SóProvas


ID
130618
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado servidor público é acusado pela prática de ato que, ao mesmo tempo, é definido como crime e como infração disciplinar. Processado criminalmente, é absolvido, por estar comprovada a inexistência de autoria. A decisão na esfera criminal, neste caso,

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'.Art. 126 da Lei 8112/90. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada NO CASO DE ABSOLVIÇÃO CRIMINAL QUE NEGUE A EXISTÊNCIA DO FATO OU A SUA AUTORIA. Se a decisão penal for absolutória, será necessário distinguir o motivo da absolvição:- Se a decisão absolutória negue a existência do fato ou a sua autoria, haverá repercussão no âmbito da administração: significa que esta não poderá punir o servidor pelo fato decidido na esfera criminal. A instância penal, no caso, obriga a instância administrativa.- Se a decisão absolutória, ao contrário, absolver o servidor por insuficiência de provas, não influirá na decisão administrativa se, além da conduta penal imputada, houver a configuração de ilícito administrativo naquilo que a doutrina denomina de conduta residual.-
  • Uma pergunta?
    A LETRA "A" e  a LETRA "C" não dizem exatamentemente a mesma coisa?
  • Eu entendo que não Adelar, pois "não terá qualquer consequência na esfera disciplinar"significaria que não alteraria a descisão administrativa, ou seja, ele continuariasendo culpado...o que não é verdadeiro, pois uma vez que foi processado CRIMINALMENTE, significa que foi pelo Poder JUDICIÁRIO. E a decisão do Judiciário se sobrepõe à Administrativa, ou seja, necessariamente há consequência na esfera disciplinar ( que éa esfera administrativa). Espero ter ajudado!Bons estudos!
  • Adelar, é só questão de atenção.
     
    É só transcrever o final do enunciado: "A decisão na esfera criminal, neste caso, C) não terá qualquer consequência na esfera disciplinar.
     
    aí está o erro (onde eu coloquei negrito), a decisão na esfera criminal no caso de comprovada a inexistência do crime ou de autoria vincula as demais esferas, portanto, terá consequência na esfera disciplinar.
  • Caríssimos, apesar de estarmos tratando de questões que versam sobre  a Lei 9784/99,  temos um importante alteração na Lei 8112/90 que se correlaciona com essa questão. Tal alteração ocorreu em 18 de novembro de 2011.

    “Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.”

    Bons estudos!!!
  • Letra (C) ERRADA .. a consequência será a  inexistência da infração disciplinar.

  • Adelar, é pertinente seu questionamento, talvez mal elaborada a questão. Entendi que há consequência quando da absolvição por inexistência do fato ou da autoria, a tal consequência é, grosso modo, não haver consequência, visto que o tal servidor não responderá mais administrativamente.(humilde opinião)

  • ✸  NEGATIVA DE AUTORIA  e  INEXISTÊNCIA DO FATO  --------> INTERFERE NAS DEMAIS ESFERAS


    ✸  INSUFICIÊNCIA DE PROVAS  e  AUSÊNCIA DE TIPICIDADE / CULPABILIDADE  --------> NÃO INTERFERE NAS DEMAIS ESFERAS


    GABARITO ''A''