SóProvas


ID
1306183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da mensuração pelo valor justo, julgue o item subsecutivo.

Abordagem de mercado, abordagem de custo e abordagem de receita são técnicas de avaliação amplamente utilizadas para estimar o valor justo.

Alternativas
Comentários
  • CPC 46 ITEM 62


    O objetivo de utilizar uma técnica de avaliação é estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para a venda do ativo ou para a transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração nas condições atuais de mercado. Três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são (i) abordagem de mercado, (ii) abordagem de custo e (iii) abordagem de receita. Os principais aspectos dessas abordagens são resumidos nos itens B5 a B11. A entidade deve utilizar técnicas de avaliação consistentes com uma ou mais dessas abordagens para mensurar o valor justo. 


    GABARITO: CERTO


  • Gab: C

    Técnicas amplamente utilizadas para avaliação a valor justo:
    - Abordagem de Mercado: Utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos como, por exemplo, um negócio idêntico ou comparável (ou seja, similar).
    - Abordagem de Custo: Reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual ou custo de reposição corrente). 
    - Abordagem de Receita: Converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros

  • Questão sobre as técnicas de avaliação do valor justo, conforme CPC 46.

    Primeiramente, é importante lembrar que o CPC 46, em seu Apêndice A, define valor justo como sendo o “preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração".

    Nesse contexto, as técnicas de avaliação são “meios" para obtenção do valor justo. Portanto, o objetivo de se utilizar uma técnica de avaliação é obter esse preço definido como valor justo no CPC46. Conforme o manual da FIPECAFI¹, a técnica de avaliação é um método e não um fim em si mesmo. O valor justo estimado será resultado das premissas utilizadas nas técnicas de avaliação.

    As técnicas de avaliação podem ser classificadas quanto à abordagem:

    (1) Abordagem de Mercado: aquela em que a avaliação é feita com base em preços e outras informações relevantes geradas pelas transações de mercado e envolvendo itens idênticos ou comparáveis (similares) e na mesma unidade contábil (ativos em bases isoladas ou um grupo de ativos ou um grupo de ativos e passivos)
    (2) Abordagem de Custo: o valor justo assim determinado reflete o valor corrente do montante necessário para substituir a capacidade de serviço do ativo, ou seja, reflete o custo de reposição corrente do ativo objeto da mensuração.
    (3) Abordagem de Receita (ou Resultado): aqui temos o valor justo como um valor presente (descontado), mas desde que essa mensuração seja feita considerando as expectativas correntes dos participantes do mercado atuais em relação a esses valores futuros.

    DICA: Pode ser apropriado que a entidade utilize mais de uma técnica de avaliação, envolvendo mais de uma abordagem. Grave os termos técnicos chave de cada uma:
    (1) de Mercado > itens idênticos e similares   
    (2) de Custo > custo de reposição
    (3) de Receita > valor presente

    Com isso, já podemos identificar a correção da afirmativa:
    Abordagem de mercado, abordagem de custo e abordagem de receita são técnicas de avaliação amplamente utilizadas para estimar o valor justo.

    Gabarito do Professor: Certo.

    ¹ Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
  • CORRETO!

    CPC 46, Página 11:

    62. [...]Três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são (i) abordagem de mercado, (ii) abordagem de custo e (iii) abordagem de receita

  • CERTO

    Palavras-chave que dão uma força na hora de responder questões sobre as abordagens

    CUSTO: custo de reposição, corrente, substituição

    MERCADO: cotação, itens idênticos, similares

    RECEITA: valor presente

    As técnicas para avaliação do valor justo maximizam dados relevantes e minimizam dados não observáveis

  • Questão de 2014 que se repetiu em 2021...

  • Abordagem de Mercado --> quanto o mercado pagaria

    Abordagem de Receita --> quanto se espera vender

    Abordagem de Custo --> quanto se desembolsa para adquirir um igual