SóProvas


ID
1306153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

A empresa PG do Brasil S.A. aceitou pagar R$ 320 milhões pela aquisição de 100% do capital da Cia. RP, que mantém suas operações em um país vizinho. Em decorrência dessa operação, a PG do Brasil S.A. reconheceu um goodwill no valor de R$ 40 milhões. Entretanto, após a aquisição, o referido país vizinho aprovou lei que restringia a participação da Cia. RP no mercado, o que reduzia os resultados projetados pela empresa PG do Brasil S.A. na época da aquisição. Nessa situação, a PG do Brasil S.A. deverá realizar o teste de redução ao valor recuperável em relação ao goodwill.

Alternativas
Comentários
  • Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. Na prática, quer dizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Cada vez que se verificar que um ativo esteja avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil da diferença.

  • Certo, veja na CPC 15:
    A contraprestação transferida (em troca do controle da adquirida) em uma combinação de negócios (incluindo qualquer acréscimo ou redução por indenização contingente) deve ser mensurada ao valor justo. 
  • A entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.


    Um ativo intangível, com vida útil indefinida, ou ainda não disponível para uso, e o ágio decorrente de expectativa de rentabilidade futura (goodwill) devem ser testados com relação à redução ao valor recuperável, pelo menos uma vez ao ano.

    Independentemente do momento em que os requerimentos de avaliação sejam aplicados, o conceito de relevância se aplica à identificação e à verificação de se o valor recuperável de um ativo necessita ser estimado.

  • A questão apresenta um evento que indica que o ágio está com deterioração (Nas palavras de Marcelo Cavalcante Almeida, 2018)

    Ele apresenta dentre outros exemplos de sinais de deterioração:

    "Uma decisão regulatória (Ou seja, a aprovação da Lei no exercício) impediu a Entidade Y de operar em certos mercados, e, como consequência, a Entidade Y não atingirá o nível de vendas planejado na aquisição da controlada"

    Portanto Item CORRETO

  • GABARITO:CERTO

    Na duvida faz o empairment test em tudo, no minimo uma vez por ano!

  • Questão sobre a contabilização do goodwill, no contexto de investimentos em coligadas e controladas.

    Conforme Montoto¹, os investimentos permanentes em participação societária serão avaliados pelo método de equivalência patrimonial (MEP) quando se classificarem como coligadas ou controladas – contexto da questão. Ao adquirir um investimento avaliado pelo MEP, a entidade adquirente (empresa PG) deve seguir as regras do CPC 18 para contabilizar o goodwill - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto:
    32. O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto. Na aquisição do investimento, quaisquer diferenças entre o custo do investimento e a participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da investida devem ser contabilizadas como segue:
    (a) o ágio fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) relativo a uma coligada, a uma controlada ou a um empreendimento controlado em conjunto (neste caso, no balanço individual da controladora) deve ser incluído no valor contábil do investimento e sua amortização não é permitida;


    Em outras palavras o goodwill é a diferença entre o valor pago e o valor justo do investimento. No balanço individual da controladora (Empresa PG) ele é classificado no ANC Investimentos, no balanço consolidado ele é classificado no ANC Intangível. O goodwill sofre apenas impairment, e não está sujeito à amortização.

    Nesse sentido, o CPC 01 (R1) dispõe quando a empresa deverá realizar o teste de redução ao valor recuperável em relação ao goodwill:

    9. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.
    10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
    (b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, de acordo com os itens 80 a 99.


    Repare que a empresa deverá testar o goodwill sempre que houver indicação de desvalorização ou, no mínimo, anualmente.

    O CPC contém fontes internas e externas que indicam se um ativo sofreu desvalorização. Os indicadores dessas fontes não são exaustivos, pois a entidade pode identificar outras indicações ou fontes de informação de que um ativo possa ter se desvalorizado, que não constem do rol do CPC. Se qualquer desses indicadores de fontes internas ou externas estiver presente, a entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável. São exemplos trazidos pelo CPC 01:

    (b) mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;

    Veja que é exatamente isso que ocorreu com a aprovação da lei que restringia a participação da Cia. RP no mercado, provocando efeito adverso sobre a entidade no período, especificamente no seu ambiente legal. Por isso, a PG do Brazil deverá realizar o teste em relação ao goodwill. Logo, alternativa correta.

    Gabarito do Professor: Certo.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

    ² Souza, Sérgio Adriano de Contabilidade geral 3D: básica, intermediária e avançada I Sérgio Adriano de Souza. - 3. ed. rev. e atuai.- Salvador: Juspodivm, 2016.
  • CERTO

    Sabendo que Gooddwill faz Impairment test no mínimo anualmente , mas atenção, para goodwill não se registra provisão para perda, não há como provisionar perda de dinheiro que ainda nem foi gerado .

    BONS ESTUDOS

  • Gabarito : ''certo''

    Como salientou o Caio , não registra provisão , pois é uma rentabilidade futura. Portanto, não há amortização ou depreciação de Goodwill, apenas o teste de recuperabilidade, no mínimo anualmente.

  • gabarito certo

    Goodwill: NÃO É AMORTIZADO, MAS HÁ IMPAIRMENT NO MÍNIMO ANUALMENTE. NÃO É DEPRECIADO.

  • Como já apresentado pelo colegas, é preciso fazer o teste no mínimo anualmente. No caso da questão, torna-se um dever realizar o teste, devido à possibilidade de perda gerada pela edição da lei que reduzia os resultados. Resumindo, você deve fazer o impairment test no mínimo anualmente ou quando houver possibilidade de perda.

    Qualquer erro, comuniquem-me!