SóProvas


ID
1306108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da tecnologia de redes, protocolos e serviços IP, julgue os itens a seguir.

Um dos avanços significativos do protocolo IPv6 com relação ao IPv4 é o suporte à autoconfiguração automática de endereços IP, o que torna o uso de servidor DHCP totalmente desnecessário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A técnica de transição pilha dupla, por exemplo, faz uso do DHCPv6(DHCP para IPV6); portanto não é desnecessário.

     

    Segundo IPV6.BR,"Cada nó IPv6/IPv4 é configurado com ambos endereços, utilizando mecanismos IPv4 (ex. DHCP) para adquirir seu endereço IPv4 e mecanismos IPv6 (ex. configuração manual, autoconfiguração stateless e/ou DHCPv6) para adquirir seu endereço IPv6."

     

    http://ipv6.br/entenda/transicao/

    ___________________

    **Prezados, quando digo pilha dupla é apenas um exemplo, entretanto considerando apenas a pilha IPv6 usaremos o DHCPv6, o que torna incorreta a questão quando ela menciona o seguinte trecho, a saber, "totalmente desnecessário".

     

     

  • descordo com a resposta, pois uma das característica do IPV6 é autoconfiguração.

    Autoconfiguração de endereço. Suporte para atribuição automática de endereços numa rede IPv6, podendo ser omitido o servidor de DHCP a que estamos habituados noIPv4

    não estamos falando de pilha dupla na questão.

  • qm está falando de  pilha dupla?

  • O que torna o uso de DHCP desnecessário é o uso do procotolo ICMPV6, o IPV6 sozinho não pode garantir isto. O IPV6 e o ICMPV6 precisam estar habilitados para isto.

    ICMPV6:
    Serve para descoberta de vizinhança, atribuições de endereços Stateless (atribuição automática de endereços de rede sem necessidade de servidor DHCP e/ou configurações manual nas máquinas) e pela descoberta de roteadores e gateways (máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos) em rede IPv6.
  • ao meu ver `totalmente desnecessario`  significa uma expressao muito forte. voce ter um protocolo com autoconfiguracao de endereco ip nao quer dizer que um servidor DHCP seja `totalmente desnecessario`. 

    podemos configurar um servidor DHCP numa rede ipv6? sim.

    imagine a sua rede com milhares de computadores com ipv6, cada um pegando um ip que bem entender, imagine a bagunca que isso vai ser.

    podemos configurar um escopo no nosso servidor DHCP v6 para que nossas maquinas possam se configurar de uma forma que facilite a administracao? sim. voce pode usar um escopo do tipo   2001:DB8::   como um prefixo e todas as maquinas da sua rede seguirao esse prefixo .

    as configurações de IPv6 podem trabalhar no modo Stateless (atribuição automática de endereços, sem o servidor DHCP) ou Statefull (atribuição de endereços através do servidor DHCP), para isso uilize a opção “Desabilitar o modo sem monitoração de estado de DHCPv6 para este servidor”.


  • [1] O esquema de endereçamento do ipv6 traz de volta uma funcionalidade que já existia em protocolos mais antigos, como o velho e IPX da novel: a possibilidade de um host se auto configurar com um endereço de rede sem depender de um servidor DHCP para isso.

    [2] Quando o ipv6 foi criado, os projetistas procuraram maneiras de automatizar sua funcionalidade. Auto configuração de rede foi um dos principais alvos. Em particular, o objetivo era possibilitar que dois nós ipv6 isolados se comunicassem em uma rede não administrada, sem quaisquer servidores. Assim, Em vez de usar o DHCP, foi concebido um IPV6 capaz de gerar seu próprio endereço único. Abordagem conhecida como Autoconfiguração ipv6

    Assim, eu não sei no que a banca se baseou para o gabarito ser errado. Ele está certo no que afirma.

    Fontes:

    [1] CCNA 6.0: Guia completo de estudo: 2a edição, By Marco Filippetti, pg 178.

    [2] Redes de Computadores e Internet - 6.ed., By Douglas E. Comer, pg 354

  • uma pesquisa básica no google ou yt e vc acha zilhões de artigos/vídeos falando de DHCP e IPV6 (como configurar, como funciona, diferenças do DHCPV4).

  • Não sou usuário da japatécnica Nishimura, porém totalmente desnecessário pegou pesado..

  • Quando falamos de endereço IPv6 não existe dependência do DHCP para configuração dos parâmetros de rede (IP, Máscara e Gateway), essa capacidade o próprio IPv6 faz (Autoconfiguração).

    Mesmo o IPv6 possuindo a capacidade de autoconfiguração, pode ser usado o DHCPv6, para melhorar a gerência e administração, trabalhar com informações adicionais de DNS, e para as transições entre IPv4 e IPv6.

    Gabarito:Errado

    Hachid targino.