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ID
1306588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue o item subsequente.


A etapa de planejamento do Extreme Programming (XP) inicia-se com a escrita de UserStories (história do usuário). Por meio dessa ferramenta, aqueles que conhecem a técnica de construção de uma solução poderão guiar quem necessita dessa solução no exercício de descrevê-la de forma simples e concisa.

Alternativas
Comentários
  • User stories are one of the primary development artifacts for Scrum and Extreme Programming (XP) project teams

  • Traduzindo (livremente) o que o Cleodenis colou ali em baixo: " Histórias de Usuários são um dos principais artefatos de desenvolvimento para equipes de projeto que utilizem Scrum e XP (programação extrema)."

  • Anteriormente, neste livro, ao falar sobre Extreme Programming, já mencionei User Stories, ferramenta que envolve o cliente e o fornecedor/desenvolvedor na descrição da solução. Mike Cohn, autor da clássica apresentação sobre Scrum, que traduzi para o português, é também o autor de um dos melhores livros sobre User Stories: User Stories applied. Resumindo ao extremo, as User Stories permitem aqueles que conhecem a técnica da construção de uma solução (linguagem de programação,ferramentas, bases de dados) guiar quem necessita dessa solução no exercício de descrevê-la de forma simples e concisa.

     

    Fonte: Cesar Brod , Scrum Guia Prático para Projetos Ágeis – 2ª ed, pag. 70

  • Se é análise de requisitos, e feito pelo cliente...não vejo como uma técnica de construção pode influenciar neste momento...o cliente diz o que quer e pronto...a não ser que estejamos já refinando a User Storie, o que não é dito na questão.

  • A questão cobra conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de software do Extreme Programming (XP).

    Conforme Pressman, as atividades-chave, em ciclo iterativo e incremental, do processo XP são:

    1. Planejamento;

    2.  Projeto:

    3. Codificação: e

    4. Teste.

    O Planejamento “engloba a criação de um conjunto de histórias de usuários que descreve o resultado, as características e a funcionalidade requisitados para o software a ser construído. Nesse sentido, clientes e desenvolvedores trabalham juntos para decidir como agrupar histórias para a versão seguinte, conforme alguns passos detalhados abaixo.


    1. Cada história é escrita pelo cliente e é colocada em uma ficha.


    2. O cliente atribui um valor (uma prioridade) à história baseando-se no valor de negócio global do recurso ou função.


    3. Os membros da equipe XP avaliam então cada história e atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento)." [1]


    Assim, o planejamento do XP inicia-se com a escrita da história de usuário pelo cliente e não há empecilho para que os desenvolvedores auxiliem o cliente nessa atividade, até que ele entenda como usar a ferramenta.


    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] Engenharia de software: uma abordagem profissional, Roger S. Pressman; tradução Ariovaldo Griesi ; revisão técnica Reginaldo Arakaki, Julio Arakaki, Renato Manzan de Andrade. – 7. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2011, com alterações pela professora.