SóProvas


ID
1305556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a compras de recursos materiais, julgue os itens subsecutivos.

É desnecessária aos profissionais que atuam na área de compras a aquisição de conhecimentos amplos das características dos produtos, ou das fases de fabricação dos itens comprados.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, gabarito preliminar dado como ERRADO.

  • Questão errada, outra responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Administrador

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Departamento de Compras; 

    Um bom processo de compras deve levar em consideração proposições trazidas pelas áreas financeira, de produção e de vendas, com o objetivo de maximizar o resultado de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

     d) Atualmente, a função de comprador não é mais a de anotador de pedidos, mas sim a de um conhecedor das mercadorias e dos fornecedores e um bom negociador.

    GABARITO: LETRA"D".



    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Gabarito: ERRADO

    Fundamentação: "Para conduzir eficazmente suas compras, deve demonstrar conhecimentos amplos das características dos produtos, dos processos e das fases de fabricação dos itens comprados".

    (Administração de materiais: uma abordagem logística / Marco Aurélio P. Dias. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2010; p. 280)

  • AI ai... mesmo contrariando os instintos, respondi certa, já que trabalho há vários anos em empresas de grande porte e até o dia de hoje desconheço um setor de compras em que os compradores conheçam os produtos/itens que compram.

  • Atualmente, o processo de compras dever ser feito por compradores especializados, que utilizem técnicas modernas de compras e que estejam em contato constante com as diversas áreas da organização.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó.

  • GAB: E

     

    Tem-se objetivado cada vez mais a qualificação dos profissionais do setor de compras, justamente para alcançar decisões mais acertadas no processo de compra.

  • É isso, mas ainda não funciona bem em várias empresas públicas, daí danam a ligar para o setor que solicitou para tirar dúvidas técnicas sobre o produto...rs

  • Achei o termo "amplo" muito forte; vejam:

    Amplo:

    1. que tem grandes dimensões; vasto, espaçoso

    2. muito extenso; abundante, copioso.

    Se fosse assim, o comprador teria que ser um verdadeiro especialista no produto a ser adquirido. Que ele tem que conhecer o produto, não há dúvida, mas não há necessidade de o conhecimento ser tão aprofundado, mesmo porque sua função é somente comprar. Quem deve ser especialista é o fabricante. Questão totalmente subjetiva e certa ao meu ver. Só foi considerada errada porque um cara qualquer escreveu isso num livro e o Cespe tomou como verdade absoluta.

  • O Profissional de compras tem como suas principais características:

     

    – Poder de negociação: Uma vez que conhece seus fornecedores e o produto que necessita, consegue melhores preços e melhor qualidade.

     

    – Informações organizadas:

    – Cálculo de impostos: Deve garantir que toda a negociação ocorra dentro dos critérios das leis vigentes, evitando a empresa de ser negativada ou que tenha problemas com os órgãos competentes.

    – Planejamento: Todo e qualquer profissional compras sabe que planejamento é essencial para o bom andar da empresa.

    – Boa comunicação com sua equipe e fornecedores: Com diálogo se consegue muitos benefícios, evitando muitas vezes o desperdício.

    – Foco nos objetivos: Independentemente do cargo, os objetivos devem ser sempre bem estabelecidos e jamais devem perder o foco do Profissional de compras.

     

    O profissional de compras tem apenas um objetivo que é unir dois meios de campos, que são os compradores e os fornecedores e assim fazer um belo trabalho para que nenhuma parte saia perdendo, apenas agindo de forma justa. Isso é a melhor forma de trabalhar.

  • É necessário que o responsável pela compra conheça acerca do produto pelo menos o mesmo tanto que o fornecedor. Dessa forma, ele poderá debater em pé de igualdade com o fornecedor e conseguir melhores condições para a empresa.

  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Administrador

    Julgue os itens subsecutivos, referentes ao processo de compras.

    O comprador não precisa ter amplo conhecimento das características dos produtos, dos processos e das fases de fabricação dos itens comprados uma vez que recebe o suporte de equipe técnica especializada. GABARITO ERRADO

  • O comprador deve possuir qualificações, demonstrando conhecimentos dos procedimentos a serem adotados, das características dos materiais, bem como da arte de negociar. VIANA.

     

     

  • No que se refere a compras de recursos materiais, julgue os itens subsecutivos. 


    É desnecessária aos profissionais que atuam na área de compras a aquisição de conhecimentos amplos das características dos produtos, ou das fases de fabricação dos itens comprados.



    Refletindo

    O examinador só queria saber se o candidato sabia que "O conhecimento nunca será desnecessário".


    Pense diferente da maioria.

  • Errado

    Como o comprador conduz o procedimento de compras e negociação com fornecedor

    sem conhecer as especificidades do produto? Inviável

  • ERRADO! 

    Como que você vai comprar o que não sabe? Vai dar merda (prejuízo). Vou simplificar de forma mais fácil:

    Imagine você em uma loja de eletrodomésticos, tu queres comprar um televisão, mas tu não sabe nada sobre a smart tv, certo? O vendendor, óbvio, quer vender aquele produto, logo ele vai fazer aquele JABAZÃO (propaganda). Tu compras ela e depois de um tempo tu descobres que ela não é as mil maravilhas que o vendedor disse, seja porque a marca é fraca ou porque o produto é de péssima qualidade. Se você conhecesse as especificações técnicas das tvs, tu não iria cair nessa, certo?

  • Copia e cola de um livro.

    Um pregoeiro, um presidente de comissão de licitação não tem tempo pra ficar de "conhecimentos amplos" sobre material de escritório, material de limpeza, peças automotivas, serviços terceirizados, recarga de extintores de incêndio, manutenção de equipamentos, etc.

    Mais um engodo do CESPE copiando um livro e dando como certo ou errado conforme está escrito. Puro suco de preguiça do examinador.