SóProvas


ID
1306591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue o item subsequente.


O Scrum é um conjunto simples e eficaz de regras e ferramentas que são utilizadas para maximizar resultados. O ScrumMaster exerce o papel de facilitador e motivador da equipe, além de garantir que as regras e as ferramentas sejam utilizadas com vistas à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento.

Alternativas
Comentários
  • Está errado! o Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para GP edesenvolvimento ágil de software. 

    E quem deve garantir o ROI é o Product Owner... o ScrumMaster exerce o papel de facilitador ok

  • Renato, o SCRUM nao é exclusivo para desenvolvimento de software. o SCRUM é uma estrutura processual ( framework) de gerenciamento de projetos  para entregar qualquer produto complexo nao somente  para desenvovler software (no framework utiliza conceitos relacionados a metodologia ágil (desenvolvimento rapido de incrementos de forma iterativa e incremental (incrementos e cada sprint eh uma iteração))) enquanto o XP é uma metodologia exclusiva de desenvolvimento de software 

  • Pensei do mesmo jeito que você, Renato Dias. Quem tem a papel de garantir o ROI e o Product Owner e não o ScrumMaster.
    Essa questão tinha que mudar o gabarito.

  • A questão apenas afirma que o ScrumMaster "...deve garantir que as regras e ferramentas sejam utilizadas...", ora, mas para qual propósito? "...com VISTAS à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento ".

    Entendo que a questão não afirma que o objetivo do ScrumMaster seja garantir o retorno do investimento simplesmente!

  • Do que essa questão se refere quando ela usa a palavra "ferramentas"? O scrum não usa ferramentas, eu creio.

  • O Scrum define FERRAMENTAS? Eu entraria com recurso.

  • O Scrum NÃO prescreve ferramentas. Conforme o Guia Oficial do Scrum, não há o que se falar em ferramentas:

    Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.

  • Scrum Master (Facilitador):

    Responsável pela aplicação dos valores e Práticas do Scrum;

    Remove Obstáculos e facilita resultados;

    Garante a plena funcionalidade e produtividade da equipe;

    Escudo para interferências externas.

  • Eu entraria com recurso!! Quem deve garantir o ROI é o Product Owner

  • A banca cespe se contradizendo. Assim fica dificil, mas se aparecer na minha prova eu marco certo. Eh eh questão estranha
  • Em primeiro lugar, vamos falar da "ferramenta". Todos concordamos que Scrum é um framework que segue as boas práticas do manifesto ágil, sendo considerado e usado como uma metodologia ágil.

    Se formos olhar lá no que o manifesto prega, podemos visualizar que: "Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas". Ou seja, o Scrum Master não deve "garantir que as regras e as ferramentas sejam utilizadas" e sim que ele gerencie o uso do scrum de modo que o time de desenvolvimento não saia dos principios pregados pelo scrum. O Scrum Master gerencia o time, ele gerencia pessoas, ele garante que o time usará o scrum. Apenas isso.

    Quanto ao "ROI", está completamente errado! Pois o S.M ele apenas trabalha para aumentar, divulgar e planejar implementação do SCRUM dentro da organização. Sendo assim, ele não garante o ROI, quem garante, como já foi especificado, é o P.O.

    Quem estiver ainda com dúvida, visite o site do manifesto ágil: http://www.manifestoagil.com.br/

    Ou sobre o ROI, pode ser visto especificações das atribuições do Scrum Master para os projetos/organizações na página 7 do Scrum Guide.

    Espero que todas as dúvidas tenham sido tiradas. Não sei qual o gabarito, mas eu colocaria sem dúvidas como errada e ainda por cima, se fosse certa, entraria com recurso.

  • O Scrum Master garante que regras e ferramentas sejam utilizadas com vistas à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento. A questão parece confusa porque o Product Owner é o encarregado de garantir o retorno do investimento. A questão não diz que o Scrum Master fica encarregado disto. Mas a utilização das regras e ferramentas pelo Time de Desenvolvimento, sob a liderança do Scrum Master, tem o objetivo de garantir a:
    1) a criatividade do trabalho
    2) e o retorno do investimento.

  • Mais uma questão do cespe na qual o examinador pode escolher tanto certo quanto errado. Espere que esse tipo de prova ( certo ou errado ) morra para sempre! rs

  • A questão cobra conhecimento sobre o framework Scrum.

    O Scrum é um framework leve e simples “dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível".  Ele é composto por times Scrum associados a papéis (Time de Desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master), eventos (planejamento, revisão e retrospectiva da sprint etc), artefatos (backlog do produto etc) e regras [1].

    O modelo de time no Scrum como um todo “é projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade". Dentro do time, o Scrum Master exerce papel de motivador e facilitador a partir do momento que exerce liderança e suporte ao time de desenvolvimento, ao Product Owner e à Organização. Ainda, ele é responsável por assegurar que o Scrum seja entendido e aplicado por todos para “garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum" [1].

    Assim, o Scrum-Master exerce esse papel de servo-líder almejando a entrega criativa de produtos com mais alto valor possível (retorno sobre o investimento). Cabe observar também que o Scrum Master ajuda todos (inclusive as partes externas) a mudarem as suas interações com o Time Scrum “para maximizar o valor criado pelo Time Scrum" [1]. Portanto, a questão está correta.

    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo.  2013. Disponível no site scrum guides.