualidade: (Q279234 - Q757275)

    Da Inspeção da Qualidade (Q1688373)

    • Produtos verificados um a um >>> após processo (a qualidade do produto somente era checada após o processo produtivo)
    • Encontra defeitos, mas não produz qualidade
    • A  ideia  era  evitar  que  produtos defeituosos fossem entregues aos clientes. 

    Do Controle Estatístico da Qualidade: (Q244029 - Q745817 - Q115945)

    • Analisa causa dos defeitos
    • Por amostragem
    • Observação direto do produto pelo fornecedor ao final do processo

    Da Garantia da Qualidade  (Q121774 )

    • Treinamento  dos  membros  da  organização
    • Foco passou para a prevenção
    • A gestão da qualidade passou a ser vista como um processo sistêmico, global e holístico
    • Principais conceitos: filosofia “zero defeitos” (“fazer certo desde a primeira vez”), a engenharia da confiabilidade e o cálculo do custo da qualidade

     

    Da Gestão da Qualidade Total  (Q788394 - Q757742 - Q371873 )

    • Foco nos CLIENTES e na QUALIDADE - Estes clientes da organização seriam tanto os externos (consumidores dos produtos e serviços da organização), quanto os internos (funcionários e setores internos que dependem de nosso trabalho).
    • Melhoria Contínua
    • Benchmarking
    • Envolvimento dos Empregados
    • Melhoria Contínua

    Q279234 ⟹ O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na primeira, chamada era da inspeção, realizava-se a inspeção dos produtos no final da linha de produção; na segunda, passou a ser realizado o controle estatístico do processo de produção, como medida preventiva à obtenção de qualidade; na terceira, a era do sistema de garantia da qualidade, a qualidade passou a ser considerada em todas as etapas do ciclo de produção e, na quarta, a era da gestão estratégica da qualidade, adotou-se a abordagem sistêmica, com foco no ambiente externo da organização e na melhoria contínua dos processos de controle. (CERTO)

    ===

    PRA  AJUDAR: (Eras da Gestão da Qualidade)

    Q371873 - Q133221 - Q745817 - Q279234 - Q788394 - Q757742 - Q121774 - Q788394 - Q697299 - Q757275 - Q596302 - Q499733 - Q1268113  - Q596302 - Q110756 - Q110758 - Q1285999 - Q1093601 - Q318428 - Q912403 - Q880413