SóProvas


ID
1306099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI.

Alternativas
Comentários
  • "discos iSCSI"... Eu marquei 'Certo' devido ao fato de entender o "jeito CESPE" de fazer questões simples de forma completamente sem noção, mas eu nunca tinha ouvido falar em "discos iSCSI"... pelo que sei iSCSI é um protocolo, não um disco. Aff... acho que estudei demais por hoje kkk.

  • Foi o que pensei Adriano. Li e concordei com tudo na questão mas quando chegou na parte discos iSCSI, marquei errado. Complicado.. Será que caberia um recurso? Se influenciasse minha nota a ponta de tal, o faria..

  • Certo


    A SAN (Storage Area Network), basicamente, é uma arquitetura que permite conectar dispositivos de armazenamento de dados remotos  de diferentes tipos, a servidores, de maneira a que os dispositivos pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor.


    Características:

     

    - Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo uma rede própria separada da rede local, possui uma grande dimensão.

    - Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos a cargo do cliente.

    - O acesso aos dados é de “baixo nível”, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto “block-level”.

    - Caro e complexo de implementar e gerir, necessita de mão obra especializada. Só justificada em grandes organizações com grandes redes de computadores.

    - Protocolo serial SCSI-3.

    - Permite diferentes servidores acessarem o mesmo drive de disco ou fita de forma transparente para o usuário final.


    Fonte: PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

  • Gabarito Certo

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage(armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo iSCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI 444 e também 4450.

    As SANs porém tendem a aumentar a capacidade de armazenamento, uma vez que múltiplos servidores podem compartilhar a mesma reserva de crescimento.

    Outros benefícios incluem a habilidade de permitir que servidores efetuem boot pelo próprio SAN. Isto permite uma rápida e fácil reposição de servidores defeituosos, uma vez que o SAN pode ser reconfigurado para que o servidor de reposição use o LUN (Logical Unit Number, ou número lógico de unidade) do servidor defeituoso. Esse processo pode levar pouco mais de 30 minutos e é uma ideia relativamente nova que está sendo implantada em novos data centers.

    As SANs também tendem a ser mais eficazes em processos de recuperação de dados. Uma SAN pode replicar dados de vários servidores para uma área de armazenamento secundária, que pode ser remota ou local.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O termo discos SCSI não está errado! Segue uma carrada de autores q usam esse termo[1][2][3][n].

    Pode não ser o termo mais correto a utilizar, mas q tal usar o bom senso, meus jovens?

    Fonte:

    [1] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, G. Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services

    [2] OCP Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores, Sam Alapati

    [3] Falando Sobre Hardware, Eduardo R. S. Popovici

    (...)

    [n] Windows Server 2008: Administración y explotación, Philippe FREDDI